Falando de dinheiro

CEO da Atom Educacional e sócia fundadora do Instituto Êxito. Está há mais de 11 anos atuando no mercado financeiro. Desde sua primeira operação, até hoje seu foco sempre foi no day trade. Carol é uma das poucas mulheres que se arriscaram nessa profissão e vem encorajando centenas de mulheres a começar a investir na bolsa de valores. Desde 2020 faz parte do elenco do game show Shark Tank Brasil.

Carol Paiffer

Improvisar é uma das melhores maneiras de montar novos negócios

Veja quais foram as dicas que Marcos Calazans, sócio-fundador do Banco de Franquias, dividiu comigo

Para buscar novas oportunidades em grandes cidades e sair da zona de conforto, é preciso humildade para reconhecer quando se erra. Foto: Daniel Teixeira/Estadão
  • Pessoas que se adaptam aos obstáculos apresentados no dia a dia sabem como se comportar em diversas situações
  • É normal que os franqueados não tenham tantas informações para iniciar o negócio em razão da pouca informação sobre empreendedorismo e gestão

Conversei recentemente com Marcos Calazans, sócio-fundador do Banco de Franquias, sobre sermos desafiados o tempo todo a montarmos novos negócios.

Marcos relembrou um pouquinho da sua história e suas raízes até chegar ao cargo que ocupa hoje. Ele contou que as técnicas de improvisação durante a sua adolescência enriqueceram sua formação, algo que o ajuda até hoje, seja no âmbito pessoal ou profissional.

O que isso significa? A capacidade de trabalhar como empreendedor e enfrentar os desafios que diariamente se apresentam. Eu complemento dizendo que a importância do improviso ajuda quando se é  colocado em uma situação surpresa.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Habilidade de improviso e humildade de reconhecer que não é possível saber sobre tudo o tempo todo são pontos comuns na minha visão e na do Marcos. Para buscar novas oportunidades em grandes cidades e sair da zona de conforto, é preciso humildade para reconhecer quando se erra, o que vai ajudar muito a reordenar caminhos.

Outro ponto que temos em comum é a certeza de que pessoas que se adaptam aos obstáculos apresentados no dia a dia sabem como se comportar em diversas situações. Ou seja, as crises financeiras podem acontecer o tempo todo: esteja preparado para situações de risco e tenha caixa para respirar e reprogramar o seu negócio.

Marcos também me explicou que é normal que os franqueados não tenham tantas informações para iniciar o negócio em razão da pouca informação sobre empreendedorismo e gestão. E, de fato, essa não é uma lição que se aprende quando criança ou mesmo na adolescência.

Uma captação errada de um franqueado custa um muito mais à frente. Por isso, é preciso entender sobre o negócio e saber quais são as decisões corretas a tomar de acordo com a aplicação do dinheiro.

Para finalizar, algumas dicas e ideias foram compartilhadas para quem quer iniciar como franqueado e como é importante ter um sistema educacional que funcione. Gestores inteligentes que sabem como conduzir seu time e treiná-lo terão mais resultados positivos e menos chances de erros.