Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

O que fazer com o décimo terceiro salário?

Se a resposta para a pergunta fosse óbvia, não teríamos um país com mais de 70% da população endividada

Cury (CURY3) paga R$ 150 milhões em dividendos em outubro; veja data. Foto: Envato Elements
  • Primeira medida financeira que o trabalhador deve adotar é não se endividar até o fim do ano
  • A maioria dos brasileiros sabe quanto ganha, mas não quanto gasta;
  • Separe uma parte do décimo terceiro para aproveitar o final de ano e invista a outra

O décimo terceiro salário deve cair na conta dos trabalhadores até dia 30 de novembro, pelo menos a primeira parcela  – e a segunda até dia 20 de dezembro. A dúvida do brasileiro é: o que fazer com este dinheiro?

Pode parecer uma pergunta com uma resposta óbvia, mas se fosse não teríamos um país com mais de 70% da população endividada.

Por falar nisso, não se endividar agora no final do ano já faz você estar na frente da maior parte das pessoas. Não, não estou falando apenas sobre pegar um empréstimo. Toda vez que você parcela algo no cartão de crédito está se endividando e sempre haverão juros embutidos nisso.

Depois de não entrar em dívidas, a segunda atitude a ser feita consiste em renegociar as dívidas e usar o décimo terceiro salário para quitá-las.

Porém, como resolver um problema que você nem sabe o tamanho? Exatamente isso. A maioria dos brasileiros sabe quanto ganha, mas não sabe quanto gasta e nem o valor exato da dívida.

Se organizar vem em primeiro lugar. Pode ser num caderno, em uma planilha no Excel ou até mesmo por meio de um aplicativo.

Agora, supondo que o leitor não tenha dívidas, vamos à parte boa. Separe uma parcela do décimo terceiro para aproveitar o final de ano, comprar presentes e realizar sonhos. Eu diria que 50% do valor é algo razoável. A vida não se limita a guardar dinheiro para sobreviver na aposentadoria.

O 50% restante do salário adicional deve ir para os investimentos, logicamente. Porém, faltando duas semanas para as eleições, evite a renda variável neste momento. São apenas 15 dias que podem reservar muitas mudanças. Não custa esperar.

Atualmente na renda fixa há investimentos pagando mais de 16% ao ano. Existe atualmente investimentos atrelados à inflação rendendo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 8%. Não importa que a inflação irá cair. Seu ganho real será de 8% sempre.

Tenha em mente. O décimo terceiro ocorre uma única vez ao ano. Cuidado com a falsa sensação de estar ganhando o salário em dobro.