Publicidade

Colunista

Educação financeira entre gerações: o poder da transformação

Programa conecta voluntários 50+ para ensinar jovens a lidar melhor com dinheiro; inscrições estão abertas

Programa 50 Vezes Educação Financeira ensina jovens a lidar com dinheiro. (Foto: Adobe Stock)
Programa 50 Vezes Educação Financeira ensina jovens a lidar com dinheiro. (Foto: Adobe Stock)

Hoje quero compartilhar com vocês uma iniciativa que me enche de orgulho: o Programa 50 Vezes Educação Financeira, desenvolvido pela Multiplicando Sonhos. Ele nasceu com um propósito simples e poderoso — unir a experiência de pessoas com mais de 50 anos à energia e às necessidades dos jovens do ensino médio das escolas públicas de São Paulo. As inscrições estão abertas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre o fim de agosto e setembro, os voluntários passarão por uma capacitação em educação financeira para, já em outubro e novembro, estarem nas escolas aplicando palestras e/ou apoiando ações operacionais. É a oportunidade de transformar conhecimento de vida em legado.

Esse trabalho acontece em um momento singular da nossa história. O Brasil vive uma mudança demográfica sem precedentes: hoje, 15,6% da população tem 60 anos ou mais. Em pouco mais de uma década, esse percentual deve dobrar, chegando perto de 30%. E, em 2046, os idosos serão a maior faixa etária do país, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o resultado direto da queda na taxa de natalidade e do aumento da expectativa de vida — um cenário que traz desafios econômicos, sociais e culturais, mas também imensas oportunidades de troca entre gerações.

Publicidade

No campo da educação financeira, a urgência é evidente. Um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em 2024, avaliou 98 mil estudantes de 20 países e revelou que quase metade dos adolescentes brasileiros está no nível mais baixo de proficiência financeira. Ficamos à frente apenas da Malásia e da Arábia Saudita. Dos cinco níveis avaliados, 45% dos jovens brasileiros estão no primeiro ou abaixo dele. É por isso que iniciativas nacionais, como a ampliação do ensino de educação financeira no ensino médio, são tão importantes: ensinar jovens a lidar com dinheiro é prepará-los para a vida.

O que é o Programa 50 Vezes Educação Financeira?

O Programa 50 Vezes Educação Financeira atua exatamente nesse ponto de encontro: conecta a bagagem de quem já viveu diferentes ciclos econômicos com a disposição de quem está apenas começando sua jornada. Mais do que falar sobre poupança ou dívidas, estamos falando sobre comportamento em relação ao dinheiro, formando visão crítica, senso de responsabilidade e autonomia.

Empresas que apoiam projetos assim não apenas investem no desenvolvimento social, como também ajudam a construir uma base de consumidores e profissionais mais conscientes e preparados para o futuro. Aqui na Multiplicando Sonhos, acreditamos que, quando diferentes gerações se sentam para conversar, aprender e ensinar, o impacto é duradouro — e multiplicador.

Se você tem 50 anos ou mais, mora em São Paulo e quer aprender conosco como falar de educação financeira nas escolas públicas, inscreva-se e venha fazer parte desta história de transformação através deste link.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?