Educação Financeira

10 documentários e filmes para entender Bitcoin e Criptomoedas

Para iniciantes, o assunto pode ser, realmente, complexo. Confira a lista para saber tudo sobre esses temas

10 documentários e filmes para entender Bitcoin e Criptomoedas
Kurt Russell em cena de Crypto (2019). Foto: Lionsgate
  • Há muita informação disponível na internet a respeito, inclusive em forma de produções audiovisuais
  • A maioria são documentários, mas há também filmes e até mesmo séries de ficção que abordam o assunto

(Murilo Basso, Especial para o E-Investidor) – Somente em 2020, o Bitcoin, criptomoeda mais conhecida do grande público, saltou mais de 270%. No último dia 8, quebrou a barreira dos US$ 41 mil. De lá para cá, a moeda sofreu uma queda, mas ainda está na casa dos US$ 30 mil. O tema, contudo, assusta muitos. O que são criptomoedas? O que é Bitcoin? O que é blockchain?

Para iniciantes, o assunto pode ser, realmente, complexo. Ao mesmo tempo, há muita informação disponível na internet a respeito, inclusive em forma de produções audiovisuais. A maioria são documentários, mas há também, filmes e até mesmo séries de ficção que abordam o assunto.

Confira a lista de séries, filmes e documentários sobre Bitcoin e criptomoedas:

1. Bitcoin: O fim do dinheiro como conhecemos (2015)

Gênero: Documentário

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O documentário do diretor e produtor Torsten Hoffmann sobre Bitcoin mostra a moeda digital como uma alternativa ao dinheiro “tradicional”. Para tanto, apresenta ao espectador como os bancos centrais operam e de que forma essas ações, muitas vezes duvidosas, resultaram na última grande crise financeira mundial, a de 2008.

Em um mundo onde tudo ocorre muito depressa, um documentário sobre Bitcoin feito há seis anos pode parecer até um pouco velho, mas fato é que se trata de uma boa produção para se iniciar no assunto.

Onde assistir Bitcoin: O fim do dinheiro como conhecemos: YouTube, com legendas em inglês:

2. Cryptopia: Bitcoin, Blockchains and the Future of the Internet (2020)

Gênero: Documentário

Cinco anos após lançar “Bitcoin: o fim do dinheiro como conhecemos”, Torsten Hoffmann se aprofundou na temática com esta produção, disponível em serviço de streaming. A proposta deste documentário sobre Bitcoin é explorar a evolução histórica do blockchain, rede aberta na qual as moedas são negociadas e que serve como uma espécie de livro contábil das transações.

Publicidade

O diretor parte da seguinte pergunta: essa tecnologia, projetada para operar independentemente da confiança e dentro de uma rede descentralizada, pode realmente fornecer uma alternativa robusta para a Internet como a conhecemos? Um questionamento interessante voltado não apenas ao mundo das criptomoedas, mas à revolução digital como um todo.

“Bitcoin é considerado uma das tecnologias mais disruptivas de nossa época. A cobertura da mídia, porém, ainda é mal informada e o público geral ainda tem dúvidas sobre a tecnologia e suas implicações”, afirmou o cineasta à imprensa à época do lançamento do filme.

Onde assistir Cryptopia: Bitcoin, Blockchains and the Future of the Internet: Amazon Prime Video

3. Banking On Africa – The Bitcoin Revolution (2020)

Gênero: Documentário

Para os realizadores deste documentário sobre Bitcoin, a África, considerada o continente mais vulnerável do mundo, teria vantagens na corrida mundial para liderar a tecnologia de blockchain, uma vez que o Bitcoin e as criptomoedas teriam poder para realizar mudanças profundas e sociais em diversos países africanos.

Publicidade

No filme, vemos a jornada dos “pioneiros” do Bitcoin na África e seus esforços para alavancar a moeda digital no continente, pois ela teria força suficiente para tornar os africanos mais independentes de um sistema bancário bastante falho. Trata-se de uma produção bastante explicativa, que desperta no espectador a curiosidade sobre o tema, muitas vezes difícil de ser compreendido.

Onde assistir Banking On Africa – The Bitcoin Revolution: Amazon Prime Video

4. Trabalho Interno (2010)

Gênero: Documentário

Ainda que não trate diretamente de Bitcoin, criptomoedas ou blockchain, este documentário, vencedor do Oscar da categoria em 2011, fornece uma boa base para compreendermos um dos principais motivos para a criação do Bitcoin: uma moeda imune ao controle e manipulações dos governos.

A produção lança mão de entrevistas com economistas e pessoas do mercado financeiro, políticos, jornalistas e acadêmicos para construir a tese de que uma indústria de corrupção foi a verdadeira responsável pela crise de 2008, comumente atribuída à bolha do mercado imobiliário nos Estados Unidos. A crise decretou a falência do Lehman Brothers, deixou milhares de pessoas sem moradia e causou uma recessão global.

Publicidade

Onde assistir Trabalho Interno: Netflix

5. Magic Money: The Bitcoin Revolution (2017)

Gênero: Documentário

A chegada do Bitcoin, principal moeda digital do mundo, fez com que pela primeira vez na história o controle do dinheiro não ficasse concentrado nas mãos das instituições bancárias tradicionais e dos governos. Quem controla essa moeda é quem, de fato, faz uso dela.

Mas de onde o Bitcoin veio? Como funciona? É confiável? Qual é o seu poder de mudar a sociedade? É a esse tipo de pergunta que o documentário “Magic Money: The Bitcoin Revolution” pretende responder. Produção ideal para aqueles que conhecem muito pouco ou quase nada sobre criptomoedas.

Onde assistir Magic Money: The Bitcoin Revolution: Globoplay e Amazon Prime Video

Publicidade

6. Explicando (2018 – atualmente)

Gênero: Série documental

Série da Netflix que se propõe a responder questionamentos atuais de forma rápida, “Explicando” tem um episódio dedicado às criptomoedas (é o quinto episódio da primeira temporada). A produção mostra como muitos ficaram bilionários após investir em criptos e se pergunta se o dinheiro digital será, efetivamente, a próxima revolução a marcar o sistema financeiro. Um bê-a-bá dinâmico para começar a mergulhar no mundo das moedas digitais.

Onde assistir Explicando: Netflix

7. Dentro do Reino Criptográfico (2018)

Gênero: Série documental

Para os realizadores da série, os conteúdos produzidos sobre Bitcoin e outras criptomoedas costumam focar muito nas perdas e ganhos desse tipo de moeda. Nesse sentido, muito seria perdido sobre a tecnologia fascinante que permite que as moedas digitais existam: o blockchain. A série, então, mergulha no domínio da criptografia e mostra por que todos deveriam se preocupar com o seu desenvolvimento e fortalecimento.

Publicidade

Onde assistir Dentro do Reino Criptográfico: Globoplay

8. A Blockchain e Nós (2017)

Gênero: Documentário

Quando Satoshi Nakamoto (que até hoje ninguém sabe se é uma única pessoa ou se são várias) lançou o Bitcoin, no já longínquo 2009, ele não podia imaginar que a criptomoeda se valorizaria tanto assim. A criptomoeda tornou possível o envio de dinheiro ao redor do mundo todo, sem qualquer tipo de intermediário, incluindo bancos e governos.

O fato de se tratar de um assunto um tanto espinhoso inicialmente foi o que motivou o diretor Manuel Stagars a produzir o documentário “A Blockchain e Nós” em curta-metragem (tem cerca de meia hora). Por meio de entrevistas com desenvolvedores de software, pesquisadores e empresários, o realizador busca apresentar a tecnologia de blockchain, invenção que compara com a do avião no início do século XX.

Onde assistir A Blockchain e Nós: YouTube, com legendas em português.

9. Crypto (2019)

Gênero: Drama/Crime/Suspense

Um jovem agente financeiro de Wall Street obrigado a retornar à sua cidade natal, no interior do estado de Nova York, vê-se em meio a uma investigação de esquema de corrupção envolvendo pessoas muito poderosas, que utilizam criptomoedas para manter sigilosas suas transações ilegais e lavar dinheiro.

O filme, estrelado por Kurt Russell, Beau Knapp e Luke Hemsworth, tem uma “receita” parecida com a de dezenas de outros dramas sobre corrupção, mas vale pela abordagem até então inédita do mundo das criptomoedas em Hollywood.

Onde assistir Crypto: Amazon Prime Video

10. Billions (2016 – atualmente)

Gênero: Drama

Exibida na Netflix, a série tem como ponto de partida a rixa entre o procurador de Justiça Chuck Rhoades (Paul Giamatti) e o empresário de investimentos Bobby Axelrod (Damian Lewis), que trabalha com corretagem de ações na Bolsa de Valores e lança mão de práticas nem sempre dentro da legalidade para enriquecer. Uma ótima pedida para quem se interessa pelo mercado financeiro.

A quinta temporada do seriado, que estreou em 2020, aborda o mundo das criptomoedas. Para escrever sobre o assunto, os roteiristas da série contaram com a consultoria de Bem Mezrich, autor do livro “Bitcoin Billionaires: A True Story of Genius, Betrayal, and Redemption” (“Bilionários do Bitcoin: uma verdadeira história de genialidade, traição e redenção”, em tradução livre).

Onde assistir Billions: Netflix

Bônus: canais do YouTube sobre Bitcoin e criptomoedas

Quem quiser se aprofundar ainda mais no assunto de Bitcoin e criptomoedas e desejar acessar conteúdos frequentes sobre o tema pode recorrer a canais do YouTube que abordam o assunto cotidianamente, como Criptomaníacos, Usecripto, Fernando Ulrich e Rodrigo Cohen.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos