• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Qual a expectativa para a retomada dos IPOs na B3?

A perspectiva de queda de juros deve retomar o fluxo de recursos de investimento para a renda variável

Por Bruno Iervolino, vice-presidente de Investment Banking do Ártica Assessoria Financeira

05/09/2023 | 11:56 Atualização: 05/09/2023 | 17:21

Receba esta Coluna no seu e-mail
 (Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

Os IPOs podem voltar mais rápido do que se imaginava há alguns meses. São quase dois anos sem empresas estreando na bolsa de valores brasileira, sendo que a última oferta foi a da Oncoclínicas, em 9 de agosto de 2021.

Leia mais:
  • As melhores ações para ganhar dividendos em setembro
  • As melhores ações para investir em setembro, segundo 15 corretoras
Cotações
13/11/2025 22h58 (delay 15min)
Câmbio
13/11/2025 22h58 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A seca parece estar prestes a acabar. Antes de desabar em agosto, o Ibovespa ultrapassou a casa dos 120 mil pontos. A perspectiva de queda de juros deve retomar o fluxo de recursos de investimento para a renda variável.

Em 2023, já foram precificadas 13 ofertas subsequentes (Assaí, Hapvida, Dasa, Orizon, Smartfit, Oncoclínicas, CVC Brasil, Localiza, Vamos, Direcional, Hidrovias do Brasil, BRF e MRV) que juntas totalizaram mais de R$ 21 bilhões. Essas ofertas estão gerando resultados positivos, apresentando um retorno médio em 2023 de +14% em menos de dois meses desde a precificação (o retorno considera as variações dos preços e prazo médio (52 dias) entre 26/07/2023 e a as datas de lançamento das ofertas em 2023).

Publicidade

Há também um represamento de ofertas. Dos 113 pedidos protocolados para IPOs em 2021, 67 ofertas não foram concluídas (aproximadamente 60% do total). Durante esse período, essas e outras empresas focaram em alternativas para captação de recursos como forma de financiar seus planos de crescimento e suas obrigações, sendo a mais comum a dívida.

Porém, algumas dessas empresas já estão demasiadamente alavancadas, e outras não querem captar novos recursos via dívida no momento, dado a expectativa de redução dos juros nos próximos meses.

Sendo assim, a busca por recursos de novos investidores (equity) passa a ser priorizada, tanto para melhorar estrutura de capital e consequentemente reduzir o endividamento quanto para mirar expansão.

Por mais que o custo de capital ainda esteja alto, fazendo com que os valuations dessas empresas sejam penalizados, os acionistas, em nossa visão, estão priorizando opções via equity. O fato da recente alta da bolsa e da expectativa de contínua expansão do Ibovespa no segundo semestre e em 2024 faz com que esse custo de oportunidade seja equacionado.

Publicidade

Acionistas tendem a aceitar realizar uma operação de abertura de capital a valuations inferiores, visando surfar a alta da bolsa nos meses seguintes, o que deve colaborar com a possível reabertura da janela de IPOs já no quarto trimestre deste ano.

Importante ressaltar que as empresas que desejarem realizar um IPO no próximo ano precisam se preparar com urgência. O mercado brasileiro é marcado pela abertura e fechamento de janelas de forma repentina – algumas vezes estão mais para frestas. Em 2017, por exemplo, tivemos uma breve abertura da janela de equities que logo se encerrou, dando início a um período de dois anos com IPOs pontuais até o início de 2020, quando a janela se reabriu novamente e permaneceu assim até meados de 2021.

Para essa preparação, recomendamos que essas empresas já comecem a se adequar às exigências contábeis da CVM, estruturem práticas de governança usuais para empresas listadas, preparem uma tese de investimento bem elaborada, com as avenidas de crescimento para serem apresentadas aos investidores, e sustentadas por um plano de negócios sólido.

Dessa maneira poderão sair na frente, sendo beneficiadas pela falta de valuations relativos de comparáveis, disputas pelos recursos dos investidores e maior atenção do mercado e assessores para a realização da oferta.

Publicidade

O estudo IPO na Prática, divulgado recentemente pelo Ártica em parceria com o Insper e a B3, abordou as lições aprendidas por acionistas e executivos que passaram pelo processo. Nesse estudo, foi apontado por 70% dos entrevistados que estar preparado com antecedência pode ser o divisor de águas entre o sucesso ou não da operação.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Dívida
  • Ibovespa
  • IPOs
  • Juros

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    BB no fundo do poço no 3T25: as previsões pessimistas de lucro em queda de 66% e até R$ 19 bi de provisão contra calote

  • 2

    Banco do Brasil (BBAS3) decepciona com corte no lucro e mercado já fala em recuperação lenta e dividendos fracos

  • 3

    Ibovespa antecipa rali de fim de ano e embala projeções até eleições 2026; entenda os gatilhos que ameaçam novos recordes

  • 4

    Dona da Bolsa, B3 ganha tração com renda fixa e redução de custos no 3T25; ações sobem 4,36%

  • 5

    O fundo imobiliário que nunca teve calote: o segredo da AF Invest para atravessar crises e entregar 74% de retorno até 2025

Publicidade

Quer ler as Colunas de Espaço do Especialista em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quais despesas considerar para manter um pet?
Logo E-Investidor
Quais despesas considerar para manter um pet?
Imagem principal sobre o Isenção de IPI: quais veículos se enquadram na medida?
Logo E-Investidor
Isenção de IPI: quais veículos se enquadram na medida?
Imagem principal sobre o Como solicitar a aposentadoria por incapacidade?
Logo E-Investidor
Como solicitar a aposentadoria por incapacidade?
Imagem principal sobre o Saiba se você deve fazer a biometria obrigatória para conseguir BPC
Logo E-Investidor
Saiba se você deve fazer a biometria obrigatória para conseguir BPC
Imagem principal sobre o O que é o saque calamidade do FGTS? Entenda
Logo E-Investidor
O que é o saque calamidade do FGTS? Entenda
Imagem principal sobre o Detran-SP: quais são os documentos para solicitar a liberação de um carro apreendido?
Logo E-Investidor
Detran-SP: quais são os documentos para solicitar a liberação de um carro apreendido?
Imagem principal sobre o Saiba se você deve fazer a biometria obrigatória para conseguir benefícios do governo
Logo E-Investidor
Saiba se você deve fazer a biometria obrigatória para conseguir benefícios do governo
Imagem principal sobre o FGTS: 5 casos de desastres naturais que permitem o uso do saque calamidade
Logo E-Investidor
FGTS: 5 casos de desastres naturais que permitem o uso do saque calamidade
Últimas: Colunas
O Brasil na COP30: se não for protagonista, será fornecedor de risco
Fabrizio Gueratto
O Brasil na COP30: se não for protagonista, será fornecedor de risco

Conferência global em Belém consolida a transição climática como variável financeira e força investidores a recalibrar portfólios diante do novo custo do carbono

13/11/2025 | 14h54 | Por Fabrizio Gueratto
O que esperar dos juros americanos em 2026 e como isso pressiona o câmbio nos países emergentes
Einar Rivero
O que esperar dos juros americanos em 2026 e como isso pressiona o câmbio nos países emergentes

Paralisação do governo americano interrompe divulgação de indicadores e deixa o Federal Reserve sem bússola para definir o rumo da taxa básica

12/11/2025 | 14h00 | Por Einar Rivero
Valid (VLID3): a small cap que domina a arte da adaptação e paga metade do lucro em dividendos
Katherine Rivas
Valid (VLID3): a small cap que domina a arte da adaptação e paga metade do lucro em dividendos

Ela fabrica seu cartão, seu documento, sua CNH e agora quer um espaço na sua carteira de ações; a small cap de crescidendos que o mercado quase esqueceu

11/11/2025 | 17h26 | Por Katherine Rivas
Você não precisa ter ouro na carteira!
Vitor Miziara
Você não precisa ter ouro na carteira!

Pronto, respondida uma das maiores perguntas que recebo todos os dias no meu instagram

11/11/2025 | 14h39 | Por Vitor Miziara

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador