Comportamento

Ranking mostra aeroportos que lideram atrasos e cancelamentos de voos

Levantamento da AirHelp mostra que quase 1 milhão de passageiros foram afetados no ano passado

Ranking mostra aeroportos que lideram atrasos e cancelamentos de voos
Os atrasos e cancelamentos podem garantir a indenização aos passageiros (Foto: Envato Elements)
  • Levantamento mostra os 10 aeroportos brasileiros com mais atrasos e cancelamentos em 2021
  • O Aeroporto Internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, foi o aeroporto do País com o maior volume de atrasos e cancelamentos de voos no ano passado
  • A situação vivenciada pelos 3 milhões de passageiros pode dar o direito à indenização pelos cancelamentos ocorridos nos aeroportos brasileiros

(Daniel Rocha e Valéria Bretas) – O Aeroporto Internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, foi o aeroporto do País com o maior volume de atrasos e cancelamentos de voos no ano passado.

Segundo o levantamento AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos de passageiros, 988.676 mil passageiros foram afetados pelos problemas da falta de pontualidade das companhias aéreas. O número é três vezes maior do que o registrado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), que aparece em segundo lugar no ranking.

A pesquisa, enviada em primeira mão ao E-Investidor, foi realizada a partir do banco de dados global da AirHelp, que considerou os voos regulares em aeroportos brasileiros de 2021, levando em conta o número absoluto de passageiros de cada um deles. A empresa também consultou outras fontes para garantir a veracidade dos números.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O resultado do estudo também revelou que os problemas de atrasos e cancelamentos são mais comuns nos aeroportos paulistas. Na sequência, aparece o Aeroporto Internacional de Recife (PE), com mais de 317 mil passageiros impactados ao longo do ano.

A empresa ressalta que a situação vivenciada pelos 3 milhões de passageiros pode dar o direito à indenização pelos cancelamentos ocorridos nos aeroportos brasileiros em 2021.  Caso o cliente tenha condições de provar os problemas relatados, pode receber até R$ 5 mil das empresas.

Existem diferentes situações em que é possível entrar com um processo judicial contra uma empresa aérea. Veja as principais que você deve conhecer:

1. Atraso e cancelamento de voos: Existem tantos direitos por trás das mudanças, atrasos e cancelamentos que é possível fazer um post dedicado só para este tópico. O importante é você saber que você precisa ser notificado com uma antecedência mínima, caso contrário, a empresa deverá arcar com despesas e encargos.

2. Conexão perdida: Já aconteceu com você de perder uma conexão por conta do atraso ou cancelamento do voo anterior? Pois é. Se esse atraso superar 4 horas você  tem boas chances de receber uma indenização por danos morais.

Publicidade

3. Extravio e danos na bagagem: Se as suas malas não chegam no destino final, a companhia aérea precisa localizar os seus pertences e fazer a devolução. Quando isso não acontece, a empresa tem o dever de reembolsar o consumidor.

4. Taxas abusivas: Imprevistos acontecem, fato. Se você precisa remarcar ou cancelar a sua passagem, é comum que algumas taxas sejam cobradas. No entanto, existem casos em que as multas são abusivas e você precisa ficar ligado!

5. Overbooking: Essa é uma das situações mais comuns, especialmente em feriados e fim de ano. O motivo? A companhia aérea acaba vendendo mais bilhetes do que o número de assentos disponíveis na aeronave. Ou seja, mesmo que você tenha comprado com meses de antecedência, pode ser impedido de viajar por lotação no voo.

Os 10 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos de voos em 2021

Aeroporto
Nº de Passageiros impactados
Guarulhos (SP) 988.676 mil
Viracopos (SP) 321.269 mil
Recife (PE) 317.270 mil
Santos Dummont (RJ) 304.904 mil
Brasília (DF) 249.815 mil
Congonhas (SP) 246.413 mil
Confins (MG) 235.128 mil
Porto Alegre (RS) 151.077 mil
Galeão (RJ) 147.632 mil
Salvador (BA) 145.686 mil
Fonte: AirHelp

Em nota enviada ao E-Investidor, a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, esclarece que os cancelamentos ocorrem nas malhas de voos das companhias aéreas que são administradas por elas.  Dessa forma, as empresas aéreas são as “responsáveis por eventuais ressarcimentos e reacomodações dos passageiros no caso de atrasos e cancelamentos de voos”.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos