• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Estes cinco setores responderam por 66,4% do Ibovespa em 2023

Concentração atinge o maior valor na década. Bancos lideram

Por Einar Rivero

10/01/2024 | 8:18 Atualização: 10/01/2024 | 15:37

Receba esta Coluna no seu e-mail
Painel da B3. Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Painel da B3. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Em 2023, cinco setores concentraram 66,45% do Ibovespa: bancos, exploração, refino e distribuição, minerais metálicos, energia elétrica e serviços financeiros diversos. Trata-se do maior valor registrado nos últimos dez anos. Tal movimento apresenta crescimento contínuo desde 2020, quando os Top 5 responderam por 57,35% do Ibovespa.

Leia mais:
  • Renda variável domina no ano, mas e em 2024? Veja os números
  • Dividendos das empresas listadas na B3 têm queda em 2023; veja valores
  • Como a rentabilidade dos bancos cresceu no terceiro trimestre
Cotações
06/03/2026 14h20 (delay 15min)
Câmbio
06/03/2026 14h20 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, oito setores dominam o recorte, com bancos e exploração, refino e distribuição sempre presentes na década. Minerais metálicos e serviços financeiros diversos marcam presença em nove anos, energia elétrica em seis, cervejas e refrigerantes em quatro. Carnes & derivados e serviços médico-hospitalares entraram para a lista uma única vez.

O ranking dos Top 3 também mostra crescimento contínuo nos últimos três anos. Em 2020, a concentração era de 47,63%. Em 2023, fechou em 52,02%, a segunda maior marca da década, só perdendo para a de 2018, que chegou a 56,24%. A menor foi a de 2015, com 44,17%. A lista dos TOP 3 é um clube exclusivo. Só quatro setores participam dele: os onipresentes bancos; exploração, refino & distribuição e minerais metálicos — carnes e derivados com um único registro na década é quase um “intruso”.

Publicidade

A concentração que o Ibovespa apresenta no Top 3 e no Top 5 deve ser interpretada com um bom ou mau sinal? A título de comparação, no final de 2023, o S&P 500 apresentava uma concentração de 24,3% no Top 3 (quase 50% inferior a do mercado brasileiro) e de 36,7% no Top 5, valor também significativamente inferior ao nosso. Voltando à pergunta acima, a resposta, como quase tudo que envolve análise do mercado financeiro, é uma moeda de duas faces.

A face é reluzente se a concentração das ações tem lastro em empresas sólidas, de trajetória regular e positiva. Nesse caso, além de garantir um desempenho satisfatório do índice geral, a concentração pode levar a uma maior liquidez, facilitando a compra e venda de ações das empresas líderes, servindo como fator de atração para investidores estrangeiros, por exemplo.

A consequência de empresas concentrando o mercado de ações, principalmente se elas pertencerem a um mesmo setor, é a vulnerabilidade. Um evento adverso setorial, por exemplo, pode impactar negativamente o desempenho geral do índice e provocar volatilidade acentuada. Além disso, a concentração não é atrativa para investidores que buscam uma carteira diversificada.

Publicidade

No final de 2023, das 87 ações que compõem o Ibovespa, as Top 3 concentraram 28,72% do índice, o segundo maior registro da década. A mediana ao longo desse período foi de 27%. Em comparação, o S&P 500 concentrava 17% nas Top 3, no final do ano passado, dez pontos percentuais abaixo da mediana do mercado brasileiro.

O papel campeão do Top 3 na década é o Itaú Unibanco PN (ITUB4), seguido pelo Vale ON (VALE3), presente sete oportunidades. A ação preferencial do Bradesco (BBDC4) é a terceira mais representativa, com seis registros. Petrobras PN (PETR4) aparece em quatro anos, enquanto a Ambev ON (ABEV3) está presente em três oportunidades. Vale anotar que, entre 2014 e 2019, a ação do Itaú Unibanco PN (ITUB4) foi a de maior peso no Ibovespa, sendo substituída pela Vale ON (VALE3) a partir de 2020.

Em 2023, as Top 5 concentraram 36,61% do Ibovespa, o maior registro desde 2020. A mediana da década é de 36,3%. No S&P 500, as TOP 5 no final de 2023 acumularam 22% do índice, um valor bem inferior à mediana dos 10 anos do Ibovespa.

Publicidade

Nove ações estão entre as TOP 5 nos últimos 10 anos: Itaú Unibanco (ITUB4) e Petrobras PN (PETR4) são os campões, seguidos de Bradesco (BBDC4) em 9 anos, Vale (VALE3) em sete oportunidades, Petrobras ON (PETR3) em seis, Ambev (ABEV3) em quatro, BRF (BRFS3) em dois anos, e Banco do Brasil (B3SA3) e Eletrobras ON (ELET3) em um ano cada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • b3sa3
  • Bancos
  • bbdc4
  • brfs3
  • ELET3
  • Empresas
  • Ibovespa
  • itub4
  • mercado
  • mercado acionário
  • petr4
  • vale3

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Carteiras recomendadas de março: bancos e corretoras apostam em seletividade após rali de 17% do Ibovespa

  • 2

    “Da Conta Delas” estreia com debate sobre dinheiro, autonomia e os tabus que cercam as mulheres

  • 3

    Guerra no Oriente Médio muda rumo do dólar e pressiona o Brasil; cotação pode chegar a R$ 5,50

  • 4

    Ibovespa hoje tem 2ª maior queda diária do ano e só 7 ações fecham em alta

  • 5

    Dinheiro é poder: especialistas explicam como a autonomia financeira amplia a liberdade das mulheres

Publicidade

Quer ler as Colunas de Einar Rivero em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o O Dia da Mulher é feriado nacional?
Logo E-Investidor
O Dia da Mulher é feriado nacional?
Imagem principal sobre o Aposentados INSS: qual grupo recebe hoje (06)?
Logo E-Investidor
Aposentados INSS: qual grupo recebe hoje (06)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: para quem é disponibilizado o comprovante de rendimentos?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: para quem é disponibilizado o comprovante de rendimentos?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 8 despesas médicas que não são dedutíveis
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 8 despesas médicas que não são dedutíveis
Imagem principal sobre o Saque calamidade do FGTS: moradores de locais com deslizamentos de terra têm direito ao saque?
Logo E-Investidor
Saque calamidade do FGTS: moradores de locais com deslizamentos de terra têm direito ao saque?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos?
Imagem principal sobre o Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (05)?
Logo E-Investidor
Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (05)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é o informe de rendimentos do INSS?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é o informe de rendimentos do INSS?
Últimas: Colunas
O maior erro de quem decide empreender no Brasil é abrir um CNPJ sem mudar a mentalidade
Carol Paiffer
O maior erro de quem decide empreender no Brasil é abrir um CNPJ sem mudar a mentalidade

O empreendedor precisa lidar com risco, incerteza e adaptação constante, senão vai continuar pensando como funcionário

06/03/2026 | 14h04 | Por Carol Paiffer
Mercados em alerta: o que a guerra entre Irã, EUA e Israel pode significar para seus investimentos?
William Eid
Mercados em alerta: o que a guerra entre Irã, EUA e Israel pode significar para seus investimentos?

O mundo passa por mais uma crise. E novamente o epicentro é o Oriente Médio. O que fazer com seu portfólio?

05/03/2026 | 15h55 | Por William Eid
OPINIÃO. Existe muito especialista em guerra no Irã, mas há poucos estudiosos em investimentos
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO. Existe muito especialista em guerra no Irã, mas há poucos estudiosos em investimentos

Enquanto o noticiário se concentra em mísseis e alianças, o investidor precisa entender como petróleo, dólar e juros podem mexer no seu bolso

05/03/2026 | 14h12 | Por Fabrizio Gueratto
A Bolsa está mais cara? O que o termômetro de confiança do mercado revela
Einar Rivero
A Bolsa está mais cara? O que o termômetro de confiança do mercado revela

Indicador que compara preço e patrimônio das empresas saiu do fundo histórico — e a guerra no Oriente Médio pode mudar novamente o humor dos investidores

04/03/2026 | 15h52 | Por Einar Rivero

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador