• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Jaguar Land Rover lança assinatura de carro de luxo e atrai millennials com flexibilidade

Marca vem se aprofundando no mercado de alta renda e ultra-alta renda; entenda os planos da companhia para o futuro

Retrato de busto sob fundo azul escuro.
Por Ryan Hogg, da Fortune
Editado por Wladimir D'Andrade

01/03/2025 | 7:00 Atualização: 28/02/2025 | 15:36

Modelo de assinatura de carros de luxo permite aos clientes trocar seus modelos Jaguar ao longo do tempo e cancelar com relativa facilidade. (Imagem: NPershaj em Adobe Stock)
Modelo de assinatura de carros de luxo permite aos clientes trocar seus modelos Jaguar ao longo do tempo e cancelar com relativa facilidade. (Imagem: NPershaj em Adobe Stock)

Os motoristas mais ricos do mundo estão vivendo uma era dourada de personalização. Investimentos de centenas de milhões de fabricantes de carros de luxo permitiram que seus clientes projetassem seus veículos como se estivessem ajustando-os na fábrica enquanto estavam sendo construídos. Diante da aplicação dos dólares em opções de pintura personalizada, um desses fabricantes, a Jaguar Land Rover, agora está de olho no luxo da flexibilidade para atrair os millennials recém-ricos.

Leia mais:
  • Por que os Millennials e a Geração Z estão prontos para rejeitar grandes salários
  • O que Buffett está tramando? Maior investidor do mundo liga o modo venda
  • De baby boomers à Z: como diferentes gerações preferem fazer compras?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nos últimos anos, a Jaguar Land Rover tem se esforçado para se aprofundar mais no mercado de alta renda e ultra-alta renda, após perceber que não poderia competir em volume com marcas premium de massa como Mercedes-Benz e BMW.

  • Super-ricos fogem da Bolsa; veja onde eles estão investindo o dinheiro

Houve tropeços ao longo do caminho, a exemplo da tumultuada reformulação da marca (rebranding) da Jaguar, que se tornou vítima das guerras culturais online antes mesmo de um modelo ser revelado. No entanto, isso sublinhou a determinação do grupo em mirar na próxima geração de compradores de carros ricos.

A estratégia se reflete na evolução dos volumes da Jaguar. Cinco anos atrás, o carro da Jaguar médio era vendido por 42 mil libras (US$ 53 mil na cotação atual). Isso significava que a fabricante de automóveis tinha que vender 660 mil modelos em um ano para se pagar. Desde então, o preço médio de um veículo da amrca aumentou para 70 mil libras (US$ 88 mil), com a taxa de equilíbrio mais do que reduzindo pela metade para 300 mil carros.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Encorajada por sua mudança estratégica, a Jaguar Land Rover está investindo em mais vias para apelar às idiossincrasias de seus ricos clientes.

O que a Jaguar está fazendo para vender carros de luxo?

Em janeiro, a Jaguar anunciou um investimento de 65 milhões de libras (US$ 81 milhões) em duas das suas unidades para aprimorar suas capacidades de pintura. Em uma referência ao seu público-alvo, o grupo disse que tal incremento permitiria que os clientes em potencial pintassem seus carros da mesma cor que seu jato privado ou iate. E já há sinais de que a virada para o luxo já está funcionando.

A companhia passou a ter lucro em 2024 após anos de prejuízos. A Jaguar, porém, não tem ilusões de que precisa sustentar essa virada para continuar a sobreviver e prosperar em um mercado automotivo cada vez mais implacável.

Os concorrentes da empresa no campo do luxo fizeram seus próprios investimentos no lucrativo mercado de personalização. A Rolls Royce investiu 300 milhões de libras (US$ 379 milhões) em sua unidade de fabricação em Goodwood, na Inglaterra, para aumentar sua oferta de modelos sob medida. A Ferrari, por sua vez, fez cerca de um quinto de suas receitas no ano passado com personalização.

Quem aluga os carros de luxo?

Para continuar encontrando novas maneiras de apelar para o mercado de luxo, a Jaguar Land Rover está terceirizando parte de sua inovação. É aí que entra o InMotion Ventures Studio. O grupo opera essencialmente como incubadora de startups da marca, desenvolvendo empresas que um dia poderiam fazer parte da oferta oficial de produtos da fabricante de automóveis.

No passado, a InMotion apoiou uma startup chamada Havn, um serviço de transporte de luxo que acabou sendo vendido para a Blacklane. O objetivo final dessas startups é, em última análise, vendê-las, desmembrá-las ou fundi-las ao negócio principal da Jaguar.

Publicidade

Jasdeep Sawhney, diretor administrativo da InMotion Studios, considera sua empresa como um barco a motor para o transatlântico de luxo da Jaguar Land Rover. “Um barco a motor pode se afastar e se aventurar em novos territórios e, então, pode voltar ao transatlântico e informar a direção que ele deve seguir a longo prazo”, disse, à Fortune.

Flexibilidade: vantagem da assinatura de veículos

Duas de suas últimas empresas, que ele diz terem sido construídas em uma planilha, são The Out e Pivotal. Juntas, as startups de fato estão visando um pilar do mercado de luxo: flexibilidade. The Out, um serviço de aluguel operando em Londres, funciona como uma alternativa de luxo para empresas como a ZipCar, que oferecem carros mais baratos e de mercado de massa para aluguel sob demanda por meio de um aplicativo.

Sawhney cita uma cliente rica baseada em Londres, que gastou seis dígitos alugando da The Out todos os fins de semana nos últimos dois anos, superando o preço de possuir um Range Rover de forma definitiva. “Todo fim de semana ela vai para o campo e ela só quer aquele veículo com ela. Ele é entregue no escritório dela e recolhido de sua residência no domingo. E esse é o tipo de cliente que estamos encontrando cada vez mais”, disse ele.

Vale a pena assinar um carro de luxo?

Talvez mais empolgante para o potencial de flexibilidade de luxo seja o Pivotal, um serviço de assinatura em camadas que permite aos clientes trocar seus modelos Jaguar ao longo do tempo e cancelar com relativa facilidade. A InMotion se inspirou no setor de viagens aéreas privadas, área em que atua a Net Jets, de propriedade de Warren Buffett, que permite viagens flexíveis de jato privado sem os custos exorbitantes de possuir o avião.

As taxas de assinatura mensal variam de 950 libras (US$ 1.200) por mês a 2.150 libras (US$ 2.700) por mês, com o nível mais caro permitindo que os motoristas se inscrevam em um Range Rover. O modelo de assinatura de carros requer um compromisso inicial de três meses, após o qual os clientes podem pausar ou cancelar sua assinatura com duas semanas de aviso prévio.

  • Marca de luxo dá US$ 4,9 mil a funcionários, mas bônus não compra nem bolsa que eles fabricam; veja

O cliente médio dessas startups tem entre 35 e 45 anos, muito mais jovem do que a média de 60 anos de um cliente da Jaguar Land Rover. Os clientes do Pivotal gastam em média 1.800 libras por mês em seus carros de luxo por assinatura.

Notícias de uma base de clientes mais jovem serão música para os ouvidos dos fabricantes de automóveis. Em novembro, em meio ao seu tumultuado reposicionamento de marca, o chefe da Jaguar, Rawdon Glover, disse que o cliente médio da marca era “bastante velho e ficando mais velho” e a fabricante de automóveis precisava acessar uma nova demografia.

Como a Jaguar Land Rover renova seus clientes?

Junto com a personalização aprimorada, Sawhney diz que a InMotion reconheceu as “psicografias” dos clientes mais jovens, que veem a flexibilidade como sua própria forma de personalização. “Sabíamos que a assinatura como modelo de consumo, do ponto de vista do cliente, sempre foi impulsionada pelas demografias mais jovens”, disse. “Qualquer coisa flexível é um luxo”, acrescentou. “Pós-covid, vimos clientes jovens… clientes abastados, o que eles realmente queriam é essa flexibilidade.” E finaliza: “Se eles querem mudar o veículo e ir de um Range Rover para um Defender, esse elemento de escolha está lá.”

  • 267 mil pessoas poderiam ser taxadas no País com imposto sobre super-ricos; tributo sobre fortunas sofre revés

Pivotal e The Out parecem ter encontrado um ponto ideal para lançamentos de novos produtos, capturando uma nova demografia sem canibalizar um público existente. Os grupos também estão em uma base financeira sólida – Sawhney diz que sempre pressiona as empreitadas da InMotion a serem lucrativas. Nesse sentido, a empresa de inovação não está descansando sobre os louros.

Publicidade

Sawhney espera que o Pivotal possa se expandir para países fora do Reino Unido, onde os clientes da Jaguar Land Rover passam muito tempo, por exemplo, os Emirados Árabes Unidos. Sawhney resumiu: “É quase como levar virtualmente seu carro de luxo com você quando viaja.”

* Esta história foi originalmente apresentada na Fortune.com. c.2024 Fortune Media IP Limited Distribuído por The New York Times Licensing Group. Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • carros de luxo
  • Millennial
  • negócios
Cotações
02/11/2025 11h31 (delay 15min)
Câmbio
02/11/2025 11h31 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O tempo em que a Bolsa falava (muito) alto — e com gestos: as incríveis histórias de 110 anos do pregão viva-voz

  • 2

    Ações do Bradesco (BBDC4) caem forte na Bolsa após resultados do 3T25 e presidente do banco diz: “Não é retrato do balanço”; veja a explicação

  • 3

    Auren (AURE3) completa 1 ano da compra da AES; MP do setor elétrico muda expectativas para dividendos?

  • 4

    Balanço do 3T25 aumenta chances de dividendos extraordinários da Vale, dizem analistas

  • 5

    Reforma tributária pode encarecer aluguel: veja como IBS e CBS vão alterar contratos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja o que está incluso no programa
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja o que está incluso no programa
Imagem principal sobre o Qual o prazo para sacar o benefício com o cartão do INSS?
Logo E-Investidor
Qual o prazo para sacar o benefício com o cartão do INSS?
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do WhatsApp
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do WhatsApp
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: como funciona o sorteio especial?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: como funciona o sorteio especial?
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Imagem principal sobre o 4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Logo E-Investidor
4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Imagem principal sobre o Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Logo E-Investidor
Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Imagem principal sobre o O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Logo E-Investidor
O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Últimas: Comportamento
Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários
Comportamento
Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários

Estudo também descobriu que o trabalho remoto é agora a nova norma; veja os destaques

02/11/2025 | 05h30 | Por Kit Eaton, da Fortune
O tempo em que a Bolsa falava (muito) alto — e com gestos: as incríveis histórias de 110 anos do pregão viva-voz
Comportamento
O tempo em que a Bolsa falava (muito) alto — e com gestos: as incríveis histórias de 110 anos do pregão viva-voz

Antes dos cliques e algoritmos, o mercado se movia aos berros, sinais e papéis. A exposição “Ecos da Memória” revive histórias e personagens do período em que o barulho dominava pregões

01/11/2025 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Desmotivação no trabalho no Brasil custa R$ 77 bi por ano, escala 6×1 beneficia engajamento e Geração Z é a que mais sofre: 25% tem ansiedade diária
Comportamento
Desmotivação no trabalho no Brasil custa R$ 77 bi por ano, escala 6×1 beneficia engajamento e Geração Z é a que mais sofre: 25% tem ansiedade diária

Estudo em parceria com a FGV mostra retrato preocupante dos trabalhadores brasileiros; confira

31/10/2025 | 13h30 | Por Isabela Ortiz
Sócio-torcedor do Sport: quais são as vantagens e quanto se economiza com os planos?
Comportamento
Sócio-torcedor do Sport: quais são as vantagens e quanto se economiza com os planos?

Planos do Sport unem descontos em ingressos e benefícios fora dos estádios

31/10/2025 | 08h30 | Por Rafaela Navarro

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador