

Se você começou a ler este artigo só pelo título, já começou errado. Todo mundo quer ganhar dinheiro fácil e, se não fosse isso, não existiriam tantas pessoas caindo em pirâmides financeiras.
Hoje, com R$ 1 milhão investidos você consegue até mais de R$ 10 mil por mês na renda fixa, sem esforço. Claro, o esforço foi feito para ganhar este dinheiro. Semana passada investi em uma Letras de Crédito Imobiliário (LCI) sem imposto de renda e com 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Isso significa uma rentabilidade líquida de 1% ao mês.
Muitos dos investidores entraram na Bolsa nos últimos 5 anos. Muitos entraram de carona durante a crise da Covid-19 e viram as ações se recuperarem em uma velocidade igual a da queda.
Publicidade
Ficou a impressão de que investir em empresas é simples e basta esperar que sempre os preços subirão no longo prazo. Na prática, não é bem assim. Para quem não sabe, o CDI já foi o melhor investimento por vários anos. Parece absurdo, né?
Mas é a realidade. Várias vezes a renda fixa superou todos os demais investimentos de renda variável. O que quero dizer é que, quem investe em ações ou criptomoedas não é mais inteligente do que quem investe em uma LCI que paga 100% do CDI. A renda fixa precisa ter um lugar na carteira de todo investidor. Jamais fale que renda fixa é perda fixa.
O que precisamos entender é que o nosso rebalanceamento de carteira, que deve ser feito todos os meses, precisa acompanhar o que está acontecendo no cenário brasileiro e mundial.
Atualmente, temos um governo de esquerda, populista e que, pelo histórico, tende a aumentar os gastos públicos e com isso a inflação também tende a subir. A medida mais eficaz para conter a subida de preços é uma taxa Selic alta e consequentemente a renda fixa se beneficiando deste movimento. Ignorar isso não é algo inteligente.
Publicidade
Tenha ações na carteira. Invista também fora do País. Pode ter criptomoedas e até mesmo ouro. Só não se esqueça de uma coisa: é sempre bom ter um pedaço do patrimônio na renda fixa.
Assista ao vídeo exclusivo sobre quanto rende investir na renda fixa versus a renda variável.