Comportamento

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Mara Luquet

Primeiro cuide da saúde, depois preserve o seu caixa, diz ela

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Mara Luquet
A jornalista Mara Luquet diz que preservar o caixa é o mais importante neste momento (Foto: Alex Silva/Estadão)
  • Parcelar sem juros no cartão de crédito pode ajudar a preservar o caixa
  • Adiar o pagamento de contas é outra medida para enfrentar a crise
  • Ficar atento aos investimentos para entender as oscilações

A jornalista Mara Luquet está vivendo na pele as dificuldades dos empreendedores brasileiros. Sócia do MyNews, um canal de notícias idealizado por ela e Antonio Tabet (Porta dos Fundos) para o YouTube, ela precisou fazer adaptações na sua grade de programação por conta da crise do novo cornavírus. Algumas séries que estavam programadas para entrar no ar tiveram de ser adiadas.

A agilidade da internet e a necessidade jornalística fizeram nascer o “Almoço de Quarentena”, um programa sobre tudo o que está acontecendo que chega para uma base de mais de 346 mil assinantes do canal.

“Em primeiro lugar, cuidar da saúde. E tenha muito cuidado com as fake news. É preciso se certificar das fontes confiáveis de informação. Não subestime o poder das notícias falsas de jeito nenhum”, diz Mara Luquet.

Especializada em finanças e investimentos, com mais de 15 livros publicados sobre o tema, Mara dividiu com o E-Investidor três dicas financeiras para enfrentar a crise do novo coronavírus:

1 – Preserve o seu caixa:

“Todos nós ficaremos mais pobres neste momento difícil da economia. O profissional liberal e os restaurantes, por exemplo, terão uma redução de renda brutal. Por isso, é preciso ter caixa. Sabe aquela dica de não usar o parcelado do cartão de crédito? Agora, vá ao supermercado e parcele sem juros. É uma maneira de enfrentar esses 2, 3 meses que serão muito difíceis”

2 – Reduza seu custo fixo:

“Se você puder adiar as prestações, adie. A Casas Bahia, por exemplo, anunciou que vai jogar as prestações desses próximos meses para o final do contrato. Isso foi uma atitude maravilhosa! É uma forma de ajudar até que saiam as medidas do governo. Tudo o que puder ser jogado pra frente, é preciso fazer neste momento.”

3 – Atenção aos investimentos:

“Fique atento à oscilação que os investimentos podem ter neste período, inclusive na renda fixa. Não é para entrar em desespero. Mas para entender como está a sua aplicação e, se for preciso, aí sim tomar uma decisão”

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos