- O Banco Central adiou mudanças no Pix para viabilizar o pagamento de salários, aposentadorias e pensões pelo Tesouro Nacional
- Agora, as mudanças vão começar a valer em julho de 2023, para que os participantes do Pix consigam ter tempo para fazer as adaptações
- Os pagamentos pelo Pix foram uma demanda do próprio Tesouro em função da redução dos custos operacionais
O Banco Central adiou mudanças no Pix para viabilizar o pagamento de salários, aposentadorias e pensões pelo Tesouro Nacional a pedido do mercado.
Leia também
Inicialmente, as alterações operacionais entrariam em vigor em 1º de janeiro de 2023. Agora, vão começar a valer no dia 3 de julho do ano que vem, para que os participantes do Pix consigam ter tempo para fazer as adaptações necessárias.
“A pedido do mercado, o BC adiou para 3 de julho a vigência dessa faculdade permissão de pagamentos de salários pelo Tesouro, a fim de conceder mais tempo para que os participantes do Pix possam adaptar seus sistemas de conta-salário e de crédito”, explicou o BC, em nota, após questionamento da reportagem sobre a resolução 276, publicada anteontem.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os pagamentos pelo Pix foram uma demanda do próprio Tesouro em função da redução dos custos operacionais, segundo o BC. Ainda conforme a autarquia, o Tesouro sempre pode realizar pagamentos por Pix, mas não estava preparado operacionalmente para isso, tanto que só começou a usar a ferramenta em setembro, quase dois anos após seu lançamento.