• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Entender a volatilidade da renda variável é básico para o investidor

Se você é investidor, não especulador, e está olhando o longo prazo, se preocupe com os lucros das empresas

Por Vitor Miziara

31/05/2022 | 11:00 Atualização: 31/05/2022 | 11:02

Receba esta Coluna no seu e-mail
Quando falamos em renda fixa, temos a impressão de que  sempre vamos sair ganhando, mas isso não é verdade – Foto: Envato
Quando falamos em renda fixa, temos a impressão de que sempre vamos sair ganhando, mas isso não é verdade – Foto: Envato

Faz mais de 15 anos que estou no mercado e é incrível o número de pessoas, inclusive profissionais, que justificam o nome renda variável pelo sobe e desce das ações.

Leia mais:
  • Ações populares em queda livre: quais delas vale a pena comprar
  • Miziara: “Desde que abriu capital, Twitter não deu lucro ao acionista”
  • 'Até o investidor superconservador terá de mexer no portfólio', diz Kairós Capital
Cotações
01/05/2026 18h15 (delay 15min)
Câmbio
01/05/2026 18h15 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quanto mais cedo a gente quebrar esse “conceito”, mais rápido nos tornaremos investidores em vez de especuladores e vamos dormir mais tranquilos, deixando totalmente de lado a preocupação com o sobe e desce do mercado.

Se ao final desse artigo você ainda se sentir inseguro ao investir em ações, bom…então a Bolsa não é para você.

Publicidade

Começando do básico: renda!

Segundo o dicionário de Oxford, renda é a soma do total das importâncias recebidas periodicamente, por pessoa física ou jurídica, como remuneração de trabalho ou de prestação de serviços, de aluguel de imóveis, de aplicação de capital etc.

Ou seja, é aquele dinheiro que você recebe em troca de algo, seja trabalho, investimentos ou até mesmo tendo um Instagram com muitos seguidores!

Quando falamos em renda fixa, temos a impressão de que nosso investimento sempre vai subir e sempre vamos sair ganhando, mas isso não é verdade.

Publicidade

Renda fixa quer dizer que o retorno que você negociou será sempre o mesmo, todo mês ou todo ano ou no vencimento, sem nunca mudar (a menos que esteja atrelado a algum índice).

Isso não quer dizer que o título de renda fixa pelo qual se pagou “x” nunca vai sair do lugar. Pode ser que em eventual necessidade de capital seja preciso vendê-lo mais barato no mercado e isso traria uma oscilação de preço, mas não na renda que seria paga conforme foi acordado ao contratar o título.

Até mesmo no Tesouro os títulos pré-fixados, aqueles em que você já sabe quanto receberá de renda, oscilam. É que todo dia tem alguém comprando e vendendo, negociando taxas e o preço por cada um deles.

Vamos imaginar uma empresa negociada em bolsa, que mantenha seu lucro estável anualmente e distribua dividendos para seus acionistas. Você concorda que essa companhia, apesar do sobe e desce da ação, seria uma renda fixa? Afinal, você compra algo e tem o mesmo retorno.

Publicidade

O termo renda variável vem do fato de investirmos em empresas que têm o seu resultado financeiro variável. Não sabemos quanto essa empresa dará de lucro no trimestre e quanto disso será atribuído aos acionistas.

Como o resultado financeiro da empresa oscila, e consequentemente o lucro, a renda que eu sendo investidor terei sempre será variável, dependendo do resultado da empresa.

Mesmo que uma ação mantivesse o mesmo preço e pagasse lucros diferentes ao longo do tempo, ela seria considerada renda variável para quem é acionista.

Esse ponto é muito importante: quando nos damos conta de que devemos usar a B3 como uma plataforma digital, com a possibilidade de virar sócio das maiores empresas do país e participar do resultado financeiro que elas dão, o sobe e desce das ações só me importa para novos aportes ou saída de uma companhia que se valorizou muito.

Publicidade

O Brasil é um dos únicos países do mundo que ainda tem cartório. Sabe quanto tempo demora uma alteração de Contrato Social? Em São Paulo, pelo menos 40 dias corridos.

Por meio da B3, eu posso em questão de minutos me tornar sócio do Itaú, do Pão de Açúcar e até de empresas internacionais que têm suas ações listadas aqui.

Se você é investidor, não especulador, e está olhando o longo prazo, se preocupe com os lucros das empresas e não com o sobe e desce das ações. Afinal, isso não é o que define ser renda variável ou não.

Como incentivo para se tornar ou se manter investidor nesse momento de alta volatilidade, quase 70% dos resultados divulgados das empresas vieram melhores do que mercado estava esperando, ou seja, o caminho está traçado.

Publicidade

Compre na baixa, venda na alta! Mas quais ações comprar? Quais estão dando lucro? Me segue lá no Instagram @vmiziara que todo dia coloco algo relacionado ao mercado.

Até a próxima!

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • b3sa3

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dólar cai ao menor nível desde 2024, mas cenário é frágil; veja o que esperar para maio

  • 2

    Copom confirma Selic a 14,5%: onde investir com segurança agora

  • 3

    Ibovespa hoje tem 6ª queda seguida após Federal Reserve manter juros nos EUA; dólar sobe

  • 4

    Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

  • 5

    Custos pressionam a Vale, mas metais básicos surpreendem; veja análises dos resultados no 1T26

Publicidade

Quer ler as Colunas de Vitor Miziara em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Imagem principal sobre o BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Logo E-Investidor
BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Imagem principal sobre o Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Logo E-Investidor
Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Imagem principal sobre o Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Logo E-Investidor
Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Logo E-Investidor
IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Últimas: Colunas
O ano já está (quase) na metade. E agora?
Carol Paiffer
O ano já está (quase) na metade. E agora?

Com o ano avançando rapidamente, empresas ainda operam como se estivessem no início — e podem pagar caro por isso

01/05/2026 | 07h30 | Por Carol Paiffer
Por que só os FIDCs de primeira linha sobreviverão nos próximos 10 anos
Fabrizio Gueratto
Por que só os FIDCs de primeira linha sobreviverão nos próximos 10 anos

O avanço dos FIDCs para R$ 800 bilhões marca o fim do amadorismo e exige tecnologia para enfrentar a alta inadimplência

30/04/2026 | 14h34 | Por Fabrizio Gueratto
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor
Einar Rivero
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor

Patrimônio mais que dobra em dois anos, base de investidores avança e diversificação consolida ativo como peça cada vez mais relevante na carteira do brasileiro

29/04/2026 | 14h22 | Por Einar Rivero
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?
Vitor Miziara
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?

Fluxo estrangeiro explica a alta do ano, não os fundamentos. Com o valuation já acima da média, o investidor precisa recalcular o jogo

28/04/2026 | 17h45 | Por Vitor Miziara

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador