Educação Financeira

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Nath Finanças

Utilize o crédito com responsabilidade, diz a youtuber

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Nath Finanças
Foto: Nath Finanças / Divulgação
  • O primeiro passo é analisar as despesas e cortar gastos desnecessários
  • Não faça estoques, compre apenas o necessário
  • Se você é autônomo, negocie com os clientes o recebimento adiantado pelos serviços

O ano era 2018 quando a carioca Nathália Rodrigues, de 21 anos, começou a se interessar por finanças. Pouco depois de iniciar na faculdade de administração de empresas, a jovem criou o canal no YoutubeNath Finanças” com a proposta de levar educação financeira às pessoas de baixa renda – hoje, o canal conta com mais de 112 mil inscritos.

No atual cenário de crise, em que muitos profissionais estão impedidos de trabalhar por conta do coronavírus, facilitar o acesso à educação financeira se tornou ainda mais importante, diz a youtuber. “Meu público é composto por autônomos, estagiários, empresários e estudantes”, diz.

Para a série do E-Investidor, Nathália destaca as três atitudes que considera essenciais para o brasileiro manter saúde financeira durante o turbilhão no mercado. 

1 – Deixar crédito livre para gastos essenciais

A primeira coisa que as pessoas têm que fazer para ter um alívio financeiro é a análise dos boletos. Pare e pense sobre o que tem de realmente necessário nas suas despesas.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Infelizmente, vai chegar o momento em que muitas pessoas vão precisar de crédito para comprar produtos essenciais. Por isso, fazer um monte de parcelamentos de roupas e eletrônicos, por exemplo, não é o ideal em momento de crise. Ter crédito, principalmente para quem é de baixa renda, é algo que ajuda muito, mas é necessário utilizá-lo de maneira responsável e com muito planejamento.

2 – Comprar o necessário e compartilhar o que for possível

É hora de fazer uma economia colaborativa, ou seja, compartilhar recursos entre as pessoas. Se você tem potes de álcool gel sobrando, compartilhe com o vizinho. Se você mora próximo de pessoas idosas, se ofereça para ajudar nas compras do supermercado. O momento é de união, de ajudar o próximo, evitar fazer estoques e comprar só o necessário. Isso é mais do que finanças, é empatia também. 

Outro ponto importante é refletir sobre a sua reserva de emergência e valorizar aquele dinheiro que você guardou, mesmo que seja pouco.

3 – Remarcar serviços

A minha última dica é focada principalmente em quem é autônomo. Tente negociar com os clientes para receber adiantado pelos serviços. Assim, você continua ganhando dinheiro para pagar as contas fixas e, quando a crise passar, você presta o serviço acordado. 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos