Publicidade

Comportamento

11 formas de ganhar dinheiro extra durante o carnaval

Com expectativa de movimentar R$ 9 bi, a folia é uma boa oportunidade para quem quer fazer renda extra

11 formas de ganhar dinheiro extra durante o carnaval
Bloco de Carnaval em São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Festa, viagens e diversão é o que a maioria das pessoas tem em mente quando o assunto é Carnaval, mas há quem enxergue o período de folia como uma oportunidade para conseguir um dinheiro extra e complementar o orçament0 mensal. 

Em 2024, a expectativa é que a festa temática movimente mais de R$9 bilhões no país, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O levantamento também apontou que 67 mil postos de trabalho temporários devem ser criados para atender à demanda do período. 

Para quem quer aproveitar a data para gerar renda, o ideal é pensar em como solucionar problemas que os foliões podem ter no Carnaval, desde a sede e a fome no meio dos bloquinhos, até a necessidade de um lugar para deixar os pets durante a viagem. 

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Toda empresa existe para resolver um problema, que é, na verdade, uma oportunidade esperando para ser descoberta. Então, é preciso desenvolver uma empatia plena com o cliente, identificar quais são os problemas que ele teria nesse período do Carnaval e se propor a ser a solução para um desses problemas”, orienta o gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Enio Pinto. 

O especialista também ressaltou que comércio e serviços são atividades que demandam menor investimento e que podem gerar um bom retorno durante o Carnaval. 

Para ajudar quem quer aproveitar o feriado para fazer um dinheiro extra, o E-Investidor listou algumas oportunidades que podem ser postas em prática nos próximos dias, com opções para quem gosta de participar dos famosos bloquinhos de rua e também para quem prefere ficar longe da multidão. Confira a seguir. 

Vendas em bloquinhos 

Os blocos de rua são característicos do Carnaval e movimenta milhões de pessoas pelo Brasil. A festa oferece muitas oportunidades para vendas de produtos e serviços e é um ótimo lugar para quem quer fazer uma renda extra. Veja ideias do que vender nos bloquinhos de Carnaval (algumas podem te surpreender):

Fantasias e acessórios de Carnaval: apesar de ser item praticamente obrigatório nos blocos de ruas, as fantasias e acessórios nem sempre são planejados com antecedência e muitos foliões vão para a festa na expectativa de comprar adereços na rua. Algumas opções fáceis de serem vendidas são óculos, perucas, máscaras, ombreiras, saias de tule, gravatas e meias.

Publicidade

É possível produzir as fantasias com antecedência ou comprar no atacado em comércios populares. Para quem está em São Paulo, a Rua 25 de Março possui centenas de lojas vendendo itens baratos que podem ser revendidos nos blocos. 

Acessórios essenciais: muita gente vai para a festa e esquece de itens que podem ser necessários para passar o dia como bonés e chapéus para se proteger do sol, óculos de sol, capa de chuva, pochetes e até desodorante. Estar preparado com um estoque desses acessórios é uma boa ideia para conseguir uma renda complementar nos dias de festa. Outra opção é personalizar esses itens com a temática de Carnaval, agregando ainda mais valor ao produto.

Glitter: é possível ganhar dinheiro nos bloquinhos vendendo (e jogando) glitter para as pessoas. O item brilhante é marca registrada do Carnaval e vai chamar a atenção de muitos foliões interessados em comprar. 

Maquiagens e Penteados: as maquiagens e os penteados são outra opção para quem quer fazer uma grana extra. Se você domina as técnicas, com certeza vai encontrar muita gente no meio dos bloquinhos dispostas a pagar pelo serviço. A dica é selecionar apenas produtos essenciais e que possam ser facilmente manuseados no meio da festa. 

Publicidade

Comidas e bebidas: a oportunidade mais clássica de comércio no Carnaval são comidas e bebidas. São diversas as opções como água, refrigerante, cerveja, drinks, geladinhos, gelo, lanches naturais e lanches práticos (pizzas, salgados, balas, doces, bolos). Evite comercializar alimentos perecíveis ou que estraguem com o calor. 

Mas atenção, para vender comida ou acessórios na rua é necessário ter uma autorização dos órgãos municipais. Geralmente, há licenças temporárias para grandes eventos como o Carnaval, e o cadastro normalmente pode ser feito de forma on-line no site das prefeituras. 

Para quem não é de bloquinho

Acontece que nem todo mundo gosta de blocos de rua e de estar no meio da multidão reunida no Carnaval. Mesmo para quem não é dos bloquinhos há oportunidades.

Maquiagem e penteados: A começar pelos serviços básicos como maquiagem e penteados. Essa opção foi citada como uma possibilidade de comercialização nos blocos de rua, mas muitos foliões preferem ir prontos para a festa e buscam esses serviços com antecedência, gerando, assim, uma oportunidade de renda extra para quem sabe prestar o serviço. 

Costura e personalização de roupas e fantasias: Assim como acontece com a maquiagem e o penteado, não é todo mundo que deixa a fantasia para última hora. Se você sabe costurar ou personalizar roupas e acessórios, pode se programar e realizar esses serviços nos dias anteriores ao Carnaval. Os itens são facilmente encontrados em grandes centros de comércio popular como a 25 de Março, em São Paulo, ou o Saara, no Rio de Janeiro. 

Publicidade

Aluguel de casa para temporada: se você não tem habilidades artesanais para fazer fantasias e maquiagens, ainda pode levantar uma renda extra alugando casa ou quartos para temporada. A procura nessa época do ano é muita alta e o valor também aumenta. É possível contar com plataformas como Airbnb e Quinto Andar para o aluguel de casas e outras como Roomgo e WebQuarto paea alugar apenas um quarto.

Cuidador de pet: O serviço de cuidador de pets tem ficado cada vez mais requisitado e deve ter uma alta demanda durante o feriado de Carnaval, quando muitas pessoas viajam por dias. Para facilitar a logística, a dica é oferecer o serviço inicialmente entre vizinhos, conhecidos e pessoas próximas, e, assim, ir criando a sua clientela. 

Babá: quem tem habilidades com crianças também pode usar essa mesma lógica para fazer uma renda extra no Carnaval. Muitos pais e responsáveis buscam profissionais para passar o dia com os pequenos enquanto vão para blocos de rua ou festas. 

Motorista de aplicativo: por fim, o transporte é um dos serviços mais requisitados nos dias de Carnaval. Muitas pessoas usam o transporte público, mas também há uma alta demanda por carros por aplicativos, o que representa uma oportunidade para quem quer ganhar um dinheiro extra dirigindo. As principais plataformas para se cadastrar são Uber, 99 e Cabify. A dica principal é escolher pontos estratégicos como ruas próximas a bloquinhos e estações de metrô. 

Publicidade