• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Por que a estagflação já é realidade no mundo atual

O que ocorreu no mês passado costuma ser um coquetel bastante perverso para países como o Brasil

Por Dan Kawa

18/05/2022 | 7:14 Atualização: 18/05/2022 | 7:14

Receba esta Coluna no seu e-mail
Xangai, onde fica o maior porto do mundo, está sob lockdown; quadro na China impactou cadeia global de suprimentos.  Foto: Aly Song/Reuters
Xangai, onde fica o maior porto do mundo, está sob lockdown; quadro na China impactou cadeia global de suprimentos. Foto: Aly Song/Reuters

O mês de abril foi marcado por forte deterioração dos ativos de risco ao redor do mundo. A grande novidade do mês passado, contudo, foi o começo de um movimento de pressão negativa no mercado de commodities, algo que não vinha acontecendo nos demais períodos de “espasmos” de volatilidade desde o começo deste ano.

Leia mais:
  • Incertezas na China afetam projeções do Ibov. Entenda
  • O dragão foi libertado?
  • A desaceleração econômica da China pode afetar a economia do Brasil?
Cotações
30/04/2026 18h40 (delay 15min)
Câmbio
30/04/2026 18h40 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que, então, explica estes movimentos?

Primeiro: já tínhamos uma visão de que a recuperação dos ativos de risco na segunda quinzena de março havia sido um movimento majoritariamente técnico, induzido por um movimento de ajuste de um sentimento excessivamente negativo de curto prazo. Contudo, não víamos mudanças substanciais de cenário econômico que justificassem uma recuperação mais sustentável dos mercados.

Publicidade

Segundo: ao longo de abril e, especialmente, após as reuniões do FMI, houve uma mudança coordenada por parte dos bancos centrais na direção de sinalizar maior preocupação com a inflação global e a necessidade de ajustes mais tempestivos em suas políticas monetárias. Leia-se, alta de juros e redução de liquidez.

Terceiro: após alguma esperança de um desfecho rápido para a guerra na Ucrânia, o que vimos em abril foi a manutenção dos ataques russos e um ambiente ainda extremamente desafiador para a cadeia global de suprimentos.

Quarto: este movimento talvez seja a maior novidade do mês passado. A nova onda da pandemia na China levou a um lockdown de Xangai e um fechamento de grande parte de Pequim. Além disso, estima-se que cerca de 350 milhões de chineses estejam sob alguma restrição social.

Esse quadro na China voltou a afetar duramente a cadeia global de suprimentos, com problemas nos portos chineses que causam efeitos secundários ao redor de todo o mundo. O efeito concreto é de mais pressão altista na inflação e pressão baixista no crescimento. Os indicadores de alta frequência já vinham apontando para forte desaceleração do crescimento chinês, o que acabou sendo confirmado pelos dados do PMI divulgados ao final de abril.

Publicidade

O PMI é um indicador qualitativo, feito junto aos gerentes de empresas, sobre suas perspectivas em relação a economia.

Com este pano de fundo, o mercado começou a mudar a sua narrativa do ambiente inflacionário para um ambiente ainda mais desafiador, em que a inflação se encontra com uma desaceleração econômica. A inflação alta impede que os bancos centrais atuem, como nos períodos do passado recente, fornecendo suporte à economia e aos mercados na forma de juros mais baixos e adição de liquidez nos mercados.

Isso explica a pressão no mercado de commodities, assim como uma deterioração no ambiente para os ativos emergentes ao longo do mês, em que o Brasil acabou sendo duramente afetado.

Esta nova narrativa de abril costuma ser um coquetel bastante perverso para países como o Brasil. Alta de juros no mundo desenvolvido, inflação alta, crescimento mais baixo (especialmente na China), menor demanda por commodities e queda no preço das commodities.  Os ativos locais foram profundamente afetados por este pano de fundo. Não vimos mudanças relevantes no cenário doméstico.

Publicidade

As contas públicas mostram-se saudáveis para os padrões globais; a inflação ainda está alta e sem sinais de um arrefecimento estrutural; e o banco central segue em sua batalha para conter a escalada de preços e das expectativas. Nada disso é uma novidade muito grande em relação aos últimos 6 a 12 meses. Não promovemos alterações relevantes em nossas alocações.

Seguimos bastante conservadores em nossas alocações internacionais. Mantemos um viés para ativos de crédito pós-fixados no Brasil, com exposição neutra, porém comprada, na bolsa local e sem viés no câmbio. Vale lembrar que, no final de março, voltamos a estruturar algumas proteções nos portfólios. Após queda rápida e acentuada dos ativos de risco, zeramos praticamente todas essas alocações no começo de maio, com ganhos relevantes.

Já vemos oportunidades surgindo em ativos locais e internacionais, mas estamos sendo parcimoniosos na alocação de risco, dado um cenário econômico ainda bastante nebuloso.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Brasil
  • China
  • Conteúdo E-Investidor
  • Coronavírus
  • Fundo Monetário Internacional (FMI)
  • Inflação

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 2

    Ibovespa hoje tem 6ª queda seguida após Federal Reserve manter juros nos EUA; dólar sobe

  • 3

    Dólar cai ao menor nível desde 2024, mas cenário é frágil; veja o que esperar para maio

  • 4

    Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

  • 5

    Pedidos e entregas da Embraer (EMBJ3) no 1º trimestre agradam analistas, que enxergam “robustez” da companhia

Publicidade

Quer ler as Colunas de Dan Kawa em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Logo E-Investidor
Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Imagem principal sobre o Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Logo E-Investidor
Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Logo E-Investidor
IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Últimas: Colunas
Por que só os FIDCs de primeira linha sobreviverão nos próximos 10 anos
Fabrizio Gueratto
Por que só os FIDCs de primeira linha sobreviverão nos próximos 10 anos

O avanço dos FIDCs para R$ 800 bilhões marca o fim do amadorismo e exige tecnologia para enfrentar a alta inadimplência

30/04/2026 | 14h34 | Por Fabrizio Gueratto
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor
Einar Rivero
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor

Patrimônio mais que dobra em dois anos, base de investidores avança e diversificação consolida ativo como peça cada vez mais relevante na carteira do brasileiro

29/04/2026 | 14h22 | Por Einar Rivero
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?
Vitor Miziara
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?

Fluxo estrangeiro explica a alta do ano, não os fundamentos. Com o valuation já acima da média, o investidor precisa recalcular o jogo

28/04/2026 | 17h45 | Por Vitor Miziara
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta
Marco Saravalle
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta

Após frustrar expectativas, banco lança dúvidas sobre risco político e enfraquece a tese de dividendos

27/04/2026 | 14h18 | Por Marco Saravalle

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador