O que este conteúdo fez por você?
- A renda fixa deve render ainda mais e o investidor precisa saber disso
- O investidor pode se preparar que em breve os CDBs, LCIs, LCAs e o famoso Tesouro Selic renderão ainda mais, principalmente se for uma taxa pré-fixada
- E tudo isso é culpa da inflação. É ruim para o país, mas bom para o investidor que precisa diversificar
A renda fixa deve render ainda mais e o investidor precisa saber disso. Não, não estou fazendo um exercício de futurologia. Estou apenas acompanhando o mercado e hoje, na divulgação de como está a inflação (IPCA) no Brasil, em janeiro, demonstrou que ela ainda viva e a forma mais eficaz de combatê-la é aumentando a taxa Selic.
Leia também
Goste ou não, se prepare para mais um aumento próximo de 1%, o que deixaria a Selic acima de 11%.
Mas o que isso significa para o investidor?
Simples. A rentabilidade da renda fixa é baseada na taxa Selic. Quanto mais ela sobe, mais este tipo de investimento rende. Por exemplo, 100% do CDI com a taxa de juros em 10,75%, significa que você está ganhando 10,65% ao ano. Lembrando, quase sempre o CDI é 0,10% abaixo da Selic. Porém, se a taxa de juros está em 12%, 100% do CDI significa 11,9%.
Portanto, o investidor pode se preparar que em breve os CDBs, LCIs, LCAs e o famoso Tesouro Selic renderão ainda mais, principalmente se for uma taxa pré-fixada. Ou seja: quando investir você já sabe exatamente quanto ganhará quando resgatar. E tudo isso é culpa da inflação. É ruim para o País, mas bom para o investidor que precisa diversificar.
Como o investidor deve investir em renda fixa e variável?
Mas aí fica a seguinte dúvida. Quanto devo ter na renda fixa e quanto devo ter na renda variável? Existe uma regra simples que se chama a regra dos 100. Você pega o número 100 e subtrai pela sua idade. Por exemplo, uma pessoa que tem 30 anos: 100 – 30 = 70. Isso significa que, em média, você pode ter 70% em investimentos como ações, fundos imobiliários, dólar e criptomoedas. Já os outros 30% vão para a renda fixa.
Publicidade
O recado que queria dar mais uma vez é: a renda fixa não é “perda fixa”. A renda fixa não morreu, nem nunca morrerá. Quem acha que este tipo de investimento é uma besteira é porque nunca viu o Ibovespa caindo por 6 anos seguidos, como aconteceu recentemente.
Por isso, montei um grupo exclusivo no WhatsApp, justamente para informar os investidores em tempo real de tudo o que está acontecendo no mundo dos investimentos. É gratuito. Vou deixar o link aqui.
Leia mais sobre a inflação aqui.