• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Esta é a melhor estratégia de investimento para a sua carteira

Asset Allocation e Market Timing são as estratégias mais usadas pelos investidores; veja como utilizá-las

Por Marco Saravalle

10/01/2022 | 11:45 Atualização: 10/01/2022 | 11:45

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Fonte: Namtip Studio/Shutterstock)
(Fonte: Namtip Studio/Shutterstock)

Iniciamos o novo ano no mesmo ritmo do final de 2021, com forte volatilidade na Bolsa de Valores brasileira. Nos primeiros três dias de pregão em 2022, o Ibovespa (principal indicador do mercado acionário da B3) apresentou uma queda de 3,64%, chegando aos 101.005 pontos na quarta-feira (5). O resultado foi consequência da diminuição da exposição em ativos de risco pelos investidores, refletindo a cautela adotada devido aos avanços da variante Ômicron do coronavírus, alta da inflação e aumento da taxa básica de juros, no Brasil e no mundo.

Leia mais:
  • Carta aberta aos investidores sobre o ano de 2021
  • Analista financeiro que não gasta sola de sapato se ilude nos números
  • A tendência ESG e a conscientização das novas gerações
Cotações
25/04/2026 16h53 (delay 15min)
Câmbio
25/04/2026 16h53 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Diante desse cenário, muitos investidores têm me perguntado qual a melhor estratégia a ser adotada para suas respectivas carteiras de investimento?

A pergunta é muito boa e no mercado financeiro há diversas estratégias para diferentes perfis e objetivos, neste artigo vamos falar sobre duas estratégias que são muito utilizadas pelos investidores, Asset Allocation (alocação de ativos) e Market Timing (hora certa).

Publicidade

O Asset Allocation é uma estratégia que tem como objetivo definir o percentual que será alocado em cada classe de ativo de acordo com o perfil do investidor e seus objetivos. Diversos estudos apontam que essa é uma das melhores estratégias de investimento, além de ser a principal tática adotada por diversos gestores patrimoniais, responsáveis pela gestão de grandes fortunas.

Outro ponto importante do Assest Allocation é com relação ao rebalanceamento periódico da carteira, que pode ser quinzenal, mensal, trimestral, semestral ou anual, de acordo com a estratégia adotada.

Exemplificando: um investidor com perfil arrojado e objetivos de longo prazo, teria uma carteira composta por: 30% em ativos de renda fixa, 15% em fundos imobiliários, 25% em ações no Brasil, 25% em ativos no exterior e 5% em criptoativos. Essa alocação seria revisada conforme o prazo estabelecido de rebalanceamento, sendo necessário aumentar ou diminuir a posição nos ativos para se adequar aos percentuais definidos no início da carteira.

O resultado dessa hipotética carteira seria de um retorno positivo de 12,38% em 2021, desempenho superior em comparação a alguns índices do mercado financeiro no mesmo período:

  • CDI (Certificado de Depósito Interbancário – referência para renda fixa): retorno de 4,42%;
  • IFIX  (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários): queda de 2,19%;
  • Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo): queda de 11,81%.

Outra estratégia que é muito utilizada no mercado financeiro e tem como objetivo acertar o melhor momento para comprar ou vender um ativo é o Market Timing.

Publicidade

Para comentar sobre as duas estratégias de investimento, convidei o consultor de Investimentos da SaraInvest, David Martins. Ele menciona que a disciplina é a peça chave para que o Asset Allocation seja bem executado, pois no dia-a-dia, muitos investidores se deixam levar pelo descontrole emocional e acabam girando muito a carteira de investimento, comprando e vendendo ativos que fogem do seu perfil de investidor e de seus objetivos de investimento, na tentativa de acertar o melhor momento, ou seja, o Market Timing é uma estratégia que requer um gerenciamento de risco elevado dessas operações, pois além do risco com a negociação dos ativos o investidor precisa se atentar aos custos operacionais.

“Os investidores precisam tomar muito cuidado com algumas recomendações que são efetuadas com o único objetivo de gerar receita para bancos e corretoras, além da comissão que é paga aos gerentes de bancos e assessores de investimentos. Busque sempre por um profissional certificado e independente, que recomende o que é melhor para você, de acordo com seu perfil e seus objetivos”, finaliza Martins.

Como dito no início deste artigo, há diversas estratégias no mercado financeiro, minha recomendação é para que opte por aquela que você tenha mais conhecimento e se sinta mais confortável, além de sempre contar com profissionais qualificados para te auxiliarem no processo de investir.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dicas financeiras
  • Investimentos

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dólar abaixo de R$ 5 pela primeira vez em dois anos: viajar agora ou esperar? Veja se vale a pena comprar

  • 2

    O novo luxo: como itens raros, de guitarras a vinhos, viraram símbolo de status entre bilionários

  • 3

    FIIs com dívida 3 vezes acima da média acendem alerta — veja os 7 mais alavancados

  • 4

    Ibovespa nas máximas: investir agora ou esperar queda? Veja a estratégia usada pelos especialistas

  • 5

    Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos

Publicidade

Quer ler as Colunas de Marco Saravalle em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Logo E-Investidor
Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Imagem principal sobre o Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Logo E-Investidor
Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Imagem principal sobre o Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Logo E-Investidor
Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Imagem principal sobre o Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Logo E-Investidor
Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Últimas: Colunas
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro
Samir Choaib
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro

Somar a renda do dependente à declaração pode elevar a alíquota e anular o ganho com deduções

25/04/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior
William Castro
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior

Mais do que a cotação, estratégia, diversificação global e tempo de mercado explicam o retorno de quem investe fora do Brasil

24/04/2026 | 17h52 | Por William Castro
Lavagem de dinheiro com cripto: nada mais (in)discreto do que lavar dinheiro em público
Fabrício Tota
Lavagem de dinheiro com cripto: nada mais (in)discreto do que lavar dinheiro em público

Rastro público das blockchains desafia o mito do anonimato e expõe o papel — ainda minoritário — das criptomoedas na lavagem global

24/04/2026 | 14h10 | Por Fabrício Tota
Por que o pior investimento do mundo ainda é melhor do que as bets?
Fabrizio Gueratto
Por que o pior investimento do mundo ainda é melhor do que as bets?

Chamar aposta de mau investimento é um erro técnico: enquanto bancos tratam o cliente com ineficiência, as bets o tratam como um alvo em um sistema desenhado para a extração de riqueza

23/04/2026 | 14h50 | Por Fabrizio Gueratto

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador