O que este conteúdo fez por você?
- Desde que entrei no reality show 'Shark Tank Brasil' uma das perguntas que mais me fazem é: “é mais difícil investir na Bolsa ou nos empreendedores do programa?"
- Investir em empresas sólidas, sem precisar mandar um e-mail ou depender de uma resposta é muito bom. Mas ver sonhos se realizarem e acelerar negócios que realmente fazem a diferença na vida das pessoas, é tão bom quanto
Desde que entrei no reality show ‘Shark Tank Brasil’ uma das perguntas que mais me fazem é: “é mais difícil investir na Bolsa ou nos empreendedores do programa?”
Leia também
Normalmente eu respondo que a Bolsa é bem mais simples de investir, já que está tudo na palma da mão: os dados das empresas, o histórico de preços e o risco é muito mais simples de ser calculado e gerenciado.
Não preciso do ‘sim’ de quem está do outro lado da tela. Sou apenas eu e meu celular.
Publicidade
No entanto, a melhor parte de estar cara a cara com cada um desses “investidos” é poder ver o brilho no olhar ao falar do seu negócio e o propósito que os move todos os dias.
Investir em empresas sólidas, sem precisar mandar um e-mail ou depender de uma resposta é muito bom. Mas ver sonhos se realizarem e acelerar negócios que realmente fazem a diferença na vida das pessoas, é tão bom quanto – se não for melhor!
Empreendedorismo: Como conseguir um investidor anjo
Quando estamos gravando o ‘Shark Tank Brasil’, nenhum dos investidores-anjo tem acesso a alguma informação do empreendedor. Não sabemos sua história, seus números, propósito, valores ou caráter.
Publicidade
E são pontos importantes que qualquer investidor-anjo vai analisar. Só assim podemos investir em empresas que realmente podemos agregar valor.
Seja transparente ao apresentar seu negócio, direto no que você precisa de ajuda e explique para onde o dinheiro investido em você será direcionado.
Uma outra dica preciosa que dou a todos no programa é: direcione uma parte do caixa da empresa para investimentos!
Investimentos: A empresa também precisa investir
Publicidade
Tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica precisam ser multi-receita. Em uma palestra no Sebrae, falei exatamente sobre isso! Se você depende da sua empresa, sua vida pessoal pode abalar sua vida profissional. A empresa também precisa investir para diluir riscos.
“Os setores têm ciclos e nem sempre vão estar todos em alta ao mesmo tempo. Quando fazemos essa diversificação, diluímos os riscos e mantemos rentabilidade no caixa da empresa.”
Essa foi uma das lições do meu e-book “Lições de Empreendedorismo” que você pode baixar clicando aqui
Empreender ou Investir?
Publicidade
Na minha opinião, o Brasil é o melhor lugar para fazer ambos. Porém, comece investindo.
Eu falo muito sobre o day trade e acredito que ele possa ser uma alternativa interessante.
Digo isso pelos seguintes motivos:
- Eu construí minha vida pelo mercado com as operações de day trade. Isso me permitiu conquistar patrimônio para poder investir em pessoas;
- Já recebi depoimentos de pessoas que construíram seus negócios usando a renda extra que o day trade proporciona.
No começo desse ano, fui a uma pizzaria em São Paulo e o dono veio até minha mesa. Me surpreendi quando ele contou que havia sido aluno da Atom, operava day trade e o dinheiro que ele ganhou no mercado foi usado para realizar o sonho dele de abrir a pizzaria.
Apesar do negócio ir bem, ele ainda fazia suas operações, sendo multi-receita. Invista em você e no seu negócio. Só assim um investidor-anjo vai acreditar em você!
Publicidade