• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Como os Fiagros podem ajudar quem busca renda passiva

Enquanto a indústria, o comércio e o turismo penam, o agro só cresce

Por André Ito, sócio e gestor da MAV Capital

27/06/2023 | 14:07 Atualização: 27/06/2023 | 14:07

Receba esta Coluna no seu e-mail
Fiagros podem ser boa opção de investimento (Foto: Envato Elements)
Fiagros podem ser boa opção de investimento (Foto: Envato Elements)

Quem busca formar patrimônio ou obter renda passiva tem nos Fiagros, os fundos de investimento em cadeias agroindustriais, um bom “parceiro” para atingir tais objetivos. Além da valorização das cotas adquiridas, o investidor pode ganhar dividendos, que são parte do lucro dos Fiagros.

Leia mais:
  • Os Fiagros vão pagar menos dividendos com o início do corte dos juros?
  • Crise nas empresas do agronegócio pode afetar os dividendos de Fiagros?
  • Fiagro SNAG11 anuncia aumento de dividendos em 13% e data de pagamento
Cotações
08/01/2026 22h42 (delay 15min)
Câmbio
08/01/2026 22h42 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Obviamente, pouquíssimas pessoas têm condições de investir um valor que permita viver de renda passiva. Para a maioria, essa possibilidade de ter dinheiro sem precisar trabalhar só é real depois da aposentadoria. Mesmo assim, nem sempre os proventos recebidos são o suficiente para manter a qualidade de vida no mesmo patamar de antes.

Mas quem investe com regularidade pode juntar um bom patrimônio em um período menor do que imaginava. E mesmo que o montante ideal seja alcançado apenas quando a pessoa se aposenta, deve-se considerar que ela terá um complemento de renda importante para manter um bom nível de vida. Isso sem suar a camisa, pois ao contrário da renda ativa, em que é preciso trabalhar para ter um salário, na renda passiva é o dinheiro “que trabalha para o investidor”.

Publicidade

Para se ter ideia do quanto os Fiagros podem agregar ao longo do tempo no patrimônio do investidor, quem adquiriu cotas em abril deste ano pode receber, a partir de maio, entre 1,08% e 1,48% ao mês de dividendos, dependendo do fundo escolhido. Este baseado é baseado em informações divulgadas por alguns fundos logo no primeiro dia útil de maio.

Vale ressaltar que os Fiagros não são os únicos produtos financeiros que pagam dividendos. Há outros, mas o fundo de investimento em cadeias agroindustriais possui alguns atrativos que devem ser considerados na hora de montar o portfólio da carteira. Um deles é que os dividendos são isentos do pagamento de imposto de renda no caso de o investidor ser pessoa física. Outro ponto é a estabilidade e a força do agronegócio brasileiro.

A economia brasileira sofre com instabilidades há décadas e os períodos de crise costumam ser mais longos do que os períodos de bonança. Isso de uma forma geral, porque se fizermos um recorte considerando apenas o agronegócio veremos que há anos este setor não sabe o que é uma grande crise.

Enquanto a indústria, o comércio e o turismo penam, o agro só cresce. O segmento bate recorde de produtividade quase que anualmente e já representa cerca de 40% das exportações brasileiras. Sem contar que, sozinho, o setor corresponde a pouco mais de 25% do PIB (Produto Interno Bruto).

Publicidade

É um fato que dá maior segurança aos Fiagros. Não estou dizendo que não haja risco. Mas é menor considerando que o segmento vai de vento em popa.

