Newsletter

Como dar um boot nos investimentos

Toda quinta-feira primeiro no seu e-mail

Start to Invest

Educação financeira na infância faz toda a diferença

Assine a newsletter “Start to Invest” e receba o conteúdo na sua caixa de e-mail

  • As primeiras lições sobre finanças devem começar logo na infância, mas isso não significa deixar a diversão de lado para ficar horas estudando
  • A relação com o dinheiro precisa ser construída de forma saudável e natural ao longo da vida e existem alguns instrumentos para inserir isso na rotina. Entenda como!

Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “Start to Invest”, disparada todas as quintas-feiras. Para receber na sua caixa de e-mail, cadastre-se gratuitamente.

As primeiras lições sobre finanças devem começar logo na infância, mas isso não significa deixar a diversão de lado para ficar horas estudando. A relação com o dinheiro precisa ser construída de forma saudável e natural ao longo da vida e existem alguns instrumentos para inserir isso na rotina. A mesada, por exemplo, pode ensinar muito sobre controle e planejamento – independentemente da quantia mensal que os pais podem deixar com os filhos. Imagina atingir a maturidade e já saber como investir? Não existe cenário melhor. A semana começa com algumas dicas de como criar esse hábito e com a indicação dos melhores lugares para colocar o seu dinheiro. Vamos lá? 

Destaque da semana para não ser noob:

Dê educação financeira de presente para seus filhos

Enche os olhos receber uma grande caixa de presente, eu bem sei. Mas você já pensou em presentear os seus filhos com algo que não será deixado de lado depois de algumas semanas? Por que não dar o start no processo de educação financeira dos pequenos e fazer o primeiro investimento direto com eles? Seja comprando ações, ou fazendo uma aplicação na renda fixa, existem algumas técnicas para ensinar a criança a investir sozinha no dia a dia. A mesada é uma delas, por exemplo. 

Deu o que falar:

“A criança vai aprender a investir com o exemplo dos pais”, diz Rejane Tamoto

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Rejane Tamoto, planejadora financeira CFP da Planejar, deixa algumas dicas para os pais darem o pontapé inicial no planejamento financeiro dos filhos. Segundo dados do Ibope, apenas 21% dos brasileiros tiveram lições de finanças durante a infância. E segundo a especialista, a partir dos 5 anos já é possível inserir o tema na vida das crianças.

Reserva de emergência ou salário: o que traz mais felicidade?

Um estudo realizado no Reino Unido mostrou que a reserva de emergência traz uma sensação maior de bem-estar do que o tamanho do salário mensal. Ou seja, gastar menos e poupar mais pode ser a chave para ter aquele sentimento de alívio, principalmente em situações de emergência que exigem algumas despesas não programadas.

3 lugares melhores que a poupança para colocar seu dinheiro

A caderneta captou mais de R$ 13 bilhões em setembro – a maior cifra para esse mês desde o início da série histórica, em 1995. Esse resultado tem uma explicação clara: a turbulência causada pelo coronavírus fez os investidores enxergarem a poupança como um refúgio. Mas ela não é um investimento e isso é algo que você precisa saber. Para onde correr sem perder dinheiro,então? Te mostramos 3 opções melhores

Um pause para grandes aprendizados:

Taxa de administração nem sempre é um problema – Parte 1

Mesmo que você tenha começado a investir há pouco tempo, o termo taxa de administração certamente já circulou nas suas pesquisas. Na prática, ela é o valor que você paga para a instituição financeira administrar os seus investimentos. Como o pagamento representa uma parcela anual sobre todo o dinheiro aplicado, e varia de acordo com a interferência do gestor no fundo, é preciso ficar de olho nos detalhes.

Taxa de administração nem sempre é um problema – Parte 2

Pagar uma taxa de administração acima de 1%, por exemplo, significa ter um profissional para pensar e comprar e vender ativos para que o seu dinheiro multiplique, seja em um fundo de renda fixa ou variável. Portanto, um bom gestor de investimentos faz toda a diferença nos resultados! 

Gostou? Cadastre-se e receba “Start to Invest” na sua caixa de entrada