• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

O que NÃO fazer na sua carteira previdenciária

Existem cinco setores que todo investidor de longo prazo precisa ficar distante

Por Louise Barsi

13/01/2021 | 8:03 Atualização: 13/01/2021 | 8:03

Receba esta Coluna no seu e-mail
Armadilha para a sua poupança (Foto: Evanto Elements)
Armadilha para a sua poupança (Foto: Evanto Elements)

Nunca uma virada de ano foi tão esperada quanto a de 2021. O sentimento de recomeço vem acompanhado de expectativas, o que geralmente nos motiva a criar metas para novas realizações: parar de fumar, emagrecer, poupar mais dinheiro e começar a investir estão entre as clássicas.

Leia mais:
  • As melhores pagadoras de dividendos na carteira de Luiz Barsi para 2021
  • Sinal vermelho: ‘Eu não vejo 2021 com otimismo’, diz Luiz Barsi
  • Eu comprei Magazine Luiza no IPO (e ainda tenho as ações)
Cotações
23/10/2025 3h48 (delay 15min)
Câmbio
23/10/2025 3h48 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mas, fale a verdade, quantas dessas promessas você já conseguiu levar adiante? Certa vez, li em um artigo o estudo conhecido nos Estados Unidos (Luciani, 2015) que comprovava: 80% das promessas de ano novo fracassam até fevereiro. Muito provavelmente isso se deve à falta de clareza em como esses objetivos poderão ser alcançados.

Pensando nesse problema e em você, leitor, cuja resolução em 2021 é a de começar a investir na Bolsa de Valores, escrevi este pequeno guia. Em outras oportunidades, aqui mesmo no E-Investidor, comentamos sobre os setores que no Ações Garantem o Futuro consideramos “à prova de balas”, o chamado BEST.

Publicidade

Bancos
Energia
Saneamento/seguros
Telecom

Dessa vez faremos diferente, vamos começar pelo que você NÃO deve fazer na sua carteira previdenciária. Afinal, muitas vezes até mais importante do que acertar de primeira é se livrar de algumas burradas que podem te desviar do seu caminho. Se a estratégia só faz sentido caso as empresas dentro do seu portfólio sobrevivam pelos próximos 20, 30 ou 40 anos, identificar essas ciladas fica fácil.

Os setores a seguir foram batizados de “5 à Prova de Barsi” por desrespeitarem 4 fundamentos básicos para uma carteira saudável de longo prazo: perenidade do negócio, consolidação no mercado, resultados sólidos e política de distribuição de dividendos bem definida. São eles: Aviação, Turismo, Construção Civil, Frigorífico e Varejo.

A primeira característica em comum é o histórico de perenidade das empresas que estão inseridas nesses setores. Aqui uma pegadinha: muitas vezes o próprio segmento é perene, mas as suas empresas não! Dificilmente nos imaginaríamos sem transporte aéreo, certo? Mas as companhias aéreas que prestam o serviço hoje não são as mesmas de 10 anos atrás e muito provavelmente não serão as mesmas no futuro.

Publicidade

O segundo fator a ser observado é a influência de variáveis externas que recaem sobre os seus negócios e que fogem ao controle da gestão mais competente possível. São estruturas que basicamente dependem de terceiros para funcionar e se mostram extremamente frágeis quando deparadas com algum cenário mais desafiador. Prova disto é o setor de Turismo, que hoje aguarda um alinhamento de astros para voltar à antiga atratividade. Ninguém poderia prever a pandemia, e mesmo a melhor empresa do setor, hoje, passa por graves dificuldades.

Por fim, mas não menos importante, podemos citar a inconstância e falta de previsibilidade nos resultados. Lucros extremamente oscilantes por si só minam a capacidade de geração de caixa suficientemente sustentável para garantir boas distribuições de dividendos aos seus acionistas. Com exceção da JBS (JBSS3), são raros os frigoríficos, por exemplo, que conseguem remunerar os seus acionistas com consistência.

Em resumo, as empresas do “5 à Prova de Barsi” reúnem uma série de características indesejáveis e odiosas para uma carteira previdenciária. Ao contrário do que vocês podem estar imaginando, não temos absolutamente nada contra esses segmentos, alguns deles inclusive já nos proporcionaram bons retornos. Mas em outro contexto completamente distinto, de giro mais rápido em uma carteira de
oportunidades.

Nosso foco aqui será sempre o longo prazo!

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • JBS (JBSS3)
  • Louise Barsi
  • Plano de Previdência

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Distribuidora de Valores Vórtx acusa empresário Nelson Tanure de esvaziar caixa da Emae depois da privatização

  • 2

    Vale (VALE3) deve ter alta na produção de minério no 3T25; veja o que esperar dos dividendos

  • 3

    Ouro dispara 59,5% em 2025: por que o metal bate recordes e como montar hoje posição com 5% a 10% da carteira

  • 4

    BBAS3 dividendos hoje: calendário do Banco do Brasil, valores por ação, payout 2025/2026 e projeções de yield

  • 5

    WEG (WEGE3): Tarifas de Trump pressionam resultados, mas lucro deve permanecer estável no 3T25

Publicidade

Quer ler as Colunas de Louise Barsi em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Veja nova linha de crédito do governo para reformas residenciais
Logo E-Investidor
Veja nova linha de crédito do governo para reformas residenciais
Imagem principal sobre o Enteados têm direito à pensão do INSS?
Logo E-Investidor
Enteados têm direito à pensão do INSS?
Imagem principal sobre o O que é Dow Jones e como ele se diferencia de outros índices do mercado
Logo E-Investidor
O que é Dow Jones e como ele se diferencia de outros índices do mercado
Imagem principal sobre o BPC: qual o prazo para resolver pendências sobre o benefício?
Logo E-Investidor
BPC: qual o prazo para resolver pendências sobre o benefício?
Imagem principal sobre o Lotofácil: saiba como fazer um bolão e ter mais chances de levar o prêmio
Logo E-Investidor
Lotofácil: saiba como fazer um bolão e ter mais chances de levar o prêmio
Imagem principal sobre o Passo a passo para fazer prova de vida pelo app “Meu gov.br”
Logo E-Investidor
Passo a passo para fazer prova de vida pelo app “Meu gov.br”
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na “Quartou”?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na “Quartou”?
Imagem principal sobre o 3 requisitos para você conseguir o auxílio-doença
Logo E-Investidor
3 requisitos para você conseguir o auxílio-doença
Últimas: Colunas
Confronto EUA e China: a nova lógica da disputa entre as potências
Marcelo Toledo
Confronto EUA e China: a nova lógica da disputa entre as potências

Tarifas perderam espaço para os controles de exportação e a corrida tecnológica — sinal de uma rivalidade que redefine a economia global

22/10/2025 | 16h13 | Por Marcelo Toledo
China, EUA e o divórcio mais caro da história
Thiago de Aragão
China, EUA e o divórcio mais caro da história

Efeitos dessa separação, depois das novas regras chinesas sobre terras raras, vão aparecer nos preços, no poder e na estrutura da economia global

22/10/2025 | 14h25 | Por Thiago de Aragão
Aristocratas de dividendos no Brasil: as 9 empresas da Bolsa que desafiam a volatilidade e pagam dividendos crescentes todo ano
Katherine Rivas
Aristocratas de dividendos no Brasil: as 9 empresas da Bolsa que desafiam a volatilidade e pagam dividendos crescentes todo ano

Elas resistem aos tombos e aos voos de galinha da economia, mantendo o "faz-me-rir" dos investidores. Mas afinal, vale apostar nessas companhias de dividendos crescentes?

21/10/2025 | 17h08 | Por Katherine Rivas
Imposto de Renda e inteligência artificial: como a receita vigia seus dados
Samir Choaib
Imposto de Renda e inteligência artificial: como a receita vigia seus dados

Algoritmos que cruzam dados bancários, Pix e investimentos em segundos tornam a malha fina mais afiada do que nunca

19/10/2025 | 09h30 | Por Samir Choaib

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador