Comportamento

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Carol Sandler

Faça um diagnóstico dos seus gastos, indica a jornalista

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Carol Sandler
Foto: Luiza Ferraz/Divulgação
  • Este é um bom momento para revisar gastos supérfluos
  • Parcelar dívidas vai te ajudar a ter mais saúde financeira
  • Investir em fundos DI com taxa zero podem te deixar com uma carta na manga para emergências

Planejamento alterado, campanhas adiadas, confinamento em casa e mais trabalho. A pandemia do novo coronavírus obrigou a maioria dos brasileiros a mudar drasticamente sua rotina e fez a fundadora do Finanças Femininas, Carol Sandler, ter dias ainda mais agitados.

A jornalista e influenciadora digital conta que passou a fazer um volume maior de reuniões (por videoconferência) e a ajudar mais pessoas com sua expertise em finanças devido ao momento incertezas econômicas que vive o País.

Terceira convidada do E-Investidor na série As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, Carol elenca os pontos que considera essenciais para os brasileiros atualmente.

1- Faça um diagnóstico dos seus gastos

Quando estamos com alguma dor, vamos ao médico e ele nos pede uma série de exames. Com as nossas finanças, é a mesma situação. Para conseguirmos ver como montar um plano para atravessar este período de crise, precisamos antes fazer um diagnóstico financeiro.

É fundamental ter dinheiro guardado em reserva.

Para isso, pegue os extratos dos últimos três meses e separe eles em três categorias: essenciais, supérfluos e financeiros (parcelas de dívidas ou dinheiro que conseguiu guardar). Quem não está no vermelho pode usar 50% da renda líquida para essenciais, 30% para supérfluos e 20% para reserva. Mas se você está no vermelho, use 50% para gastos essenciais, 20% para supérfluos e 30% para parcelas de dívidas. Ao comparar o seu cenário atual com este ideal, você pode visualizar onde vem gastando mais e entender como precisa cortar.

2- Renegocie as dívidas

Quem tem um financiamento imobiliário ou de automóvel pode pedir o adiamento das parcelas por 60 dias. Além disso, os maiores bancos poderão prorrogar dívidas de bons pagadores pelo mesmo prazo.

3- Priorize investimentos com liquidez

Neste momento, é fundamental ter dinheiro guardado em reserva. Todas as economias devem ser aplicadas em investimentos de alta liquidez. Fundos DI com taxa zero podem ser muito úteis agora. Se houver uma emergência ou algum imprevisto, você poderá usar esses recursos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos