• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Qual é o dever fiduciário daqueles que orientam os investimentos? 

Acordaremos em um mundo inabitável ao financiarmos empresas que não olham fatores ambientais e sociais

Por Fernanda Camargo

14/05/2021 | 7:48 Atualização: 14/05/2021 | 7:48

Receba esta Coluna no seu e-mail
Palavras cruzadas sobre salvar o meio ambiente (ESG) FOTO: twenty20photos
Palavras cruzadas sobre salvar o meio ambiente (ESG) FOTO: twenty20photos

O agente fiduciário (bancos, fundos de investimentos, corretores, conselheiros, CEOs, diretores de empresas, etc.) age em nome de outra pessoa e em benefício desta. Esse agente deve agir com honestidade, boa fé e lealdade. Decisões tomadas por agentes fiduciários atingem toda uma cadeia e afetam empresas no seu processo de tomada de decisão, práticas de governança corporativa e na maneira que são geridas, afetando consequentemente comunidades e pessoas.

Leia mais:
  • BlackRock: Larry Fink volta a reforçar urgência da agenda ESG
  • Desprezo de Buffett por metas ESG incomoda Wall Street
  • O bom 'casamento' do ESG com fundos de previdência
Cotações
26/03/2026 5h35 (delay 15min)
Câmbio
26/03/2026 5h35 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conversando recentemente com minha amiga Denise Hills, que é diretora global de sustentabilidade da Natura (NTCO3), falamos sobre isso. Aliás, ela é o exemplo vivo de um agente fiduciário que pensa o tempo todo em como deixar um mundo melhor.

Ao investir, a grande maioria das pessoas nem se dá conta de que seus investimentos geram de externalidades e financiam um determinado futuro. Não perguntam para seu agente fiduciário quantas toneladas de carbono tal empresa emite? Como é o tratamento dado aos funcionários? Como a empresa trata a comunidade na qual está inserida? A empresa gera valor para comunidade ou só explora? De onde vem a matéria-prima usada na fabricação? Como trata os resíduos? Existe trabalho escravo ou infantil na cadeia de produção?

Publicidade

No mercado financeiro, para ter sucesso, o importante é obter o melhor resultado financeiro possível, no menor prazo possível. Para ganhar, você tem que ser mais esperto que os outros – um conceito que está no coração da indústria financeira. A grande questão é: que valor isso gera para a sociedade?

A escola liberal de Milton Friedman diz que ao maximizar o interesse individual você estaria maximizando o interessa da sociedade. Mas não é o que vemos. Na busca pelo lucro, as externalidades geradas acabam prejudicando grandes parcelas da sociedade.

Em seu livro, O Capital, o economista francês Thomas Piketty diz que o retorno dos investimentos é maior do que a taxa de crescimento dos países. Isso significa que aqueles que têm ativos financeiros tem concentrado mais riqueza que o restante da população, aumentando a desigualdade de forma crescente.

Talvez não esteja claro ainda (será?) que, ao financiarmos um mundo que não olha para esses fatores ambientais e sociais, acordaremos em um mundo inabitável. Seja porque o volume de excluídos será tão grande que teremos questões sociais e políticas bem mais sérias, seja porque o mundo ficará menor e mais quente; ou simplesmente porque não vamos conseguir respirar.

Publicidade

No mundo financeiro, os agentes fiduciários realizam os investimentos e apresentam seus relatórios mostrando retorno e risco. Não deveria ser obrigação do agente fiduciário deixar claro para seu cliente o futuro que ele está financiando? Será que o relatório não deveria mostrar o retorno financeiro
de um lado e do outro lado a pegada que o portfólio deixa no mundo? Principalmente porque essa pegada terá um custo direto ou indireto porque o valor do investimento pode ser afetado pela conta que ficará para nossos descendentes.

Em setembro de 2015 o PRI, UNEP/Fi, UNEP Inquiry e UN Global Compact lançaram o relatório “O Dever Fiduciário do Século 21”. Esse relatório conclui que “é uma quebra do dever fiduciário não levar em consideração todos os drivers de valor de longo prazo, incluindo ASG (Ambiental, Social e Governança, na tradução da sigla ESG)”.

Muitos investidores acreditavam que os critérios ASG não eram relevantes para seus portfólios e não eram consistentes com seu dever fiduciário. Já existem evidências sobre a importância de incorporar critérios ASG nas concepções regulatórias sobre dever fiduciário. Sendo assim, em muitos países, aqueles que não incorporarem tais critérios não estarão cumprindo com seu dever fiduciário.

Os liberais da escola de Chicago discordam de que seja obrigação do agente fiduciário buscar evitar externalidades, já que isso poderia criar objetivos conflitantes e serviriam como subterfúgio para justificar o seu mau desempenho financeiro. Acreditam que deveria ser papel do Estado impor obrigações e penalidades, deixando assim o agente fiduciário no seu único objetivo de maximizar o lucro. Mas e quando o Estado não atua? Deveríamos nos omitir ou fazer a nossa parte?

Publicidade

O dono do dinheiro não deveria exigir do seu agente fiduciário que minimize os efeitos nocivos das externalidades resultantes de seus investimentos? Quando conversar com aquele que cuida do seu dinheiro pergunte sobre as a externalidades que seus investimentos estão gerando e deixe claro quais são os seus valores. O mundo e as próximas gerações agradecem.

O setor financeiro pode ajudar muito na transição para um mundo mais justo e mais sustentável.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Grupo Natura (NTCO3)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Petróleo caro vai além da Petrobras: veja empresas que podem ganhar ou perder na Bolsa

  • 2

    Nubank vai pagar até R$ 6 mil de cashback para clientes que transferirem investimentos para o banco

  • 3

    Ibovespa hoje sobe com guerra e ata do Copom; petróleo Brent fecha acima de US$ 100

  • 4

    Petrobras com petróleo em alta: mercado recalibra expectativas para PETR4 e dividendos

  • 5

    Conflito de interesses impulsiona migração da assessoria para consultoria. O fee fixo é para todo mundo?

Publicidade

Quer ler as Colunas de Fernanda Camargo em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o IR 2026: veja como fazer o download do programa da Receita Federal
Logo E-Investidor
IR 2026: veja como fazer o download do programa da Receita Federal
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: quem vendeu imóvel residencial deve declarar?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: quem vendeu imóvel residencial deve declarar?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: quem vendeu ações na Bolsa de Valores deve declarar?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: quem vendeu ações na Bolsa de Valores deve declarar?
Imagem principal sobre o Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (25)?
Logo E-Investidor
Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (25)?
Imagem principal sobre o Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (25)?
Logo E-Investidor
Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (25)?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (25)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (25)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 12 contribuintes obrigados a declarar neste ano
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 12 contribuintes obrigados a declarar neste ano
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia 2026: tem pagamento do benefício hoje (25)?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia 2026: tem pagamento do benefício hoje (25)?
Últimas: Colunas
Ormuz expõe fragilidade do Brasil: guerra no Irã vai além do petróleo e ameaça fertilizantes, agro e juros
Thiago de Aragão
Ormuz expõe fragilidade do Brasil: guerra no Irã vai além do petróleo e ameaça fertilizantes, agro e juros

Dependência de insumos do Golfo, pressão sobre o agro e dilema da Petrobras ampliam risco inflacionário e travam decisões do Banco Central

25/03/2026 | 16h18 | Por Thiago de Aragão
Guerra revive o choque de oferta e muda o mapa de risco global
Einar Rivero
Guerra revive o choque de oferta e muda o mapa de risco global

Alta do petróleo e tensões geopolíticas recolocam limites à oferta — um risco que a globalização havia amortecido e que agora volta a pressionar inflação, juros e mercados

25/03/2026 | 14h59 | Por Einar Rivero
O risco de crédito está em todo lugar — até onde você menos espera
Marilia Fontes
O risco de crédito está em todo lugar — até onde você menos espera

Mesmo títulos públicos, CDBs e papéis com garantia do FGC carregam risco de crédito — e ignorá-lo pode custar caro

24/03/2026 | 16h55 | Por Marilia Fontes
6 ações com dividendos crescentes há 5 anos e o padrão que só o investidor jacaré enxerga. O que elas têm em comum?
Katherine Rivas
6 ações com dividendos crescentes há 5 anos e o padrão que só o investidor jacaré enxerga. O que elas têm em comum?

Levantamento prova que dividendos crescentes não são fruto da sorte, mas resultado de um modelo de negócios bem estruturado, gestão de alta qualidade e uma cultura que trata o acionista como sócio

24/03/2026 | 14h01 | Por Katherine Rivas

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador