• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

As mulheres tomam as melhores decisões no mercado financeiro

A inclusão feminina nas finanças é uma forma de tornar a economia mais equilibrada e sustentável para todos

Por Carol Paiffer

07/03/2025 | 19:30 Atualização: 07/03/2025 | 19:30

Receba esta Coluna no seu e-mail
Mulheres no mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)
Mulheres no mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)

Se tem uma coisa que a gente sempre escuta por aí é que “homem gosta mais de correr riscos” e “mulher é mais cautelosa”. Mas, quando o assunto é dinheiro, essa diferença faz toda a diferença. Quer uma curiosidade? Pesquisas mostram que as mulheres são investidoras melhores do que os homens. Isso mesmo! Não é achismo, é dado. E, se você ainda não entrou nesse mundo, talvez esteja perdendo uma grande oportunidade de construir sua liberdade financeira.

Leia mais:
  • Como montar uma reserva de emergência? Veja o passo a passo
  • Qual é o efeito do dólar na nossa vida?
  • Como ter mais de uma fonte de renda em 2025?
Cotações
11/01/2026 20h31 (delay 15min)
Câmbio
11/01/2026 20h31 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vamos começar com os números. De acordo com a B3 (a bolsa de valores do Brasil), o número de mulheres investidoras cresceu 7% só no último ano, chegando a mais de 1,3 milhão de mulheres na bolsa. Se olharmos para os últimos cinco anos, esse crescimento foi de impressionantes 85,6%! Isso significa que cada vez mais mulheres estão descobrindo que o mercado financeiro não é um “clube masculino”. E mais do que isso: quando entram, elas ganham muito dinheiro.

Se você ainda não começou no mercado financeiro, talvez esteja pensando: “Mas eu não entendo nada disso!” Aqui está um grande erro. Ninguém nasce sabendo investir, mas todo mundo pode aprender. Começar é mais simples do que parece. Hoje, existem plataformas intuitivas, conteúdos gratuitos e cursos acessíveis para quem quer dar os primeiros passos. O importante é entender que investir não é “coisa de gente rica”. Pelo contrário: é o que faz muita gente construir riqueza.

Publicidade

E sabe o que é mais legal? Quando você assume o controle do seu dinheiro, você começa a conquistar muito mais do que apenas retorno financeiro. É sobre ter liberdade, independência e a segurança de que você não precisa depender de ninguém para ter uma vida financeira estável.

Por que mulheres investem melhor?

Existem vários fatores que explicam por que as mulheres tendem a tomar decisões financeiras melhores:

  • Pé no chão: Mulheres não entram em apostas loucas. Elas analisam, estudam e fazem investimentos mais estratégicos.
  • Menos emoção, mais racionalidade: Homens costumam comprar e vender investimentos por impulso. Mulheres, em geral, mantêm a calma e seguem sua estratégia.
  • Pensamento de longo prazo: Em vez de buscar um “tiro curto” e ganhar rápido, as mulheres sabem que dinheiro bem investido cresce com o tempo.
  • Diversificação: Ao invés de colocar todo o dinheiro em um único ativo, elas distribuem os investimentos, reduzindo os riscos.

Não é coincidência que um estudo da Fidelity Investments, que analisou mais de 5 milhões de portfólios de investidores ao longo de dez anos, descobriu que as mulheres tiveram resultados 0,4% melhores do que os homens. Parece pouco? Multiplica isso por décadas e você entenderá o impacto!

O mercado precisa de você

O mercado financeiro está mudando e as mulheres estão assumindo cada vez mais espaço. Mas ainda há um longo caminho pela frente. Se hoje só 26% dos investidores da bolsa são mulheres, significa que ainda temos muito a conquistar.

E mais do que apenas investir, as mulheres podem redefinir a maneira como o mercado funciona. A inclusão feminina nas finanças não é só uma questão de igualdade, mas também uma forma de tornar a economia mais equilibrada e sustentável para todos. Quanto mais mulheres investindo e assumindo cargos de liderança no setor financeiro, mais inovador e eficiente ele se torna.

Investir é mais do que fazer dinheiro trabalhar para você. É sobre assumir o protagonismo da sua vida financeira e abrir portas para um futuro mais seguro e independente. Então, que tal dar o primeiro passo? Comece a aprender, tire suas dúvidas e, principalmente, acredite no seu potencial. O mercado financeiro não é um “território masculino”. Ele é de quem está disposta a aprender, planejar e agir. E você pode ser uma dessas mulheres investidoras!

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • dinheiro
  • Investidores
  • Investimentos
  • Mercado financeiro
  • mulheres

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    CDBs do Banco Master: o que fazer agora para receber mais rápido o pagamento do FGC

  • 2

    Quanto economizar para juntar R$ 30 mil em 2026 com o Tesouro Selic?

  • 3

    IPCA de dezembro vira o jogo dos juros? Inflação pode decidir quando a Selic começa a cair em 2026

  • 4

    Por que o seguro de vida virou peça-chave na estratégia da alta renda — e faz sentido também para o pequeno investidor

  • 5

    Reforma tributária: mudança no ITCMD pode elevar custo da sucessão na alta renda

Publicidade

Quer ler as Colunas de Carol Paiffer em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como apostar na Dupla Sena?
Logo E-Investidor
Como apostar na Dupla Sena?
Imagem principal sobre o Lotomania: como são distribuídos os prêmios?
Logo E-Investidor
Lotomania: como são distribuídos os prêmios?
Imagem principal sobre o Prova de vida 2026: como fazer procedimento pelo órgão pagador?
Logo E-Investidor
Prova de vida 2026: como fazer procedimento pelo órgão pagador?
Imagem principal sobre o Como apostar na Lotomania?
Logo E-Investidor
Como apostar na Lotomania?
Imagem principal sobre o FGTS: 12 cidades que têm saque calamidade liberado até janeiro de 2026
Logo E-Investidor
FGTS: 12 cidades que têm saque calamidade liberado até janeiro de 2026
Imagem principal sobre o Aumento da passagem em SP: como fica a integração?
Logo E-Investidor
Aumento da passagem em SP: como fica a integração?
Imagem principal sobre o Lotomania: saiba quais são as chances de acertar os 20 números sorteados
Logo E-Investidor
Lotomania: saiba quais são as chances de acertar os 20 números sorteados
Imagem principal sobre o Idosos devem cumprir este requisito para conseguir o BPC em 2026
Logo E-Investidor
Idosos devem cumprir este requisito para conseguir o BPC em 2026
Últimas: Colunas
Atualização de bens no IR: quando o REARP vale a pena e quando é armadilha
Samir Choaib
Atualização de bens no IR: quando o REARP vale a pena e quando é armadilha

O novo regime de atualização patrimonial promete alívio no ganho de capital, mas impõe uma aposta longa e arriscada, que só faz sentido em casos muito específicos

11/01/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib
Dizer não é fácil. Difícil é sustentar o sim
Ana Paula Hornos
Dizer não é fácil. Difícil é sustentar o sim

No começo do ano, prometer mudanças é simples; maturidade está em sustentar escolhas quando o entusiasmo acaba e o compromisso começa a cobrar

10/01/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos
COP-30 teve avanços concretos sobre o clima, mas o mundo tornou tudo mais difícil
Fernanda Camargo
COP-30 teve avanços concretos sobre o clima, mas o mundo tornou tudo mais difícil

Apesar de avanços em financiamento, plataformas e cooperação, a conferência em Belém expôs os limites da ação climática em um cenário de tensões geopolíticas e fragmentação global.

09/01/2026 | 15h00 | Por Fernanda Camargo
Investir para 2035: os 10 setores mais promissores a longo prazo no exterior
William Eid
Investir para 2035: os 10 setores mais promissores a longo prazo no exterior

De inteligência artificial à educação digital, megatendências estruturais indicam onde o capital global deve se concentrar na próxima década

08/01/2026 | 16h16 | Por William Eid

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador