Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

Por que o investidor deve ver Round 6 da Netflix?

Com roteiro ruim, excesso de violência e atores péssimos, ela é uma aula de educação financeira

Cena de um dos jogos da série "Round 6" (FOTO: Reprodução Instagram Netflix)
  • Round 6 me lembra muito a OGX, a famosa empresa de Eike Batista que vendia sonhos e fatos relevantes enviados ao mercado. Como todo mundo estava falando do novo midas brasileiro, parecia que quem não investisse em suas empresas era burro e ficaria de fora do pote de ouro

A série Round 6 da Netflix (NFLX34), gravada na Coréia do Sul, é uma grande aula de investimentos, principalmente para o novo investidor. Sou curioso por natureza, aliás, essa é uma característica de todo empreendedor. Comecei a assistir e fiquei surpreso, e vou explicar por que.

Aprendi ainda na faculdade que um dos motivos pelos quais os nazistas cometeram atrocidades contra os judeus foi justamente devido ao conceito que o Ministro da comunicação de Hitler, Joseph Goebbels, implementou. Ele dizia que uma mentira repetida mil vezes, vira uma verdade, ou seja, quando todos emitem uma determinada opinião, parece difícil ir contra. É mais fácil concordar do que discordar.

O que é a série Round 6?

Basicamente a série Round 6 é um jogo macabro, em que pessoas endividadas são sequestradas e entram em um jogo diabólico, em que a cada rodada os perdedores são mortos e ao final, o vencedor pode levar uma fortuna em dinheiro.

Como a produção é um enorme sucesso no mundo inteiro, eu poderia achar um jeito mirabolante de fazer diversos paralelos com a educação financeira.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Por exemplo, eu poderia falar que quando uma pessoa está endividada, ela fica desesperada e é capaz de fazer loucuras. Mas isso qualquer um sabe. Eu poderia também falar que por dinheiro, o ser humano trai o amigo, corrompe seus valores morais e até mesmo tira a vida de uma pessoa. Neste caso, se você ligar no programa do Datena também verá tudo isso. Não tem algo muito inteligente nisso.

Eu poderia aqui falar também que os jogadores do Round 6, que disputam uma fortuna em dinheiro, que acreditam que esta é a única forma de enriquecer, são os famosos “investidores” que buscam atalhos e caem nas pirâmides financeiras ou vivem acomodados acreditando que algum dia ganharão na Mega-Sena. Mas qualquer um também sabe disso.

Por que Round 6 é uma aula de educação financeira?

Você deve estar se perguntando: Mas por que então você diz no título deste artigo que a série é uma aula para todo investidor?

Eu vou explicar: quando comecei a ver Round 6, eu, que sou um apaixonado por vídeo, logo de cara percebi que ali estavam péssimos atores, piores do que de novelas mexicanas. Não sei nem se chegaram a frequentar uma escola de teatro.

Percebi também que a produção e os cenários são de péssima qualidade. Se não acredita, veja você e depois me fale nas minhas redes sociais. Tudo é tão ruim, que até a fantasia dos malvados eles copiaram da série La Casa de Papel. Não tiveram nem a criatividade de mudar a cor do macacão. É um misto de cômico com bizarro.

Posso até falar do roteiro se quiser. Em La Casa de Papel existe um plano extremamente inteligente, que é adaptado a cada nova situação durante o assalto e prende a sua atenção. O roteiro da série sul-coreana parece ter sido escrito por um aluno macabro do colegial. Não existe nenhum tipo de criatividade.

Fiquei pensando se falaria ou não, mas vou falar. Eles exageram nas cenas de violência. Mostram até um pedaço do cérebro da pessoa assassinada para fora da cabeça. Algo apelativo, desnecessário. É um recurso típico de ser usado por um roteirista e um diretor sem talento.

Estou falando tudo isso para ensinar você que, não importa para qual direção a manada está indo. Não importa se a maioria das pessoas tem uma determinada opinião. Assim como nos investimentos, a estratégia blinda você de querer ir na mesma direção das massas.

A relação entre Round 6 e OGX

Round 6 me lembra muito a OGX, a famosa empresa de Eike Batista que vendia sonhos e fatos relevantes enviados ao mercado. Como todo mundo estava falando do novo midas brasileiro, parecia que quem não investisse em suas empresas era burro e ficaria de fora do pote de ouro.

Assim como o Brasil não tem tecnologia para produzir celular de super tecnologia como a Coreia do Sul, este país asiático só demonstrou que ainda sua indústria cinematográfica precisa evoluir muito. Ponto final. E não estou nem aí se está na modinha.

O investidor de verdade aprende a contestar os mais otimistas e a fazer um contraponto com os mais pessimistas. Ele não segue a manada e provavelmente no primeiro episódio de Round 6 já desiste de assistir.

Saiba quanto a Netflix faturou com Round 6.

Assista ao vídeo exclusivo sobre como ter R$ 1 milhão com educação financeira: