Comportamento

Quer economizar gasolina? 6 carros híbridos rodam 50km sem combustível

Os híbridos do tipo plug-in são opções de transição para a mobilidade elétrica, mas é preciso preparar o bolso

Peugeot 408, inicialmente, equipado com motores a gasolina e híbridos gasolina-elétricos antes de mudar para uma versão totalmente elétrica 21/06/2022 REUTERS/Benoit Tessier
  • Os modelos híbridos plug-in podem ser uma opção em uma fase de transição para a mobilidade totalmente elétrica e em meio aos reajustes de preços do diesel e da gasolina
  • A tabela analisa os modelos mais econômicos pelo consumo energético, medido em MJ/km (megajoule por quilômetro)

(Emylly Alves, especial para o E-Investidor) – Os carros híbridos e elétricos ainda pode ser  considerados novidade no mercado nacional. Mas, diante da possibilidade de economizar dinheiro com combustível, os veículos sustentáveis começam a receber mais atenção dos consumidores brasileiros.

No primeiro trimestre de 2022, o setor registrou um crescimento de 115% nos emplacamentos no País em comparação com igual período de 2021, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Os híbridos do tipo plug-in são opções em uma fase de transição para a mobilidade totalmente elétrica em meio aos reajustes de preços do diesel e da gasolina. Esses veículos possuem um motor a combustão e outro elétrico, alimentado por baterias recarregadas em tomadas.

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Em junho deste ano, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou uma lista com os carros mais econômicos do Brasil. A tabela analisa os modelos mais econômicos pelo consumo energético, medido em MJ/km (megajoule por quilômetro).

A empresa de avaliação de veículos e pesquisa automotiva Kelley Blue Book avaliou os modelos híbridos plug-in mais econômicos do Brasil em 2022.

Os veículos elétricos com maior autonomia:

1. Volvo XC60 Recharge Inscription
Autonomia no modo elétrico: 78 km
Consumo cidade – 26,7 km/l
Consumo estrada – 24,3 km/l

2. Volvo XC90 T8 Recharge
Autonomia no modo elétrico: 71 km
Consumo cidade: 23,5 km/l
Consumo estrada: 21,2 km/l

3. BMW 330e M Sport
Autonomia no modo elétrico: 66 km
Consumo cidade: 21,7 km/l
Consumo estrada: 24,6 km/l

4. Mini Countryman SE All4
Autonomia no modo elétrico: 57 km
Consumo cidade: 23,3 km/l
Consumo estrada: 27 km/l

5. BMW 530e M Sport
Autonomia no modo elétrico: 56 km
Consumo cidade: 24 km/l
Consumo estrada: 25,8 km/l

6. Porsche Panamera 4S E-Hybrid
Autonomia no modo elétrico: 56 km
Consumo cidade: 18,3 km/l
Consumo estrada: 18,7 km/l

Vale a pena comprar um carro elétrico?

Para a planejadora financeira Rosi Ferruzzi, os carros elétricos vêm para minimizar o efeito dos custos dos combustíveis tradicionais, como gasolina e etanol. No entanto, a especialista destaca que comprar um carro elétrico no Brasil ainda é caro e longe da realidade da maioria dos brasileiros. Atualmente, o modelo mais barato não é vendido por menos R$ de 140 mil e o veículo mais caro ultrapassa R$ 1 milhão.

“Eles não são produzidos em larga escala e dependendo de onde são fabricados e montados, podem ficar ainda mais caros”, afirma Rosi Ferruzzi. O Brasil já tem algumas fábricas de automóveis elétricos, como a Movi Eletric, que iniciou a produção de mini veículos elétricos no interior do Paraná no ano passado.

Para quem pode pagar, a aquisição de um veículo sustentável pode trazer economia no médio e longo prazo, segundo a especialista. A empresa NeoCharge elaborou uma ferramenta que compara carros elétricos e os movidos a combustão. Os automóveis eletrificados podem ser até 85% mais econômicos do que os tradicionais.

A planejadora financeira também alerta que não é o melhor momento para financiar a compra desses veículos, por causa das taxas de juros altas.

“Independentemente da escolha de qual carro usar, é importante fazer um planejamento: ter todos os números para conhecer os impactos que podem trazer no médio, curto e longo prazo”, pontua.