• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

OPINIÃO: Maduro e o fracasso venezuelano colocam o Brasil no centro das tensões

Sem perceber, o Brasil se tornou um dos personagens principais das eleições da Venezuela

Por Thiago de Aragão

31/07/2024 | 7:15 Atualização: 31/07/2024 | 20:22

Receba esta Coluna no seu e-mail
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela (Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela (Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)

Nos últimos anos, as relações entre Brasil e Venezuela têm sido marcadas por uma série de desafios políticos, econômicos e diplomáticos. A situação da Venezuela, que enfrentou um êxodo significativo de empresas e uma crise econômica profunda, coloca o Brasil em uma posição complicada, especialmente no contexto das últimas eleições da Venezuela e da contínua falta de credibilidade em suas instituições.

Leia mais:
  • Venezuela: detalhe mostra falência do mercado financeiro do país de Maduro
  • Com Biden X Trump, a volatilidade no cenário político dos EUA continua; e agora?
  • Divisão política na União Europeia: a ascensão da direita e a resiliência da esquerda
Cotações
21/10/2025 17h07 (delay 15min)
Câmbio
21/10/2025 17h07 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Maduro não tinha opção. Fraudou, mentiu, roubou e fez de tudo ao seu alcance para impedir o inevitável. Por enquanto, vem segurando sua queda, assumindo a derrota que a história já lhe daria de qualquer forma, mas agora em um grau ainda maior de intensidade. Maduro obteve 30% dos votos contra 67% de Edmundo Gonzalez.

Nicolas Maduro é um caso único. De motorista de ônibus a Ministro, Presidente, depois “Presidente”, chegando a Ditador e, agora, apelão histórico. O fracasso venezuelano já é conhecido por todos. O êxodo de imigrantes, de empresas, de capital e de vergonha na cara é recorrente. Mesmo assim, Maduro aprofundou um sistema de ganho e recompensa dentro do bolivarianismo onde a derrota não é mais uma questão de saber perder ou não. Trata-se de sobrevivência e Maduro não está sendo antidemocrático. É ingênuo achar isso agora, quando ele já provou que não tem apreço algum por democracia há anos.

Publicidade

A atual situação na Venezuela é um jogo de xadrez onde o Brasil, sem perceber, se tornou um dos personagens principais. Quando Maduro convida Celso Amorim a ser “observador”, ele está assinando uma apólice de seguro. Para Maduro, Celso Amorim, desde Caracas, vendo tudo com “seus próprios olhos”, não afirmaria que houve fraude. Naturalmente, que, em um ambiente controlado, Amorim apenas observaria aquilo que Maduro quisesse.

Assim, a postura brasileira seria induzida, na cabeça de Maduro, a aceitar o resultado das eleições venezuelanas, já que Amorim seria testemunha ocular de um processo “limpo e democrático”.

Esse plano só funcionaria se a diferença de votos entre Maduro e Gonzalez fosse apertada. Na confusão, essa diferença seria rapidamente diluída e maquiada pelo surreal Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Com a diferença enorme que realmente aconteceu, Maduro não consegue esconder um elefante no banheiro.

A manipulação eleitoral não foi surpreendente, mas a magnitude da diferença de votos tornou a fraude evidente. A grande disparidade dificultou esconder as irregularidades, o que resultou em uma resposta crítica de diversos países da região, incluindo governos de esquerda como os do Chile e da Colômbia, que historicamente manteriam um alinhamento mais próximo com a Venezuela.

Publicidade

Apesar da surrealidade e profunda veia corrupta, dentro do CNE há heróis. Adivinhe de onde saíram todas as atas dos colégios eleitorais? Não do CNE, mas de funcionários do CNE que viram o cirque du soleil que o bolivarianismo tentava fazer com os números.

Para o Brasil, a situação é especialmente complicada. A relação histórica e política com a Venezuela coloca o governo brasileiro em uma posição delicada. O apoio imediato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo de Maduro, antes mesmo de uma posição oficial do presidente Lula, exemplifica a tensão entre lealdade partidária e interesses nacionais. Essa antecipação gerou um embaraço diplomático, forçando o governo brasileiro a lidar com uma situação complexa de alinhamento político e política externa.

E agora, Brasil? Lula se encontra no meio de uma disputa interna. Pedir ao próprio Maduro as atas dos colégios eleitorais foi correto. Maduro ou não as entregará ou criará atas que o apetecem (mas é um trabalho que nem IA faria). A grande questão é como o Brasil se portará a partir daí.

Sabemos que Lula tem um desejo pessoal de mediar grandes coisas. Tentou com Ahmadinejad durante seu segundo mandato, tentou com a Ucrânia e posteriormente com a questão Israel e Palestina. Todas as vezes, as predileções políticas e pessoais o atrapalharam e se colocaram no meio da neutralidade. Nesse caso, com as informações em mãos, cabe a Lula tomar a decisão correta de condenar veementemente o governo que tantas vezes defendeu.

Publicidade

Lula pode, publicamente, pedir que Maduro renuncie e aceite a derrota nas eleições da Venezuela. Isso seria surpreendente e necessário. No entanto, a possibilidade de Maduro renunciar e aceitar a perda é próxima a zero. Para Maduro não é uma disputa eleitoral, é a disputa da sua própria existência, literalmente.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • américa latina
  • Brasil
  • eleição
  • Eleições
  • Fraude
  • Governo
  • governo federal
  • Luiz Inácio Lula da Silva
  • venezuela

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Vale (VALE3) deve ter alta na produção de minério no 3T25; veja o que esperar dos dividendos

  • 2

    Inteligência artificial nas finanças: como usar a tecnologia como “copiloto” dos seus investimentos

  • 3

    Ouro dispara 59,5% em 2025: por que o metal bate recordes e como montar hoje posição com 5% a 10% da carteira

  • 4

    "2026 ainda será o ano da renda fixa" diz o presidente da Bolsa brasileira

  • 5

    “Maior risco para 2026 é Lula romper com o arcabouço fiscal e aumentar benefícios”, diz gestor da Kinea Investimentos

Publicidade

Quer ler as Colunas de Thiago de Aragão em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Passo a passo para fazer prova de vida pelo app Meu INSS
Logo E-Investidor
Passo a passo para fazer prova de vida pelo app Meu INSS
Imagem principal sobre o INSS: programa que reduz filas de espera irá voltar?
Logo E-Investidor
INSS: programa que reduz filas de espera irá voltar?
Imagem principal sobre o Saque do FGTS no exterior: o que é o benefício?
Logo E-Investidor
Saque do FGTS no exterior: o que é o benefício?
Imagem principal sobre o BPC: posso manter o benefício mesmo se minha renda familiar variar?
Logo E-Investidor
BPC: posso manter o benefício mesmo se minha renda familiar variar?
Imagem principal sobre o Casa própria: entenda 3 regras do novo modelo de crédito imobiliário
Logo E-Investidor
Casa própria: entenda 3 regras do novo modelo de crédito imobiliário
Imagem principal sobre o INSS: fila de espera por benefício pode aumentar?
Logo E-Investidor
INSS: fila de espera por benefício pode aumentar?
Imagem principal sobre o App do FGTS: passo a passo para instalar o aplicativo
Logo E-Investidor
App do FGTS: passo a passo para instalar o aplicativo
Imagem principal sobre o Inteligência artificial nas finanças: como usar a tecnologia como “copiloto” dos seus investimentos
Logo E-Investidor
Inteligência artificial nas finanças: como usar a tecnologia como “copiloto” dos seus investimentos
Últimas: Colunas
Imposto de Renda e inteligência artificial: como a receita vigia seus dados
Samir Choaib
Imposto de Renda e inteligência artificial: como a receita vigia seus dados

Algoritmos que cruzam dados bancários, Pix e investimentos em segundos tornam a malha fina mais afiada do que nunca

19/10/2025 | 09h30 | Por Samir Choaib
Da fábrica ao feed: a nova alienação do trabalho e o alerta da Geração Z
Ana Paula Hornos
Da fábrica ao feed: a nova alienação do trabalho e o alerta da Geração Z

Empresas buscam produtividade, mas enfrentam um mal invisível: a desconexão humana. A alienação que um dia habitou as fábricas agora vive nas telas e ameaça o valor mais estratégico das organizações: o sentido

18/10/2025 | 09h30 | Por Ana Paula Hornos
A fuga dos milionários do Brasil custa caro e quase ninguém está calculando isso
Fabrizio Gueratto
A fuga dos milionários do Brasil custa caro e quase ninguém está calculando isso

Governo contabiliza benefícios, mas ignora perdas de quem decide investir no exterior. Essa é a matemática que ninguém quer fazer

16/10/2025 | 15h16 | Por Fabrizio Gueratto
Como plataformas e fintechs estão redesenhando o sistema financeiro brasileiro
Einar Rivero
Como plataformas e fintechs estão redesenhando o sistema financeiro brasileiro

Plataformas de investimento e FGC justificaram aumento da captação de recursos e democratização dos investimentos

15/10/2025 | 14h05 | Por Einar Rivero

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador