• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Fundo de ações da Moat Capital é a grande aposta de 2021. Que responsa, hein?!

Estudo da Levante Advice coloca o fundo que rendeu 8,1% em 2020 em destaque

Por Márcio Kroehn

01/02/2021 | 9:22 Atualização: 01/02/2021 | 9:22

Receba esta Coluna no seu e-mail
A Petrobras é uma das principais ações na carteira do fundo Moat Capital FIA (Foto: Sergio Moraes/Reuters)
A Petrobras é uma das principais ações na carteira do fundo Moat Capital FIA (Foto: Sergio Moraes/Reuters)

O fundo de ações indicado como a melhor aposta para o investidor que busca risco e retorno em equilíbrio não é o de nenhum gestor badalado e presente na fintwit. Cassio Bruno e Luiz Paulo Aranha, sócios da Moat Capital, são discretos e fazem o estilo low profile. Mas eles estão com a missão de fechar 2021 como o principal destaque da categoria, conforme indicação do estudo da Levante Advice, a plataforma de análise de gestoras e fundos de investimento recém-lançada pela casa de análise homônima.

Leia mais:
  • Eu comprei Magazine Luiza no IPO (e ainda tenho as ações)
  • Conheça o fundo que rendeu mais de 300% do CDI no auge da crise
  • ‘Estude antes de comprar ações. Não siga dicas de outras pessoas’, diz Bredda
Cotações
11/02/2026 18h01 (delay 15min)
Câmbio
11/02/2026 18h01 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É bom reforçar que ser o fundo de ações destaque do ano não necessariamente indica ser o de maior rentabilidade. Esse peso Bruno e Aranha não vão carregar. No estudo da Levante Advice, que entregou 4 de 5 estrelas para o Moat Capital FIA, a parte quantitativa (risco, retorno e liquidez) tem peso de 50%. A outra metade fica com a análise qualitativa, ou seja, pessoas, processo de investimento e pessoas.

“O resultado não é uma surpresa. O Moat FIA pode não ser o que vai trazer o maior retorno, mas é consistente”, diz Felipe Bevilacqua, CIO da Levante Advice, que diz que o processo de análise funciona como uma due diligence, com entrevistas e mais de 100 questões. “Sem falar que gestora é um negócio de recorrência e precisa ser perene. Vemos o Bruno e o Aranha fazendo isso daqui a 10 anos.”

Publicidade

Fundada em 2014, quando criar uma gestora independente era palavrão (hoje no Condado se fala que na Faria Lima só existem farmácias e gestoras), a Moat Capital é a união de uma amizade entre Bruno e Aranha que vem desde o ensino médio. A caminhada deles no mercado financeiro também começou junta. O primeiro emprego deles foi na tesouraria do Banco Votorantim. De lá eles tomaram rumos distintos, Bruno passou por Pátria, Ashmore e Canvas e Aranha por Capitânia e LLA Gestão.

“A empresa foi bem planejada, com pessoas experientes em asset”, diz Adriano Leite, sócio e diretor de relações com investidores da Moat Capital. “Não foi uma leva que saiu de tesouraria de banco para montar uma gestora.”

Esse histórico ajudou o Moat Capital FIA a se segurar no mercado bravio de 2020. Tanto Aranha como Bruno vivenciaram a crise de 2008. Na época, mesmo como jovens gestores, conseguiram entregar um bom resultado, que se provou consistente após a recuperação do mercado: eles continuaram entregando performance.

“Em 2008 eles apresentaram o cartão de visitas para a carreira de gestores”, afirma Leite.

Publicidade

Com patrimônio líquido de R$ 2,8 bilhões, 3,2 mil cotistas, investimento mínimo de R$ 20 mil, taxa de administração de 1,85% e liquidez de D+18, o fundo de ações da Moat Capital bateu o Ibovespa em seis dos sete anos que está aberto (somente em 2015 o resultado foi -16,5% ante -13,3% do benchmark).

Moat Capital FIA Ibovespa
2020 8,11% 2,92%
2019 43,85% 31,58%
2018 30,15% 15,03%
2017 45,59% 26,86%
2016 69,71% 38,93%
2015 -16,53% -13,31%
2014* 0,55% -11,67%
Acumulado 319,68% 110,22%

Fonte: Moat Capital FIA (*de agosto a dezembro)

Na carteira atual do fundo, aparecem Via Varejo (VVAR3), Itaú (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3), OI (OIBR3) e Petrobras (PETR3 e PETR4) entre as posições superiores a 5%. Os gestores buscam boas histórias de distorção e assimetria (valor/preço) para um portfólio diversificado.

“Cada um dos cases vai amadurecer na sua própria velocidade, pois é algo que não controlamos”, diz Leite. “Temos Oi, que é um case volátil de assimetria de informação, com Itaú, um case mais óbvio. Mas mais do que acertar o case é ter o tamanho correto em cada um deles.”

Com um time de 20 pessoas, a gestora acompanha com lupa 120 empresas. Além das principais no Brasil, companhias de peso no cenário internacional em setores como mineração, óleo e gás, papel e celulose, além de tecnologia e streaming ficam no radar.

Publicidade

Durante o pior momento da pandemia para o mercado financeiro, a Moat Capital apanhou por duas semanas. Foi o tempo da equipe de gestão fazer a leitura do que aconteceria e rebalancear a carteira. A partir daí, 40 ativos foram adquiridos (eles costumam ficar na faixa de 15 a 30 papéis). Entre essas ações estavam Magazine Luiza (MGLU3), que eles tinham se desfeito há dois anos, e algumas do setor de real estate, que já não faziam mais parte da carteira há um ano e meio. Nesse momento, a experiência de Bruno e Aranha ajudou a deixar a cabeça fria para olhar o que viria pela frente.

“Este ano vai ser difícil gerar alfa. O mercado no exterior está bastante esquisito, com muita liquidez, valuations esticados difíceis de justificar e histórias como a da GameStop”, afirma Leite, jogando a responsabilidade para o adversário e buscando evitar que o favoritismo pese contra o seu time.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Via (VIIA3)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

  • 3

    Ouro e dividendos: ainda faz sentido investir no metal em 2026?

  • 4

    Resultados de Suzano e Klabin no 4T25 devem decepcionar no curto prazo, mas analistas veem forte valorização

  • 5

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

Publicidade

Quer ler as Colunas de Márcio Kroehn em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aposentados INSS 2026: os pagamentos de fevereiro já começaram?
Logo E-Investidor
Aposentados INSS 2026: os pagamentos de fevereiro já começaram?
Imagem principal sobre o Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começou
Logo E-Investidor
Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começou
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com a sua geladeira
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com a sua geladeira
Imagem principal sobre o Bolsa Família realiza pagamentos nesta semana? Entenda
Logo E-Investidor
Bolsa Família realiza pagamentos nesta semana? Entenda
Imagem principal sobre o 5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o 4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Logo E-Investidor
Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Últimas: Colunas
Queda estrutural da inflação vai precisar de alguns anos de atingimento da nova meta
Marcelo Toledo
Queda estrutural da inflação vai precisar de alguns anos de atingimento da nova meta

Queda do IPCA abre espaço para cortes na Selic, mas desafios estruturais seguem no radar

11/02/2026 | 16h25 | Por Marcelo Toledo
Thiago de Aragão: O ponto cego do mercado de títulos do Tesouro dos EUA
Thiago de Aragão
Thiago de Aragão: O ponto cego do mercado de títulos do Tesouro dos EUA

A operação de basis sustenta a liquidez dos Treasuries, mas alavancagem elevada e novas regras podem virar risco sistêmico

11/02/2026 | 14h23 | Por Thiago de Aragão
Na escolinha dos bancos, o Itaú é o melhor aluno da turma e o resto só assiste
Katherine Rivas
Na escolinha dos bancos, o Itaú é o melhor aluno da turma e o resto só assiste

Banco empilha resultados fortes, lidera em rentabilidade e mostra por que ainda está anos à frente da concorrência

10/02/2026 | 18h08 | Por Katherine Rivas
Aos traumatizados do Master, há alternativa – e não é outro CDB
Luciana Seabra
Aos traumatizados do Master, há alternativa – e não é outro CDB

Caso do Banco Master expõe riscos ignorados em CDBs e reforça a importância de entender crédito privado antes de investir

10/02/2026 | 14h43 | Por Luciana Seabra

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador