Publicidade

Educação Financeira

Eduardo Mira: “Definir objetivos afasta a ganância e as armadilhas”

Especialista do Me Poupe! abre a Jornada E-Investidor na noite desta segunda-feira, 9

Eduardo Mira: “Definir objetivos afasta a ganância e as armadilhas”
  • Até sexta-feira 13, grandes nomes do mercado financeiro vão dividir conhecimento de maneira descontraída e interativa
  • Para percorrer melhor a Jornada E-Investidor, inscreva-se para receber um conteúdo extra ao final de todas as aulas

A Jornada E-Investidor começa nesta segunda-feira, 9, a partir das 19h30 ao vivo no YouTube. Para abrir o curso, o professor de finanças Eduardo Mira, analista do Me Poupe!, vai ensinar lições básicas para você se tornar um investidor de sucesso.

O primeiro passo é quitar todas as dívidas antes de poupar para formar a reserva de emergência. Só depois de completar essas duas fases você deve começar a pensar em investimentos de renda fixa e variável.

Até sexta-feira 13, grandes nomes do mercado financeiro vão dividir conhecimento de maneira descontraída e interativa. Para percorrer melhor a Jornada E-Investidor, inscreva-se aqui para receber um conteúdo extra ao final de todas as aulas.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A seguir, acompanhe o que o professor Mira respondeu sobre a formação e as dificuldades dos investidores e quais erros eles não querem que ninguém repita.

As pessoas estão preparadas para o novo ambiente de investimentos que está se formando no Brasil?
Eduardo Mira – Infelizmente as pessoas não estão preparadas para esse novo ambiente de investimentos, porque no Brasil a educação básica é muito deficiente. Quando a gente fala de educação financeira, essa distância é maior ainda. Mas a redução da taxa de juros vai empurrar as pessoas cada vez mais para os investimentos de risco, em busca de maiores retornos. Porém, isso depende de conhecimento e estudo.

Existe hoje um trabalho muito grande de influenciadores sérios para levar educação financeira para mais pessoas e isso ajudou muito esse cenário a evoluir. Ainda assim, investimento é algo muito distante da maioria da população. A gente vê que a bolsa de valores tem pouco mais de 3 milhões de pessoas num país de mais 200 milhões de habitantes, isso mostra que ainda há muita gente que precisa ter contato com tudo isso.

Qual é a maior dificuldade que você identifica nas pessoas quando elas falam em investimentos?
Mira – A maior dificuldade das pessoas é enxergar que não é preciso muito dinheiro.
O fato da bolsa de valores estar sempre ligada a cifras muito volumosas faz o imaginário popular acreditar que você tem que ser rico ou que você precisa ter muito dinheiro para investir na bolsa de valores, mas isso não é verdade.

Isso acontece porque nos filmes sempre se associa bolsa de valores a pessoas bem sucedidas e milionárias. Mas com cinco reais você já consegue comprar uma ação de uma boa empresa e se tornar sócio. Falta apenas um pouquinho de conhecimento.

Publicidade

Qual foi o erro que você já cometeu e não quer que outras pessoas repitam?
Mira – O erro que eu cometi no começo e que eu acho que ninguém deve cometer foi não ter metas muito claras. Eu queria apenas sair da pobreza e acumular o máximo de capital que eu pudesse, só que eu não tinha um objetivo certo.

Se eu tivesse, naquela época, metas definidas, eu teria chegado à independência financeira muito antes. Acredito que definir objetivos é o primeiro passo e é o que todo mundo deve fazer, isso afasta a ganância, afasta das armadilhas e deixa o caminho mais fácil e mais rápido para quem quer chegar longe.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos