Viagem financeira

Formada em jornalismo e com especialização em mídias digitais pela Universidade da Califórnia, Valéria Bretas já passou pelos maiores veículos de comunicação do País e hoje é editora-chefe do E-Investidor. Ao longo de sua carreira, também aperfeiçoou técnicas de planejamento financeiro aplicadas em viagens. Na coluna Viagem Financeira, escreve sobre experiências, organização financeira e notas exclusivas sobre turismo. Instagram: @valeriabretas

Com colaboração do jornalista @andersonfigo

Valéria Bretas

6 contas no Instagram que podem te ajudar a economizar com hospedagens

Há sugestões de chalés nas montanhas até uma conta dedicada às hospedagens para o home office

(Foto: Pixabay)
  • Com o avanço recorde na média móvel de óbitos no Brasil, as regras de isolamento também foram reforçadas e até as viagens dentro do País foram mais uma vez limitadas
  • Um levantamento realizado pela Booking.com mostrou que a procura por destinos mais próximos de casa ganharam força no último ano
  • Em um ambiente cercado por orçamento apertado e restrições específicas para as viagens, muitos perfis nas redes sociais destacam hospedagens mais isoladas e com boas promoções. Veja a lista

Se organizar, arrumar as malas e viajar por aí deixou de ser um plano simples para todos no último ano. Lidar com uma pandemia sanitária global não só trancou as pessoas em casa, como criou um senso de emergência em relação aos cuidados com os gastos extras no dia a dia. 

A situação do turismo ainda é dramática, com boa parte dos países com as fronteiras fechadas para estrangeiros. E com o avanço recorde na média móvel de óbitos no Brasil, as regras de isolamento também foram reforçadas e até as viagens dentro do País foram limitadas. 

Não é por acaso que a procura por destinos mais próximos ganharam força e mais pessoas passaram a usar o carro para viajar “perto de casa”. Ao analisar os padrões de viagem no ano passado, a Booking.com calculou que a distância média que os brasileiros percorreram caiu 63% em comparação com o mesmo período do ano anterior, saindo de 1.557 quilômetros por reserva para 569 quilômetros. 

Em um ambiente cercado por orçamento apertado e restrições específicas para as viagens, surgiu uma oportunidade: há diversos perfis nas redes sociais que destacam destinos que respeitam as regras de isolamento, podem ser acessados via carro e com preços acessíveis. 

No Instagram, há desde chalés nas montanhas até um perfil dedicado a encontrar hospedagens para quem busca unir o home office com o lazer. O ponto em comum? todos podem te ajudar a economizar um pouco mais na próxima trip! Veja:

@airbnb.dicass

O grande diferencial desse perfil é que todos os hotéis, pousadas e chalés são achados dentro do Airbnb (Air, Bed and Breakfast), plataforma global de hospedagens.

A vantagem de fechar a viagem por lá é que o próprio site fornece avaliações de quem já passou pelo espaço e todo o processo de comunicação com os anfitriões e pagamento é realizado internamente.

No Insta, há todas as informações sobre o local, valores e capacidade nas fotos. Vale a pena checar!

@roadoffice.dicas

Essa conta tem um foco diferente. Ela fornece dicas de hospedagens fora do convencional para as pessoas que buscam um lugar para fazer o home office, mas em um ambiente fora de casa. Há desde pousada na montanha até chalés pertinho da natureza.

As promoções das diárias são sinalizadas em cada uma das fotos e o perfil se compromete a checar se o local possui uma conexão de internet satisfatória para fazer o trabalho remoto.

@ferias.perfeitas

Apesar de acomodações com preços menos modestos, o perfil sugere boas opções para quem procura conforto em lugares exóticos durante as  férias – seja em casal ou em grupo. O charme da conta é deixar uma descrição bem completa sobre o local, com informações ricas sobre as hospedagens e os destinos.

@pousadas.top

A conta não se limita em estados específicos na hora de selecionar as hospedagens. Há indicações de pousadas em todo o Brasil!

Diferente das outras contas, que compartilham hotéis ou casas do Airbnb, o perfil foca em pousadas estilosas e com paisagens de tirar o fôlego. Veja só:

@sampadicas

O perfil vai além das recomendações de hospedagens com bons preços. Além de sinalizar diárias em promoção em hotéis com boa estrutura, a página faz indicações de resturantes, bares e passeios.

O foco das publicações é direcionado para o público da cidade de São Paulo.

@caiotravels

O perfil do Caio já é mais conhecido entre os viajantes. A conta vai além de sinalizar hotéis mais baratos e promoções, ele também passa uma série de dicas para economizar durante os trechos e onde encontrar roteiros com bom preço.