• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Por que os brasileiros estão mais insatisfeitos com os bancos digitais

A queda do nível de satisfação mostra que os clientes estão mais exigentes na qualidade dos serviços

Por Daniel Rocha

18/08/2022 | 11:21 Atualização: 18/08/2022 | 11:21

Apesar da queda, o nível de satisfação dos bancos digitais ainda é maior do que a dos tradicionais (Foto: Envato Elements)
Apesar da queda, o nível de satisfação dos bancos digitais ainda é maior do que a dos tradicionais (Foto: Envato Elements)

O nível de satisfação dos brasileiros com os bancos digitais caiu cerca de 41% em dois anos. É o que revela uma pesquisa encomendada pela Akamai Technologies, empresa de nuvem e cibersegurança, em parceria com a Cantarino Brasileiro.

Leia mais:
  • Saiba quais são os juros do cartão de crédito no Brasil
  • Nubank: ações saltam após divulgação de balanço
  • Escândalo testa confiança no sistema bancário chinês
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A queda representa uma mudança de comportamento dos correntistas que estão mais exigentes quando o assunto é eficiência dos serviços e atendimento das instituições financeiras.

A pesquisa “A experiência dos correntistas dos principais bancos brasileiros”, enviado com exclusividade ao E-Investidor, consultou 1.118 brasileiros em todas as regiões do País.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As entrevistas foram realizadas por meio de um painel on-line entre os meses de abril e junho de 2022. No estudo, foram abordados os bancos que as pessoas tinham contas, razões para a escolha das instituições bancárias e entender a percepção dos correntistas para as mudanças do sistema financeiro, como PIX, Open Finance e ESG.

As respostas foram utilizadas para calcular o índice NPS (Net Promoter Score) dos bancos tradicionais e digitais nos últimos dois anos. A métrica ajuda a mensurar o nível de satisfação dos clientes em relação à uma instituição e seus produtos ou serviços.

Os resultados mostraram que o NPS dos bancos digitais reduziu em maior intensidade em comparação às instituições tradicionais. Em 2020, o indicador para as fintechs era de 56,6 pontos. No ano seguinte, reduziu para 44,2 até chegar em 33,3 em 2022. A diferença representa uma queda de 41% no nível de satisfação nos últimos dois anos.

Segundo Claudio Baumann, diretor-geral da Akamai Technologies para América Latina, os brasileiros ficaram “encantados” nos últimos anos com as novidades no sistema financeiro a partir das ofertas de novos serviços digitalizados. No entanto, com a “normalização” dessa realidade, os clientes ficaram mais exigentes.

Publicidade

“Os usuários começaram a comparar as instituições e as experiências (digitais). Os jovens utilizam mais as ferramentas digitais e costumam ser mais exigentes, pois estão bastante acostumados a receber respostas imediatas”, avalia Baumann.

Apesar da redução, a pontuação continua maior do que a dos bancos tradicionais. Ainda de acordo com a pesquisa, o NPS para os “bancões” era de 22,5 pontos em 2020, caiu para 19,7 em 2021 e chegou a 17,8 em 2022. Entenda nesta reportagem porque a maioria dos brasileiros prefere bancos digitais.

A maior preferência, principalmente, entre os mais jovens, se deve à maior adaptação dos bancos digitais em relação à digitalização dos seus processos em comparação aos bancos tradicionais.

Na avaliação de Lucio Tezotto, COO da Binds.co, startup de tecnologia de dados, nos últimos dez anos, houve uma evolução natural de determinados serviços que passaram a ser realizados em outros canais de atendimento sem a necessidade de comparecer às agências bancárias.

Publicidade

“Quando mais suas necessidades são resolvidas com facilidade e remotamente, mais satisfeito o novo cliente bancário fica”, ressalta Tezotto.

No entanto, a digitalização dos serviços não é o suficiente. Tezotto aponta que os brasileiros exigem mais eficiência nos canais digitais, o que inclui a redução do tempo de atendimento.

“O canal de atendimento por telefone é o que gera mais insatisfação devido à demora no atendimento e as constantes transferências, o que ocasiona o aumento no tempo de atendimento”, destaca Tozetto.  “Empresas que identificam esses pontos de dor entre seus clientes, e tomam ações mais rapidamente contam com um diferencial competitivo importante”, acrescenta.

Essa exigência de um bom relacionamento fez com que o Agi, banco digital, oferecesse a partir deste mês de agosto atendimentos por videoconferência para a sua base de 1,8 milhões de clentes. O serviço, denominado de Agilive, funciona via Whatsapp e pretende otimizar a resolução dos problemas ou dúvidas sobre produtos e serviços.

Publicidade

Segundo Fabiano Schneider, diretor de vendas do Agi, a estratégia é uma forma de contemplar os clientes com baixa afinidade às ferramentas digitais. “Conseguimos atender estes clientes com proximidade e clareza. É possível, por exemplo, compartilhar a tela e explicar em detalhes o passo a passo do que o cliente precisa realizar para atender a sua necessidade”, detalha Schneider.

Segurança digital

A segurança digital segue como um fator de extrema importância entre os entrevistados para garantir um alto nível de satisfação. Ainda de acordo com a pesquisa, 26% dos entrevistados informaram que foram vítimas de vazamento de dados. Após essa experiência, 43% dos que tiveram conhecimento de problemas na segurança passaram a adotar medidas de proteção de dados.

No entanto, a percepção entre os brasileiros sobre a segurança digital dos bancos é alta, principalmente entre os mais jovens. Segundo o estudo, 95% das pessoas entre 20 a 29 anos se sentem seguras ao usar os canais digitais, número que continua alto entre as pessoas de 30 a 39 anos (93%) e acima de 40 anos (87%).

“Os bancos estão cada vez mais investindo na divulgação de práticas de segurança para seus clientes, e isso faz toda diferença para manter a segurança do usuário”, ressalta Bauman, da Akamai.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Bancos
  • Conteúdo E-Investidor
  • PIX
  • Segurança digital
  • Segurança do consumidor
Cotações
06/09/2025 15h56 (delay 15min)
Câmbio
06/09/2025 15h56 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    182% do CDI ou IPCA + 30%: taxas dos CDBs do Master disparam após compra pelo BRB ser negada pelo Banco Central

  • 2

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 5

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência 2025: até que horas posso apostar no sorteio especial?
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência 2025: até que horas posso apostar no sorteio especial?
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência sorteia R$ 220 milhões neste sábado (6); saiba tudo
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência sorteia R$ 220 milhões neste sábado (6); saiba tudo
Imagem principal sobre o Vai ao The Town 2025? Veja 5 dicas para curtir o festival sem estourar o orçamento
Logo E-Investidor
Vai ao The Town 2025? Veja 5 dicas para curtir o festival sem estourar o orçamento
Imagem principal sobre o Quanto custa a multa por não votar e não justificar nas eleições?
Logo E-Investidor
Quanto custa a multa por não votar e não justificar nas eleições?
Imagem principal sobre o Como o payroll dos EUA afeta o mercado brasileiro?
Logo E-Investidor
Como o payroll dos EUA afeta o mercado brasileiro?
Imagem principal sobre o Quanto ganha a classe E no Brasil em 2025?
Logo E-Investidor
Quanto ganha a classe E no Brasil em 2025?
Imagem principal sobre o Aos 30, ainda dá tempo de planejar uma aposentadoria rica; veja como
Logo E-Investidor
Aos 30, ainda dá tempo de planejar uma aposentadoria rica; veja como
Imagem principal sobre o Quem poderá comprar carro novo com isenção de IPI? Veja se você tem direito
Logo E-Investidor
Quem poderá comprar carro novo com isenção de IPI? Veja se você tem direito
Últimas: Comportamento
O mercado imobiliário já não é um motor de criação de riqueza, uma vez que os preços das casas continuam a cair
Comportamento
O mercado imobiliário já não é um motor de criação de riqueza, uma vez que os preços das casas continuam a cair

Preços de imóveis nos EUA caem pelo quarto mês seguido e ficam atrás da inflação, pressionados por juros altos e tarifas que mantêm custos elevados

06/09/2025 | 07h30 | Por Jason Ma, da Fortune
Hollow Knight: Silksong é lançado após sete anos de espera; veja preços em todas as plataformas
Comportamento
Hollow Knight: Silksong é lançado após sete anos de espera; veja preços em todas as plataformas

Um dos jogos mais aguardados de 2025 chega hoje (4) com valores a partir de R$ 59,99 na Steam e no Switch

04/09/2025 | 18h14 | Por Igor Markevich
Final MasterChef 2025: veja quem ganhou a competição e se pagará IR sobre o prêmio
Comportamento
Final MasterChef 2025: veja quem ganhou a competição e se pagará IR sobre o prêmio

O valor de R$ 500 mil foi o maior já premiado em 12 temporadas de programa

03/09/2025 | 16h27 | Por Manuela Miniguini
Lições do megainvestidor: escritora que foi nora de Warren Buffett revela o que ele mais preza nos negócios
Comportamento
Lições do megainvestidor: escritora que foi nora de Warren Buffett revela o que ele mais preza nos negócios

Em entrevista exclusiva ao E-Investidor, Mary Buffett destaca paciência e pesquisa como pilares da estratégia do oráculo de Omaha, mas não só

01/09/2025 | 18h17 | Por Igor Markevich

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador