• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Se você quer enriquecer, o momento é agora

Identificar oportunidades em momentos de instabilidade no mercado é o grande diferencial

Por Eduardo Mira

01/07/2022 | 7:23 Atualização: 01/07/2022 | 7:23

Receba esta Coluna no seu e-mail
Esse pode ser um bom momento par enriquecer, desde que esteja atento ao mercado – Foto: Pixabay
Esse pode ser um bom momento par enriquecer, desde que esteja atento ao mercado – Foto: Pixabay

Ganhar muito dinheiro com o mercado financeiro é algo que a gente imagina ser possível somente para os investidores com muito capital.

Leia mais:
  • Renda fixa foi o melhor investimento do semestre
  • É hora de investir no exterior? Veja 10 recomendações
  • Eduardo Mira: “Definir objetivos afasta a ganância e as armadilhas”
Cotações
21/03/2026 8h39 (delay 15min)
Câmbio
21/03/2026 8h39 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A máxima de que “dinheiro que chama dinheiro” ainda prevalece no imaginário do pequeno investidor quase como uma crença, como se o dinheiro pudesse ser atraído por algo etéreo, e não por ações práticas e objetivas.

Particularmente, quando o assunto é dinheiro, prefiro um racional mais pragmático: o que “atrai mais dinheiro” é a forma como você planeja a sua vida financeira e a sua estratégia de investimento. Afinal, “atração” será, nada mais, nada menos, do que os juros compostos trabalhando por você.

Publicidade

É óbvio que começar a vida financeira com um bom patrimônio facilita muito as coisas, mas essa não é a realidade da maioria – e não pode se transformar num obstáculo para que você alcance suas metas.

A economia se movimenta em ciclos e estamos em uma daquelas janelas de oportunidade no mercado financeiro, e se for bem aproveitada, pode definir seu futuro.

Os próximos milionários já estão por aí

Apesar dos movimentos serem cíclicos, considerando a atual combinação de aspectos macroeconômicos, estamos vivendo um momento bem peculiar. Se fosse possível exemplificar o atual cenário como um evento astronômico, eu diria que é quase um eclipse.

Há boas oportunidades na renda variável e  na renda fixa. Na renda variável, em função dos preços, e na fixa, por causa das taxas.

Quem tem feito a lição de casa direitinho com metas claras, precificadas e prazos estabelecidos, tem a chance de montar boas alocações para cada uma dessas metas e construir patrimônio de forma consistente.

Publicidade

Como eu sempre reitero, uma carteira de investimentos eficiente tem diversificação alinhada aos objetivos de cada investidor. Há muito tempo não víamos um momento tão propício para aproveitar as boas oportunidades em vários tipos de ativos ao mesmo tempo.

É hora de você pensar o quanto está confortável com sua carteira

Entendo que observar os seus ativos de renda variável oscilando para baixo gera desconforto, pois é preciso preparo emocional para lidar com a sensação de perda.

Entretanto, se você tem uma diversificação adequada, irá passar por esse período com tranquilidade, pois é natural que o mercado recupere as quedas ao longo do próximo ciclo econômico.

Se a sua carteira ainda não tem a diversificação ideal, não é motivo para apreensão, pois até neste caso o momento é favorável. Com as altas taxas de juros da renda fixa, há oportunidade de deixar seu dinheiro aplicado em fundos com liquidez enquanto estuda e define seus passos na renda variável.

Oportunidades em meio à crise. Como aproveitar?

A primeira coisa para ter em mente é que, invariavelmente, enfrentaremos crises ao longo do caminho.

Vivemos em um mercado global onde tudo está interligado. Ou seja, os ciclos se sucedem refletindo a dinâmica do desenvolvimento da sociedade. O problema é que muitas vezes tendemos a focar no cenário micro, o que não é muito lógico se o seu investimento for de longo prazo.

Publicidade

Se você é um investidor que está na fase de acumulação, quanto mais tempo os ativos ficarem caindo ou andando de lado, melhor. Isso irá possibilitar que você compre mais ativos com menos dinheiro. Depois, quando o mercado voltar a subir, o seu patrimônio vai crescer muito mais rápido.

Uma grande vantagem do mercado em baixa para o investidor iniciante é justamente a chance de estruturar sua carteira, mesmo sem ter muito conhecimento de mercado. Se você entendeu que este é o momento de aproveitar as oportunidades na bolsa, mas está inseguro quanto à crise, lembre-se que empresas sólidas e que fornecem produtos ou serviços consolidados e necessários à continuidade da vida que estamos acostumados a viver, não vão desaparecer.

A questão é que normalmente essas são as ações que estão sempre muito caras na bolsa, justamente por sua relevância, afinal, todo mundo quer fazer parte dos projetos perenes.

Dessa forma, em um momento que essas empresas estão sub-precificadas, montar sua carteira fica muito mais fácil. A ideia é pensar em empresas que, com ou sem crise, não vão acabar. E para saber quais são essas empresas, você não precisa ser um especialista em investimento, basta observar a vida cotidiana.

Publicidade

Independente do cenário econômico, você vive, por exemplo, sem bens de consumo, energia elétrica, saneamento, bancos? Acredito que não.

Portanto, me parece fácil perceber que há setores da economia que sempre irão crescer. Quando você compreende isso e educa o olhar, até o noticiário cotidiano passa a lhe dar boas pistas de quais as tendências para os próximos ciclos, e você consegue fazer escolhas mais consistentes.

É claro que o mundo perfeito seria aquele em que não há crises e a economia flui sem percalços, mas isso não é vida real. Somos uma economia globalizada onde inúmeras variáveis de ordem econômica, geopolítica e social pressionam os mercados por todos os lados. Não se iluda: sempre haverá alguma crise em curso e o melhor que você tem a fazer é aprender a identificar as oportunidades em cada uma delas.

Desde o início da história da humanidade, o sucesso financeiro tem estado ao lado de quem observa os cenários e aprende com a história. As maiores fortunas foram feitas em momentos de recessão e agora não será diferente.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • dinheiro
  • Economia
  • Investimentos
  • Juros
  • mercado
  • Renda fixa

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Copom corta a Selic e reforça cautela — o que fazer com seus investimentos agora

  • 2

    Nova poupança do investidor brasileiro? CDB ganha espaço, mas exige cuidados

  • 3

    Na mira da Receita: novas regras do ITCMD colocam custo da herança em xeque e mudam o jogo da sucessão no País

  • 4

    “Da Conta Delas”: os riscos de emprestar o cartão de crédito e a busca pela autonomia financeira feminina

  • 5

    Tesouro Direto: guerra, Copom e maior intervenção em 13 anos mexem com as taxas; o que fazer agora?

Publicidade

Quer ler as Colunas de Eduardo Mira em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Dupla de Páscoa 2026: passo a passo de como fazer um bolão
Logo E-Investidor
Dupla de Páscoa 2026: passo a passo de como fazer um bolão
Imagem principal sobre o Qual é o prazo máximo para declarar o Imposto de Renda 2026?
Logo E-Investidor
Qual é o prazo máximo para declarar o Imposto de Renda 2026?
Imagem principal sobre o Perdeu o cartão do Bolsa Família? Saiba o que fazer
Logo E-Investidor
Perdeu o cartão do Bolsa Família? Saiba o que fazer
Imagem principal sobre o Auxílio-reclusão: 2 requisitos para receber o benefício
Logo E-Investidor
Auxílio-reclusão: 2 requisitos para receber o benefício
Imagem principal sobre o Bolsa Família: descumprimento das condicionalidades pode bloquear o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: descumprimento das condicionalidades pode bloquear o benefício?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: CPF com pendência pode bloquear o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: CPF com pendência pode bloquear o benefício?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (20)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (20)?
Imagem principal sobre o FGTS: documentos que aposentados devem apresentar ao solicitar o saque
Logo E-Investidor
FGTS: documentos que aposentados devem apresentar ao solicitar o saque
Últimas: Colunas
A Geração Z e o novo risco do mercado: confiança sem repertório
Ana Paula Hornos
A Geração Z e o novo risco do mercado: confiança sem repertório

Na era da IA, repertório é diferencial, informação não

21/03/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos
Negócios que nascem do olhar atento e transformam mercados
Carol Paiffer
Negócios que nascem do olhar atento e transformam mercados

Eles nascem de algo muito mais simples e, ao mesmo tempo, mais poderoso: o olhar atento para a vida real e as necessidades que passam despercebidas

20/03/2026 | 14h10 | Por Carol Paiffer
OPINIÃO: Vorcaro fez o Lobo de Wall Street virar estagiário
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO: Vorcaro fez o Lobo de Wall Street virar estagiário

Para igualar o estrago de Vorcaro, Belfort precisaria repetir seu esquema mais de 50 vezes consecutivas

19/03/2026 | 14h26 | Por Fabrizio Gueratto
Com provisões para calotes em níveis recordes, bancos refletem novo ambiente de risco e juros altos
Einar Rivero
Com provisões para calotes em níveis recordes, bancos refletem novo ambiente de risco e juros altos

O sistema bancário está provisionando mais, devido ao crescimento da economia e o maior risco de crédito

18/03/2026 | 14h21 | Por Einar Rivero

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador