- Taxa de juros alta e crise no sistema bancário americano vão mexer com o valor de ações de empresas importantes
- Investidores podem aproveitar o momento para fazer compras com o swing trade
- É preciso, antes de comprar as ações, definir quais suas expectativas e quanto você quer lucrar com a operação
ABolsa de Valores brasileira perdeu, nesta última quinta-feira (23) por volta das 12h30, a marca dos 100 mil pontos pela primeira vez desde 26 de julho do ano passado, refletindo a decisão de manutenção das taxas de juros e, claro, os recentes colapsos bancários no exterior. Um cenário que desenha uma recessão econômica e, consequentemente, gera medo e oportunidades.
Leia também
E com o termo “oportunidades”, quero dizer que diversas ações vão estar com seus preços distorcidos, como na pandemia e que os investidores vão poder fazer compras interessantes com o swing trade.
O swing requer um planejamento bem cuidadoso de exposição nas regiões de preço certas, para não haver risco do preço médio ficar mal posicionado. Além disso, o investidor precisa ter caixa e um stop bem definido caso a região que ele está se posicionando seja perdida.
Publicidade
Lembre-se: essas empresas são sobreviventes da Covid-19 e enfrentaram diversas outras crises. Apesar de o resultado passado não ser garantia de resultado futuro, as chances dessas empresas que estão sofrendo quedas expressivas terem seus preços reajustados e valorizados novamente são bem grandes.
Elas estão gerando caixa, estão com endividamentos controlados e são de setores que o brasileiro nunca deixa de consumir de tão presente que é no nosso dia a dia.
A Magazine Luiza, por exemplo, chegou a custar R$ 3,17, chegando em uma região de compra muito interessante (e ela já chegou a custar R$ 30,00). É ou não um bom negócio?
O que analisar?
Dentro de todas as operações no mercado financeiro, nós olhamos os gráficos para entender o movimento atual do ativo e seu histórico. É um jeito simples e prático de ver preço.
No day trade, isso costuma ser o suficiente. Mas, como o swing trade você vai ficar posicionado por alguns dias ou meses, é de extrema importância que os fundamentos dessas empresas também sejam estudados. Há sites como o fundamentus ou o status invest que mostram de forma didática e intuitiva a saúde financeira das companhias.
Publicidade
Como está a geração de caixa? Qual o retorno sobre o investimento (ROI)? É uma boa pagadora de dividendos? Como está o endividamento líquido? Qual seu valor de mercado versus a cotação de suas ações? Como é a volatilidade da empresa? Você tem caixa e estômago para aguentar chegar no preço de venda?
É um bom momento para começar a olhar o mercado acionário e escolher suas ações, planilhar e planejar suas entradas e metas de ganhos. Sim, tenha uma meta de ganho para cada entrada que fizer.
“Para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve” é uma frase que, no mercado financeiro, pode ser adaptada da seguinte maneira: “para quem não sabe quanto deseja ganhar, qualquer lucro serve”.
Para que você surfe as oportunidades que estão sendo apresentadas e lucre com o mercado, você precisa estar bem planejado, inclusive sobre o seu percentual de ganho em cada companhia.
Publicidade
Como meu irmão disse para mim na pandemia em 2020, vamos às compras?