- Para trabalhar no mercado financeiro não basta o desejo, mas é preciso estar preparado e ser certificado
- Especialista em investimentos, trader e analistas research são algumas das opções para quem deseja atuar na área
Pelo fato de você acompanhar os conteúdos e colunas aqui no E-Investidor, não há dúvidas de que você se interessa pelo tema de mercado financeiro e de investimentos, especialmente sob a ótica de organizar as finanças, cuidar melhor do seu dinheiro e, é claro, se manter informado.
Leia também
Caso você tenha o desejo de atuar profissionalmente, no texto de hoje falaremos sobre posições de alguns profissionais que atuam no mercado, com suas características e certificações necessárias. Aliás, não basta apenas ter o desejo de trabalhar nesse mercado, mas é precjso estar preparado e ser certificado de acordo com a área de atuação.
Especialista em Investimentos
Publicidade
É um profissional que deve ter conhecimento dos mais diversos tipos de investimentos e atua pautado no relacionamento diretamente com o investidor, além de estar habilitado para realizar recomendações, acompanhar o portfólio e ser o principal veículo de captação de investimentos em instituições financeiras.
É importante ter um perfil “comercial” e a habilidade de traduzir os aspectos técnicos do mercado em uma linguagem profissional mais acessível para investidores, uma vez que os mesmos não necessariamente possuem um profundo conhecimento da dinâmica do mercado. Entender os desejos e necessidades do cliente e, com base nisso, realizar a recomendação mais assertiva para o perfil do investidor é o objetivo final deste profissional.
Em seu rol de conhecimento estão: conhecer o Sistema Financeiro Nacional, participantes do mercado, princípios de economia e finanças, produtos de investimento, legislação, riscos envolvidos e inerentes a cada tipo de investimento.
Para se tornar um especialista em investimentos é necessário que o profissional possua a Certificação Anbima de Especialista em Investimento (CEA), uma prova que contempla 70 questões de múltipla escolha e que para sua aprovação, obtenha o resultado de, no mínimo, 70% de acertos. No mercado existem cursos preparatórios para essa certificação e é exigência mínima para trabalhar com investimentos em qualquer instituição.
Hoje, diversas instituições estão expandindo seu quadro de especialistas em todo o Brasil para dar atendimento de forma personalizada a clientes investidores. Você pode encontrar mais informações de como se certificar para se tornar um especialista de investimentos neste site.
Publicidade
Agente autônomo de investimentos
Com uma atuação e perfil muito similares aos do especialista em investimentos, no sentido de atender a investidores em diferentes assuntos e necessidades, o agente autônomo de investimentos é credenciado a uma instituição financeira através de um contrato de distribuição.
Dessa forma, ele tem à sua disposição toda a prateleira de investimentos da referida instituição, seja um banco, corretora ou casa de investimentos. Deste modo, ele consegue criar sua carteira autônoma de investidores para orientar, acompanhar e recomendar soluções de investimentos a seus clientes da mesma forma que um especialista em investimentos, porém atuando por conta própria.
Para se tornar um agente autônomo de investimentos é necessário obter aprovação em um teste da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord). O teste consiste em 80 questões de múltipla escolha onde o candidato deve obter 70% de aprovação, respeitando o percentual mínimo de 50% de acertos em determinados tópicos.
Superada esta etapa, o profissional estará autorizado a atuar, especialmente com o registro de atuação concedido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e aí poderá, através de seu próprio escritório ou de terceiros, trabalhar no mercado de investimentos oferecendo a prestação de serviços de consultoria diretamente a clientes, mas vinculado ainda à uma instituição.
Publicidade
Atualmente existe um grande variedade de cursos preparatórios para essa certificação, uma vez que é um mercado em franca expansão. Você poderá encontrar detalhes para certificação no site da Ancord.
Analista research
O profissional que atua em um time de análise ou, como falamos no mercado, research é o profissional responsável por elaborar relatórios de empresas, relatórios setoriais, por comentar notícias relevantes das empresas cobertas pelas instituições de mercado (bancos, corretoras e assets), além de comentários econômicos e também de participar da elaboração de carteiras recomendadas de ações.
Na prática, é o profissional que tem como missão o acompanhamento de dados, notícias, balanços e toda fonte de informação que possibilite tecer uma recomendação sobre um ativo, necessitando para tanto estar devidamente preparado e certificado. O objetivo do analista de research é fornecer uma visão clara sobre uma empresa, para embasar a decisão dos investidores.
Portanto, pode-se dizer que este profissional desempenha um papel importante no dia a dia do mercado, funcionando como uma ligação entre os investidores e as empresas listadas na Bolsa.
Publicidade
A maioria das instituições financeiras, corretoras e até escritórios de agentes autônomos de grande porte possuem sua própria equipe de research para que, de forma independente, possa produzir conteúdo e análises para a tomada de decisão dos seus clientes.
Existem duas grandes escolas de análise: a de Análise Fundamentalista que, como o próprio nome diz, vai analisar os fundamentos da empresa e do setor, de forma a entender o negócio e a expectativas de resultados no médio e longo prazos; e a Análise Técnica ou Gráfica, que visa estudar o comportamento do preço de determinado ativo através de gráficos e que tem por objetivo identificar tendências de curto prazo, e antecipar possíveis movimentos de alta ou baixa.
Para atuar como um analista credenciado, é necessário obter o Certificado do Profissional de Investimentos, emitido pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec): CNPI para a análise fundamentalista, CNPI-T, para a análise técnica ou ainda, CNPI-P para ambas as escolas.
Trader
O trader ou o famoso “broker” é um operador da mesa de operações de uma corretora especializado em intermediar operações envolvendo renda variável e mercados futuros, que faz a ligação diretamente entre o investidor e a bolsa de valores nos seus diversos tipos de operações.
Publicidade
Há uma mística em volta deste profissional que atua rodeado de monitores e passa o dia realizando operações de compra e venda na bolsa para seus clientes. Embora seja um especialista na dinâmica da bolsa de valores e negociação de ativos, sua atuação vai muito além da execução de ordens: ele tem a missão de entender o objetivo e a necessidade do investidor e, através de fundamentos, técnica, análise e experiência, prover recomendações que venham de encontro ao objetivo do investidor.
Esses objetivos podem ser: obter retornos com as oscilações de mercado buscando rentabilidade ou alavancagem de resultados ou ainda, proteger o total ou parte da carteira do investidor, de acordo com suas posições e exposição à diferentes setores e ativos.
O trader não está sozinho nesse objetivo. Ele precisa de conteúdo para embasar sua recomendação e por isso atua de maneira muito próxima com o analista de research que o auxiliará com sua visão sobre determinado ativo, mercado, tendências e perspectivas. Também conta com a indicação de clientes com perfil para esse tipo de operação pelos especialistas de investimentos, complementando a cadeia de profissionais do mercado financeiro que atuam na prestação de serviço ao investidor.
Para esse profissional poder atuar em uma mesa de operações é necessária a certificação CEA, descrita acima ou CPA-20 – Certificação Profissional Anbima, série 20, além do Programa de Qualificação Profissional para Operações (PQO). Com o objetivo de oferecer ferramentas que ajudem o profissional a se preparar para a prova de certificação, a B3 oferece gratuitamente um Guia de Estudo para o PQO, dividido pelos tópicos que são abordados nas provas. Acesse este site e saiba mais do que é necessário para se tornar um profissional nesse mercado.
Ainda que a atuação dessas personalidades do mercado financeiro seja distinta, esses profissionais possuem algo em comum: todos compartilham da paixão pela dinâmica do mercado e o impacto que se reflete nos investimentos, e o mais importante, além da ética que rege essas profissões, é o dever de conhecer os objetivos e respeitar o perfil de cada investidor para assim, profissionalmente, auxiliar na tomada de decisão mais apropriada ao investidor.
Publicidade
Caso queira conhecer mais, existem muitos conteúdos à sua disposição, inclusive gratuitos. O próximo passo depois de se inteirar mais do dia a dia dessa turma, é buscar a certificação correspondente de forma que você possa atuar profissionalmente e adquirir mais conhecimento com o dia a dia e vivência na área.
Espero ter trazido novas informações e despertado seu interesse em se tornar um colega do mercado.
Um abraço e até a próxima!