Publicidade

Colunista

3 dicas para os traders iniciantes

Quem está começando na profissão precisa de direcionamento para evitar erros que podem reduzir o patrimônio

Traders devem se atentar à estratégia e se manter firmes a elas mesmo em cenários de perda. Foto: Envato Elements
Traders devem se atentar à estratégia e se manter firmes a elas mesmo em cenários de perda. Foto: Envato Elements

O mercado financeiro é o melhor lugar para se ganhar dinheiro: oportunidades diárias em todos os setores em um único lugar. O fato é que todo trader tem diversas modalidades operacionais para escolhe. No entanto, traders iniciantes precisam de um direcionamento para evitar erros que podem acabar com o seu capital.

Na coluna de hoje vou dar três dicas para quem está iniciando nessa carreira, afinal, assim como todas as profissões que existem, trabalhar como trader requer estudo e prática – independentemente do tipo de operação que você vai fazer.

1 – Tenha uma estratégia bem definida

Um erro comum do iniciante é querer usar mil estratégias ao mesmo tempo. Você precisa definir qual setup funciona para você e para o momento que o mercado está vivendo – dê preferência para essa estratégia.

O que costuma acontecer é que depois de uma perda (que é comum e vai acontecer eventualmente), o trader quer trocar a estratégia. Se toda vez que errar você trocar de estratégia, você não vai conseguir medir performance e vai ficar frustrado com o mercado.

2 – Faça o seu gerenciamento de risco

Ao contrário do que muita gente acredita, gerenciar risco não é ter a estratégia com gain e loss cadastrada na plataforma. É um pouco mais complexo do que isso!

Publicidade

Gerenciar risco é entender o quanto você pode estar exposto em operação com base no capital alocado na corretora. Dessa forma, você não se alavanca demais, aproveita melhor as oportunidades e tem maior controle sobre perdas.

Esse gerenciamento é parte da minha rotina de estudo, do meu irmão e das pessoas que ensinamos através da Atom. Estudar o gráfico, escolher as melhores regiões, definer o setup e, de acordo com o dinheiro que você tem disponível para operar, definir a quantidade certa de exposição por operação.

3 – Invista em conhecimento

Acredito que essa seja a mais importante das três dicas. Sem conhecimento, você não consegue fazer bem feito o seu gerenciamento de risco e qualquer estratégia que você utilizar não vai te trazer resultados consistentes.

É através da educação que você entenderá como o mercado vai ser benéfico para o seu bolso. É operando day trade? Ou seu perfil combina mais com swing trade? Talvez você seja um trader de arbitragem.

A bolsa de valores é para todos porque ela dá oportunidade para todos os perfis de risco. Nem todos vão se dar bem com o day trade, mas podem se dar bem investindo de forma inteligente no mercado financeiro.

Publicidade

Na Atom, desenvolvemos um processo que é replicado em todas as modalidades operacionais: day trade, swing, long-short, o processo é o mesmo. Você só precisa estar disposto a aprender!

Por essa razão, estou fazendo o evento Do Zero ao Trader, com quatro aulas gratuitas explicando mais sobre a profissão e a bolsa de valores. Você pode assistir as três aulas disponíveis clicando aqui.

Investir no mercado é para quem deseja construir patrimônio, aumentar renda e conquistar liberdade financeira. Mas, o preço a ser pago para isso é estudo, dedicação e prática para obter sucesso.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?