Devemos considerar também que entender como um Fiagro funciona e fazer um investimento nele é relativamente simples. O produto foi criado basicamente com as mesmas regras dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), além das devidas adaptações para o agronegócio. Assim, há Fiagros voltados a direitos creditórios (Fiagro-FIDC), Imobiliários (Fiagro-FII) e a participações (Fiagro-FIP). Depois de escolher o fundo, basta abrir conta em uma corretora e, por meio da plataforma dela, fazer o investimento. Simples e acessível.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Agronegócio
  • Bolsa de valores
  • Carteira
  • FII
  • Fundos
  • Investimento
  • Mercado financeiro

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Aposta de US$ 30 mil vira mais de US$ 400 mil após captura de Maduro e levanta suspeitas de insider trading

  • 2

    Carteiras recomendadas para janeiro de 2026

  • 3

    Garantia de CDB do Master está em risco? Veja perguntas e respostas para investidores

  • 4

    Nem Venezuela, nem eleições: Ibovespa deve ignorar incertezas e chegar a 192 mil pontos em 2026, diz Ágora

  • 5

    Veja quais ações você deve comprar (ou evitar) em 2026, um ano eleitoral e com Selic menor

Publicidade

Quer ler as Colunas de Espaço do Especialista em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Estas dicas podem ajudar a refrescar a casa no calor, sem gastar com ar-condicionado
Logo E-Investidor
Estas dicas podem ajudar a refrescar a casa no calor, sem gastar com ar-condicionado
Imagem principal sobre o FGTS: como consultar o saldo retido presencialmente?
Logo E-Investidor
FGTS: como consultar o saldo retido presencialmente?
Imagem principal sobre o Este foi o maior prêmio da história da loteria americana
Logo E-Investidor
Este foi o maior prêmio da história da loteria americana
Imagem principal sobre o Tem direito ao saldo retido do FGTS e não recebeu? Veja o que fazer
Logo E-Investidor
Tem direito ao saldo retido do FGTS e não recebeu? Veja o que fazer
Imagem principal sobre o Aumento da passagem em SP: como ficam os créditos comprados antes?
Logo E-Investidor
Aumento da passagem em SP: como ficam os créditos comprados antes?
Imagem principal sobre o Quando o pagamento do Bolsa Família será antecipado em 2026?
Logo E-Investidor
Quando o pagamento do Bolsa Família será antecipado em 2026?
Imagem principal sobre o Como usar o ventilador estrategicamente para gastar menos na conta de luz?
Logo E-Investidor
Como usar o ventilador estrategicamente para gastar menos na conta de luz?
Imagem principal sobre o CadÚnico: como funciona o sistema de alerta por cores do app
Logo E-Investidor
CadÚnico: como funciona o sistema de alerta por cores do app
Últimas: Colunas
Investir para 2035: os 10 setores mais promissores a longo prazo no exterior
William Eid
Investir para 2035: os 10 setores mais promissores a longo prazo no exterior

De inteligência artificial à educação digital, megatendências estruturais indicam onde o capital global deve se concentrar na próxima década

08/01/2026 | 16h16 | Por William Eid
Por que este deve ser o melhor investimento de 2026?
Fabrizio Gueratto
Por que este deve ser o melhor investimento de 2026?

Com juros altos, crédito restrito e regulação mais rígida, fundos de recebíveis emergem como investimento lógico, previsível e menos dependente do ciclo político

08/01/2026 | 14h01 | Por Fabrizio Gueratto
Ibovespa bate recordes em 2025, mas volume financeiro despenca: o que isso sinaliza?
Einar Rivero
Ibovespa bate recordes em 2025, mas volume financeiro despenca: o que isso sinaliza?

Apesar dos recordes, Bolsa sobe sem atrair mais investidores, um sinal de enfraquecimento da tendência

07/01/2026 | 14h00 | Por Einar Rivero
SLC Agrícola (SLCE3): com a benção de Barsi, o agro seduz os caçadores de dividendos. Vale a pena entrar?
Katherine Rivas
SLC Agrícola (SLCE3): com a benção de Barsi, o agro seduz os caçadores de dividendos. Vale a pena entrar?

Com dividend yield médio de 5% e hedge para domar a volatilidade, a SLC quer se posicionar como uma rara combinação de renda e valorização no agro

06/01/2026 | 17h18 | Por Katherine Rivas

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador