• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Por que os brasileiros estão mais insatisfeitos com os bancos digitais

A queda do nível de satisfação mostra que os clientes estão mais exigentes na qualidade dos serviços

Por Daniel Rocha

18/08/2022 | 11:21 Atualização: 18/08/2022 | 11:21

Apesar da queda, o nível de satisfação dos bancos digitais ainda é maior do que a dos tradicionais (Foto: Envato Elements)
Apesar da queda, o nível de satisfação dos bancos digitais ainda é maior do que a dos tradicionais (Foto: Envato Elements)

O nível de satisfação dos brasileiros com os bancos digitais caiu cerca de 41% em dois anos. É o que revela uma pesquisa encomendada pela Akamai Technologies, empresa de nuvem e cibersegurança, em parceria com a Cantarino Brasileiro.

Leia mais:
  • Saiba quais são os juros do cartão de crédito no Brasil
  • Nubank: ações saltam após divulgação de balanço
  • Escândalo testa confiança no sistema bancário chinês
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A queda representa uma mudança de comportamento dos correntistas que estão mais exigentes quando o assunto é eficiência dos serviços e atendimento das instituições financeiras.

A pesquisa “A experiência dos correntistas dos principais bancos brasileiros”, enviado com exclusividade ao E-Investidor, consultou 1.118 brasileiros em todas as regiões do País.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As entrevistas foram realizadas por meio de um painel on-line entre os meses de abril e junho de 2022. No estudo, foram abordados os bancos que as pessoas tinham contas, razões para a escolha das instituições bancárias e entender a percepção dos correntistas para as mudanças do sistema financeiro, como PIX, Open Finance e ESG.

As respostas foram utilizadas para calcular o índice NPS (Net Promoter Score) dos bancos tradicionais e digitais nos últimos dois anos. A métrica ajuda a mensurar o nível de satisfação dos clientes em relação à uma instituição e seus produtos ou serviços.

Os resultados mostraram que o NPS dos bancos digitais reduziu em maior intensidade em comparação às instituições tradicionais. Em 2020, o indicador para as fintechs era de 56,6 pontos. No ano seguinte, reduziu para 44,2 até chegar em 33,3 em 2022. A diferença representa uma queda de 41% no nível de satisfação nos últimos dois anos.

Segundo Claudio Baumann, diretor-geral da Akamai Technologies para América Latina, os brasileiros ficaram “encantados” nos últimos anos com as novidades no sistema financeiro a partir das ofertas de novos serviços digitalizados. No entanto, com a “normalização” dessa realidade, os clientes ficaram mais exigentes.

Publicidade

“Os usuários começaram a comparar as instituições e as experiências (digitais). Os jovens utilizam mais as ferramentas digitais e costumam ser mais exigentes, pois estão bastante acostumados a receber respostas imediatas”, avalia Baumann.

Apesar da redução, a pontuação continua maior do que a dos bancos tradicionais. Ainda de acordo com a pesquisa, o NPS para os “bancões” era de 22,5 pontos em 2020, caiu para 19,7 em 2021 e chegou a 17,8 em 2022. Entenda nesta reportagem porque a maioria dos brasileiros prefere bancos digitais.

A maior preferência, principalmente, entre os mais jovens, se deve à maior adaptação dos bancos digitais em relação à digitalização dos seus processos em comparação aos bancos tradicionais.

Na avaliação de Lucio Tezotto, COO da Binds.co, startup de tecnologia de dados, nos últimos dez anos, houve uma evolução natural de determinados serviços que passaram a ser realizados em outros canais de atendimento sem a necessidade de comparecer às agências bancárias.

Publicidade

“Quando mais suas necessidades são resolvidas com facilidade e remotamente, mais satisfeito o novo cliente bancário fica”, ressalta Tezotto.

No entanto, a digitalização dos serviços não é o suficiente. Tezotto aponta que os brasileiros exigem mais eficiência nos canais digitais, o que inclui a redução do tempo de atendimento.

“O canal de atendimento por telefone é o que gera mais insatisfação devido à demora no atendimento e as constantes transferências, o que ocasiona o aumento no tempo de atendimento”, destaca Tozetto.  “Empresas que identificam esses pontos de dor entre seus clientes, e tomam ações mais rapidamente contam com um diferencial competitivo importante”, acrescenta.

Essa exigência de um bom relacionamento fez com que o Agi, banco digital, oferecesse a partir deste mês de agosto atendimentos por videoconferência para a sua base de 1,8 milhões de clentes. O serviço, denominado de Agilive, funciona via Whatsapp e pretende otimizar a resolução dos problemas ou dúvidas sobre produtos e serviços.

Publicidade

Segundo Fabiano Schneider, diretor de vendas do Agi, a estratégia é uma forma de contemplar os clientes com baixa afinidade às ferramentas digitais. “Conseguimos atender estes clientes com proximidade e clareza. É possível, por exemplo, compartilhar a tela e explicar em detalhes o passo a passo do que o cliente precisa realizar para atender a sua necessidade”, detalha Schneider.

Segurança digital

A segurança digital segue como um fator de extrema importância entre os entrevistados para garantir um alto nível de satisfação. Ainda de acordo com a pesquisa, 26% dos entrevistados informaram que foram vítimas de vazamento de dados. Após essa experiência, 43% dos que tiveram conhecimento de problemas na segurança passaram a adotar medidas de proteção de dados.

No entanto, a percepção entre os brasileiros sobre a segurança digital dos bancos é alta, principalmente entre os mais jovens. Segundo o estudo, 95% das pessoas entre 20 a 29 anos se sentem seguras ao usar os canais digitais, número que continua alto entre as pessoas de 30 a 39 anos (93%) e acima de 40 anos (87%).

“Os bancos estão cada vez mais investindo na divulgação de práticas de segurança para seus clientes, e isso faz toda diferença para manter a segurança do usuário”, ressalta Bauman, da Akamai.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Bancos
  • Conteúdo E-Investidor
  • PIX
  • Segurança digital
  • Segurança do consumidor
Cotações
04/07/2025 9h46 (delay 15min)
Câmbio
04/07/2025 9h46 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 3

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 4

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

  • 5

    O que é IOF e como funciona?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Cafeteira elétrica virou vilã da conta de luz? Entenda por que o consumo pode surpreender
Logo E-Investidor
Cafeteira elétrica virou vilã da conta de luz? Entenda por que o consumo pode surpreender
Imagem principal sobre o Liquidificador é vilão da conta de luz? Veja como usar sem medo mesmo com bandeira vermelha
Logo E-Investidor
Liquidificador é vilão da conta de luz? Veja como usar sem medo mesmo com bandeira vermelha
Imagem principal sobre o Você sabe o que é auxílio aluguel? Saiba quem tem direito e como conseguir o benefício
Logo E-Investidor
Você sabe o que é auxílio aluguel? Saiba quem tem direito e como conseguir o benefício
Imagem principal sobre o Você sabia que Bill Gates já fracassou? Veja o que ele, Steve Jobs e Walt Disney enfrentaram
Logo E-Investidor
Você sabia que Bill Gates já fracassou? Veja o que ele, Steve Jobs e Walt Disney enfrentaram
Imagem principal sobre o 5 luxos que parecem inofensivos, mas comprometem o orçamento da classe média
Logo E-Investidor
5 luxos que parecem inofensivos, mas comprometem o orçamento da classe média
Imagem principal sobre o Os melhores fundos imobiliários para investir em julho de 2025, segundo 7 bancos e corretoras
Logo E-Investidor
Os melhores fundos imobiliários para investir em julho de 2025, segundo 7 bancos e corretoras
Imagem principal sobre o Golpe do boleto falso: veja como identificar e fuja da cilada
Logo E-Investidor
Golpe do boleto falso: veja como identificar e fuja da cilada
Imagem principal sobre o Quanto custa o whisky que só pode ser consumido após ser quebrado?
Logo E-Investidor
Quanto custa o whisky que só pode ser consumido após ser quebrado?
Últimas: Comportamento
Ricos continuam a enriquecer, mas ‘vergonha do luxo’ muda hábitos de consumo
Comportamento
Ricos continuam a enriquecer, mas ‘vergonha do luxo’ muda hábitos de consumo

Em tempos de volatilidade econômica, a riqueza se torna um tema cada vez mais politizado

29/06/2025 | 16h17 | Por Eleanor Pringle, da Fortune
Quanto custou o casamento luxuoso de Jeff Bezos em Veneza?
Comportamento
Quanto custou o casamento luxuoso de Jeff Bezos em Veneza?

Fundador da Amazon não economizou em festa de três dias na Itália

28/06/2025 | 11h02 | Por Jenne Andrade
Como evitar surpresas no aeroporto: dicas para fugir de atrasos e cancelamentos
Comportamento
Como evitar surpresas no aeroporto: dicas para fugir de atrasos e cancelamentos

Você pode fazer tudo certo e ainda assim, ser afetado por imprevistos, especialmente durante as de viagens de verão

28/06/2025 | 07h00 | Por Nia Decaille, do The New York Times
Quina de São João 2025 acontece hoje: o que dá para comprar com o prêmio de R$ 250 milhões?
Comportamento
Quina de São João 2025 acontece hoje: o que dá para comprar com o prêmio de R$ 250 milhões?

Valor do concurso especial, o maior da modalidade, não acumula. Veja o que você poderia comprar com essa fortuna

28/06/2025 | 03h00 | Por Cecília Mayrink
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador