O conglomerado formado pelo BTG Pactual e pelo Banco Pan foi novamente a instituição com maior número de reclamações no ranking do Banco Central. Na sequência, vieram Bradesco e Inter. O levantamento divulgado nesta terça-feira (25) mostra os resultados correspondentes ao segundo trimestre de 2023.
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No ranking relativo aos três primeiros meses deste ano, o conglomerado já havia tido o pior desempenho entre os bancos, com nota 71,87, recebendo 1.608 reclamações, em uma base de clientes de quase 22,4 milhões de pessoas. No levantamento atual, a nota da instituição foi de 43,58, com 23 milhões de usuários e 1.004 críticas.
A análise do Banco Central leva em conta o número de reclamações consideradas procedentes proporcional ao total de clientes de cada banco. Quanto maior for a pontuação, pior é o desempenho da instituição no ranking. O Bradesco, por exemplo, recebeu 3.229 reclamações no segundo trimestre, número mais alto do que o do BTG Pactual/Banco Pan, mas tem uma base de mais de 100 milhões de clientes, o que levou à nota de 30,90 (melhor que a do conglomerado).
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Entre as principais queixas registradas no período pelo Banco Central, estão irregularidades relativas à confiança das operações e serviços de cartões de crédito (2.369 reclamações) e problemas para receber dinheiro no Sistema de Valores a Receber (SVR) – 885 reclamações.
Na outra ponta, as instituições que se saíram melhor na pesquisa foram a AME Digital, com nota 2,44, o Original, com 7,51, e o Nubank, com 7,82. Elas receberam, respectivamente, 80, 378 e 608 reclamações no segundo trimestre de 2023. O Nu, inclusive, chegou à base de 80 milhões de usuários no Brasil, ultrapassando o Banco do Brasil.
A Caixa Econômica Federal, instituição com maior número de clientes entre as listadas, ficou com nota 12,51, tendo o oitavo pior desempenho do ranking. Ao todo, ela recebeu 1.882 reclamações, tendo mais de 150 milhões de usuários.