- Essa semana, os cotistas de um fundo do Pátria Investimentos receberam uma carta dizendo que houve um ajuste de quase -3.000% nas cotas, ou seja, devia mais dinheiro do que o patrimônio alocado
- Fica a seguinte pergunta: ainda é seguro investir através de fundos de investimento?
- No caso dos fundos de investimento, alguns pontos, se observados, não garantem a proteção, mas ajudam na tomada de decisão
Recentemente, os investidores brasileiros viram problemas em algumas gestoras e, consequentemente, nos fundos que elas administram.
Leia também
Essa semana, mais um teve problemas e os cotistas de um fundo do Pátria Investimentos receberam uma carta dizendo que houve um ajuste de quase -3.000% nas cotas, ou seja, devia mais dinheiro do que o patrimônio alocado. Confesso que depois de 20 anos trabalhando no mercado financeiro, ainda me assusta quando vejo um problema com fundos, justamente por saber que a esmagadora maioria das gestoras são sérias.
Com todos esses problemas, fica a seguinte pergunta: ainda é seguro investir por meio de fundos de investimento?
Publicidade
A modalidade de fundos, seja de renda fixa, multimercado ou ações, é uma forma que o investidor leigo ou que não possui muito tempo para acompanhar o mercado, tem de fazer aplicações de uma forma mais simples e segura, confiando a alocação do seu patrimônio em um gestor. A grande dificuldade está em saber quais gestores são sérios e em que tipo de operação realmente você está investindo.
Muitas vezes, quem trabalha no mercado financeiro começa a ouvir os boatos de problemas nas gestoras antes de os casos se tornarem públicos. O problema é que isso ocorre poucos meses antes de tudo explodir e estamos falando de profissionais que estão inseridos neste mercado e sabem como lidar com a situação. Mas como fica para o investidor iniciante?
A grande verdade é que não existe uma maneira de estar 100% seguro investindo em fundos de investimento, assim como em nenhum outro ativo. Na renda fixa, por exemplo, apesar de diversos investimentos contarem com a garantia do FGC, o banco emissor de determinado título pode fazer algum tipo de operação alavancada e isso quebrar aquela instituição financeira. Precisamente, não tem como saber.
No caso dos fundos de investimento, alguns pontos, se observados, não garantem a proteção, mas ajudam na tomada de decisão.
Um fundo de renda fixa muito acima do CDI deve emitir um sinal amarelo que precisa ser ligado. Um fundo novo, recém-criado, e com demonstrativo de alta rentabilidade, também exige um olhar mais profundo. Uma gestora que raramente se expõe na imprensa pode anunciar apenas uma empresa low profile, mas pode indicar também uma companhia que não quer holofotes por algum motivo. Mesmo olhando todos esses pontos, ainda sim é possível você entrar numa roubada.
Publicidade
Aprendi neste mercado que se existe fumaça, também pode existir fogo. No menor boato, peça o resgate. Simples assim. Não vale a pena pagar para ver.
Crie alertas no Google sobre a gestora do fundo. Sempre haverá alguém denunciando ou escrevendo algum artigo. Mesmo com todos estes pontos, ainda acho seguro investir através de fundos e deixo a maior parte do meu patrimônio neste tipo de ativo.