• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Com controle de criptomoedas, China coloca estrutura do país em risco

Críticos do projeto do Yuan digital afirmam que ele violará a privacidade dos cidadãos chineses

Por Thiago de Aragão

27/05/2021 | 17:57 Atualização: 27/05/2021 | 18:28

Receba esta Coluna no seu e-mail
Bitcoin é uma das principais criptomoedas (Foto: Michael Wuensch/Pixabay)
Bitcoin é uma das principais criptomoedas (Foto: Michael Wuensch/Pixabay)

Elas envolvem dois campos cruciais no embate: o financeiro e o tecnológico. Se por um lado, haveria maior liberdade do mercado através delas, por outro, elas representam uma tecnologia digital de alto nível – ainda que tenham suas falhas. Assim, as criptomoedas representam uma vantagem competitiva ao país que melhor saber usá-las.

Leia mais:
  • Estas são as grandes empresas que investem em bitcoins
  • 10 filmes e séries para entender Bitcoin e criptomoedas
  • Estes são os perigos de investir em criptomoedas
Cotações
28/04/2026 14h38 (delay 15min)
Câmbio
28/04/2026 14h38 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por isso, a China tem um projeto de lançar o Yuan digital, a criptomoeda estatal chinesa. A ideia do governo chinês é que o Yuan físico seja substituído pela moeda digital. Mas quem acha que os chineses estão apenas querendo proporcionar maior liberdade financeira aos seus consumidores, sem submetê-los a taxas e outras tarifas, está muito enganado.

Por ser digital, o Yuan versão criptomoeda pode ser submetido a algo que o Yuan físico não permite: ser rastreado.

Publicidade

A China deseja monitorar cada vez mais seus cidadãos para obter dados. Costumo dizer que eles são o petróleo do século XXI. Rastreando o movimento de cada transação financeira que acontece no seu país, entendendo o que o indivíduo compra, como ele gasta, como o que ele gasta, a China consegue vantagens competitivas em outras áreas que vão muito além da financeira e tecnológica. Os benefícios vão para a área de segurança, de inteligência, e, sobretudo, para a comercial.

Pense comigo: existem dois rivais comerciais no mundo. Um têm o total controle e conhecimento das ações de compra de seus indivíduos. O outro depende de pesquisas, levantamentos, dados de terceiros e suposições. É claro que o que recebe as informações diretamente da fonte sai na pole position. Isso possibilita políticas econômicas mais focadas em áreas que precisam ser turbinadas, pois os dados serão obtidos em tempo real, via automação de interpretação de dados.

Os críticos do projeto do Yuan digital afirmam que ele violará a privacidade dos cidadãos chineses. Bem, a noção de privacidade deles não é muito apropriada para os parâmetros ocidentais, mas o Yuan digital pode sim atingir a principal – e uma das únicas liberdades chinesas: a econômica, o que pode ser extremamente prejudicial ao país.

O pacto social na China entre o governo e os cidadãos se pauta no aspecto da liberdade econômica. A cúpula do Partido Comunista Chinês chegou à conclusão que o que levou a União Soviética à ruína não foi apenas a falta liberdade de expressão, mas a falta de liberdade econômica. Os soviéticos queriam consumir, comer um hambúrguer do McDonald’s, ter uma mochila da Nike, usar um tênis All Star, ter uma TV Samsung. Eles queriam muito mais possuir a chance de consumir o que quisessem do que propriamente ter voz perante o governo.

Publicidade

A China, esperta que só ela, percebeu isso e usou o exemplo soviético como o que NÃO poderia fazer. Assim, percebeu que os chineses também não faziam a mesma questão de participar ativamente da política do país do que a de comprar smartphones e roupas de marca.

Com isso, a China pode sim colocar tudo a perder caso tenha controle total das transações de seus cidadãos, mas também não é algo tão simples. Os chineses já estão acostumados a serem monitorados pelo governo.

O problema será se esse monitoramento atingir a facilidade e a liberdade de compra existentes na China. O governo precisa entender que o monitoramento das estripulias financeiras de seu povo deve ser feito de maneira passiva. Caso o governo resolva criar impedimentos nos gastos do Yuan digital, aí sim, toda a estrutura sócio-política do país corre o risco de ruir.

Para evitar impactos geopolíticos no Yuan digital, a China pensa em impor prazo de validade para suas moedas. À primeira vista, é interessante para se esquivar de possíveis crises mundiais, mas, em um olhar mais profundo, pode ser visto como um primeiro movimento regulatório sobre a liberdade econômica, o que pode incomodar profundamente a população. Uma das alternativas seria oferecer incentivos para que determinada quantidade financeira de cada individuo seja gasta dentro de um prazo, criando um fluxo constante de atividade econômica.

Publicidade

Esses incentivos podem envolver (como já vem sendo avaliado) isenções tributárias, cash-back e descontos em outros produtos de uma cadeia produtiva distinta. Naturalmente, isso facilitaria ainda mais para o governo chinês priorizar determinadas indústrias e setores de serviços em relação a outros, principalmente levando em consideração a aproximação desses segmentos ao partido.

Ainda assim, as criptomoedas parecem estar se tornando uma tendência mundial e é claro que as duas potências do mundo vão querer usá-las e abusá-las. Basta esperarmos para ver se elas realmente irão vingar ou se tornarão apenas uma promessa fracassada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • China
  • Conteúdo E-Investidor
  • Criptomoeda

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje fecha abaixo de 190 mil pontos com tensão EUA-Irã, Focus e Super Quarta no radar; dólar cai

  • 2

    IPCA acima da meta muda rota da Selic e mercado prevê corte menor pelo Copom

  • 3

    Resultados 1T26: 53% das empresas devem reportar lucro maior mesmo com cenário adverso, diz Itaú BBA

  • 4

    Ibovespa hoje recua mais de 1% com aceleração do IPCA-15 pressionando corte de juros no País

  • 5

    Nubank anuncia investimento recorde de R$ 45 bilhões no Brasil em 2026

Publicidade

Quer ler as Colunas de Thiago de Aragão em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para trocar de investimento pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos conseguem participar de cursos educativos gratuitamente? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para alunos investirem no Tesouro Selic e fazer o dinheiro render
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: 2 meios acessíveis para alunos investirem o dinheiro do incentivo
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: 2 meios acessíveis para alunos investirem o dinheiro do incentivo
Imagem principal sobre o Passaporte EUA: quanto custa a emissão do 1º documento para assistir à Copa do Mundo 2026?
Logo E-Investidor
Passaporte EUA: quanto custa a emissão do 1º documento para assistir à Copa do Mundo 2026?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem movimentar o dinheiro em lotéricas?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem movimentar o dinheiro em lotéricas?
Imagem principal sobre o Starlink mini para viagem: veja quanto tempo dura o período de teste do plano
Logo E-Investidor
Starlink mini para viagem: veja quanto tempo dura o período de teste do plano
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: o que acontece com o dinheiro quando o aluno encerra a conta no Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: o que acontece com o dinheiro quando o aluno encerra a conta no Caixa Tem?
Últimas: Colunas
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta
Marco Saravalle
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta

Após frustrar expectativas, banco lança dúvidas sobre risco político e enfraquece a tese de dividendos

27/04/2026 | 14h18 | Por Marco Saravalle
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro
Samir Choaib
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro

Somar a renda do dependente à declaração pode elevar a alíquota e anular o ganho com deduções

25/04/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior
William Castro
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior

Mais do que a cotação, estratégia, diversificação global e tempo de mercado explicam o retorno de quem investe fora do Brasil

24/04/2026 | 17h52 | Por William Castro
Lavagem de dinheiro com cripto: nada mais (in)discreto do que lavar dinheiro em público
Fabrício Tota
Lavagem de dinheiro com cripto: nada mais (in)discreto do que lavar dinheiro em público

Rastro público das blockchains desafia o mito do anonimato e expõe o papel — ainda minoritário — das criptomoedas na lavagem global

24/04/2026 | 14h10 | Por Fabrício Tota

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador