• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Você conhece o Mapa do Dividendo Inteligente (MDI)?

A prática de monitorar os anúncios no momento de escolher um ativo pode ajudar o investidor em diversos aspectos

Por Louise Barsi

27/01/2021 | 10:13 Atualização: 27/01/2021 | 10:13

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: Envato Element)
(Foto: Envato Element)

Quando Luiz Barsi começou a formatar sua carteira de renda mensal, hoje apelidada pelo mercado de “Carteira Previdenciária”, a ideia central era justamente receber um fluxo de proventos constante e previsível. Essas características são naturalmente encontradas no perfil de empresas com aderência à nossa estratégia, que pertencem aos setores à prova de Balas já comentados aqui anteriormente.

Leia mais:
  • Sinal vermelho: ‘Eu não vejo 2021 com otimismo’, diz Luiz Barsi
  • Como a crise impulsionou o mercado de seguros de vida e previdência
  • Como planejar uma previdência privada e ‘driblar’ o IR
Cotações
18/05/2026 15h07 (delay 15min)
Câmbio
18/05/2026 15h07 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nos seus levantamentos, Barsi começou a observar a periodicidade e a frequência com que as companhias de capital aberto anunciavam dividendos e constatou algo óbvio: o melhor aporte seria aquele que privilegiasse não apenas o preço da ação, mas também a proximidade deste anúncio. Nasceu então o conceito do Dividendo Inteligente, mapeado pela equipe do Ações Garantem o Futuro (MDI).

A prática de monitorar os anúncios no momento de escolher um ativo pode ajudar o investidor em diversos aspectos. O primeiro e mais simples é justamente no retorno mais rápido em forma de proventos. O segundo, fugir da alta dos preços que geralmente ocorrem quando o valor do dividendo é conhecido.

Publicidade

A BB Seguridade, por exemplo, distribuiu em média nos últimos anos dois proventos por exercício, na maioria das vezes em Fevereiro e Agosto. O de fevereiro referente aos números do último semestre do ano anterior e o de Agosto relativo ao primeiro semestre do ano corrente. Dessa forma, seguindo a lógica do Dividendo Inteligente, o momento ideal para se aportar em BB Seguridade e produzir um retorno imediato seriam nos meses que antecedem os períodos de maior probabilidade de distribuição.

No entanto, nem sempre essa janela coincidirá com a melhor oportunidade de aporte em uma ação. Se a diferença entre uma boa empresa e um bom investimento é o seu preço, então este jamais deve ser ignorado. Não podemos deixar de esquecer que o foco com esta ferramenta não é simplesmente uma caça ao maior dividend yield, funcionando na maioria das vezes como um critério de desempate.

Digo isto, porque ao facilitar a visibilidade do recebimento de proventos, à primeira vista, o MDI pode seduzir o investidor a vender sua posição após a data-ex, embolsar um possível lucro e partir para o próximo aporte. A intenção na verdade é auxiliar na criação de uma carteira de renda mensal, objetivo que deu início a toda trajetória do Jeito Barsi de Investir.

Há duas formas de formatar esse tipo de carteira: buscar empresas que paguem proventos mensalmente, ou encaixar os ativos de acordo com cada periodicidade de maneira a preencher todos os meses.

Publicidade

Veja abaixo dois exemplos de carteira previdenciária utilizando o Mapa do Dividendo Inteligente:

Opção 1- Distribuição mensal

Itaú

Opção 2 – Com Diversificação

Publicidade

Itausa (Janeiro/Abril/Julho/Outubro)

Banco Santander (Fevereiro/Junho/Setembro/Dezembro)

Enauta (Março)

Aes Tietê (Abril/Maio/Agosto/Novembro/Dezembro)

Publicidade

Baixe o MDI e planeje a sua carteira previdenciária, as possibilidades são inúmeras e cabem em qualquer perfil de investidor.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Louise Barsi
  • Luiz Barsi
  • Previdência privada

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Sem segredo: como a alta renda protege o patrimônio — e o que o investidor pode aprender com isso

  • 2

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 3

    Stablecoins não são moeda e não deveriam pagar IOF, diz especialista

  • 4

    Tokenização sai do discurso e ganha força em teste com debêntures e fundos no Brasil

  • 5

    Vale esperar o dólar cair? Conheça a estratégia que reduz riscos em tempos de guerra

Publicidade

Quer ler as Colunas de Louise Barsi em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como famílias sem internet podem consultar o vale? Veja dicas
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como famílias sem internet podem consultar o vale? Veja dicas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Imagem principal sobre o Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Logo E-Investidor
Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Últimas: Colunas
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral
Erich Decat
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral

Novas notícias envolvendo Flávio podem gerar reações no mercado, assim como pesquisas tendem a ganhar peso crescente na formação de expectativas eleitorais

18/05/2026 | 14h12 | Por Erich Decat
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk
Ana Paula Hornos
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk

Se máquinas produzirem tudo, o que restará do trabalho, da autonomia e do sentido de existir humano?

16/05/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos
O Brasil que desperta o interesse do mundo dos negócios e da inovação
Carol Paiffer
O Brasil que desperta o interesse do mundo dos negócios e da inovação

Quando investidores internacionais olham para o País, eles enxergam oportunidade financeira, criatividade aplicada aos negócios e inovação cultural

15/05/2026 | 09h30 | Por Carol Paiffer
OPINIÃO: Bets e a economia da dependência: quem lucra com o prejuízo do brasileiro
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO: Bets e a economia da dependência: quem lucra com o prejuízo do brasileiro

Como apostas online viraram fonte de receita para governo, empresas e futebol — e o impacto disso no consumo e no endividamento

14/05/2026 | 12h00 | Por Fabrizio Gueratto

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador