• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Educação financeira: um caminho para o empoderamento das mulheres

Mulheres empreendedoras estão cada vez mais presentes no mercado financeiro

Por Cintia Falcão, diretora executiva da Acrefi

20/03/2025 | 16:00 Atualização: 20/03/2025 | 16:46

Receba esta Coluna no seu e-mail
Mulheres no mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)
Mulheres no mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)

Nos últimos anos, um fenômeno tem chamado a atenção no setor financeiro: as mulheres estão batendo recordes de financiamento. Seja para a aquisição da casa própria, educação, empreendedorismo ou outros projetos pessoais, elas têm demonstrado uma crescente participação nas operações de crédito. Mas o que explica esse crescimento e quais são os fatores que tornam as mulheres protagonistas nesse cenário?

Leia mais:
  • Mais investidoras estão dispostas a correr risco na renda variável. Veja ranking por Estados
  • Mulheres vão controlar 75% dos gastos globais com mercadorias e serviços até 2030, aponta UBS
  • Crise dos fundos multimercado leva Anbima a agir; veja o plano de resgate do setor
Cotações
20/05/2026 3h48 (delay 15min)
Câmbio
20/05/2026 3h48 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com o avanço do acesso à informação e iniciativas de educação financeira, as mulheres estão cada vez mais capacitadas para tomar decisões econômicas assertivas. Estudos apontam que elas têm um perfil mais conservador e organizado na gestão financeira, priorizando a segurança e a estabilidade a longo prazo. Isso as torna mais propensas a buscar financiamentos de forma planejada e consciente.

Mulheres lideram a gestão financeira familiar

Em muitas famílias, são as mulheres que assumem a responsabilidade pela administração do orçamento doméstico. Isso inclui desde o pagamento de contas básicas até a negociação de financiamentos para imóveis e veículos. Essa realidade contribui para que elas busquem condições mais vantajosas e evitem inadimplência, garantindo um melhor histórico de crédito.

Os dados demonstram que as mulheres possuem taxas de inadimplência menores do que os homens. Isso ocorre porque, em geral, elas são mais criteriosas ao assumir dívidas e mantêm um controle mais rigoroso sobre os pagamentos. De acordo com uma matéria do Investopedia, baseada no Experian Report, os homens nos EUA possuem, em média, cerca de 9% mais dívidas do que as mulheres, com um saldo total aproximado de US$ 338.000 contra US$ 310.000.

Publicidade

Esse pequeno diferencial reforça a percepção de que as mulheres são mais responsáveis financeiramente e menos propensas a atrasos ou inadimplência.

Na métrica, a renda exerce um papel importante em economias desenvolvidas. Entretanto, em países com péssima distribuição de renda, como o Brasil, a mulher parece estar mais comprometida com a manutenção de sua capacidade de cumprir o pagamento da dívida contraída. Esse comportamento ocorre exatamente (consciente ou inconscientemente) devido à sua necessidade de manter acesso ao crédito, visto que este se torna um componente essencial da sua “renda”.

Brasil: Mulheres empreendedoras pagam taxas de juros mais altas

Apesar de serem melhores pagadoras e apresentarem menor taxa de inadimplência, as mulheres empreendedoras no Brasil ainda enfrentam desafios significativos no acesso ao crédito.

De acordo com um estudo do Sebrae de agosto de 2024, baseado em dados do Banco Central (BC), as empresárias pagam uma taxa média de 40,6% ao ano, enquanto os homens pagam 36,8%. Isso acontece devido a fatores como menor patrimônio registrado, menos garantias oferecidas e até mesmo vieses estruturais do sistema financeiro. Esse cenário reforça a necessidade de políticas públicas e iniciativas privadas que busquem reduzir essa desigualdade, promovendo condições mais justas para o empreendedorismo feminino.

O mercado financeiro tem reconhecido essa característica e, cada vez mais, bancos e instituições de crédito têm criado produtos específicos voltados para as mulheres, com condições mais acessíveis e taxas reduzidas. No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir igualdade de oportunidades no acesso ao crédito.

Publicidade

*Cintia Falcão é diretora executiva da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Crédito
  • Educação Financeira
  • mulheres

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

  • 2

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 3

    Guia definitivo do Tesouro Direto: compare Tesouro Reserva, Selic, IPCA+ e Prefixado para escolher o melhor título

  • 4

    Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos

  • 5

    Treasuries no maior nível desde 2007 derrubam Bolsa brasileira junto com pesquisa eleitoral que mostra queda de Flávio Bolsonaro

Publicidade

Quer ler as Colunas de Espaço do Especialista em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o 5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Logo E-Investidor
5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Últimas: Colunas
Lucro das empresas da B3 cresce acima da inflação no 1T26, mas avanço dos juros limita expansão do resultado final
Einar Rivero
Lucro das empresas da B3 cresce acima da inflação no 1T26, mas avanço dos juros limita expansão do resultado final

Empresas listadas na Bolsa ampliam receitas, melhoram margens e entregam crescimento de lucro mesmo sob juros elevados e crédito restrito no início de 2026

19/05/2026 | 16h05 | Por Einar Rivero
O petróleo não é o único problema para a inflação e para o Copom
Marcelo Toledo
O petróleo não é o único problema para a inflação e para o Copom

Choque global da commodity pressiona preços, mas salários aquecidos, alimentos e demanda doméstica também dificultam cortes mais agressivos da Selic

19/05/2026 | 14h13 | Por Marcelo Toledo
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral
Erich Decat
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral

Novas notícias envolvendo Flávio podem gerar reações no mercado, assim como pesquisas tendem a ganhar peso crescente na formação de expectativas eleitorais

18/05/2026 | 14h12 | Por Erich Decat
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk
Ana Paula Hornos
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk

Se máquinas produzirem tudo, o que restará do trabalho, da autonomia e do sentido de existir humano?

16/05/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador