O que este conteúdo fez por você?
- Além de suprimentos de emergência, inclua documentos essenciais, informações financeiras e outros recursos insubstituíveis
- É sábio criar cópias digitais de suas informações, mas certifique-se de não armazenar os arquivos apenas localmente (no seu próprio disco rígido)
- Configurar sua bolsa de emergência financeira não é um acordo único; você deve estar preparado para manter suas informações atualizadas ao longo do tempo
Notícias sobre os incêndios em Los Angeles são inescapáveis. Você pode se sentir impotente ao assistir às notícias ou ler as redes sociais, apenas para aprender sobre como o desastre destruiu casas e meios de subsistência num piscar de olhos. Mas há uma coisa que você pode fazer agora: garantir que está preparado para o pior.
Leia também
“Sair às pressas devido a um desastre pode ser uma experiência muito desorientadora”, diz Steve Powell, Presidente da EFI Global, Inc. “Mas preparar-se para o inesperado, montando uma bolsa de emergência, ajuda a evitar o caos de procurar itens de última hora a caminho da saída.”
- Este erro silencioso compromete o bolso de 80% dos brasileiros; você está entre eles?
O conceito da bolsa de emergência não é novo, mas o interesse nesta simples ferramenta de preparação para desastres está nas alturas, dada a frequência, severidade e cobertura crescentes dos desastres impulsionados pelo clima nos últimos anos. Para aqueles novos no termo, é literalmente apenas uma bolsa que você enche com suprimentos que possa precisar para sobreviver durante uma evacuação de emergência.
Aqui está uma nova abordagem para o planejamento da sua bolsa de emergência: além de suprimentos de emergência, inclua documentos essenciais, informações financeiras e outros recursos insubstituíveis que possam ajudar no processo de reconstruir sua casa e sua vida financeira. Aqui está o que você precisa saber para fortalecer sua bolsa de emergência.
7 coisas para manter na sua bolsa de emergência
Esqueça as emergências por um momento e imagine que você está saindo de casa em um dia comum. O que você leva consigo? Óculos, carteiras e chaves, possivelmente almoço. Montar sua bolsa de emergência pessoal funciona de maneira semelhante, mas considere itens que ajudariam em uma emergência – incluindo informações financeiras essenciais.
- Saiba mais: 5 mitos que estão impedindo você de começar a investir
“Uma bolsa de emergência também pode ser uma ferramenta chave para garantir que você tenha roupas limpas por alguns dias e um estoque de dinheiro, o que é essencial após um desastre”, diz Powell.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Aqui está uma lista curta de coisas que acreditamos que você deveria adicionar à sua bolsa de emergência:
- Itens de higiene pessoal podem ajudar muito a se sentir mais confortável em uma situação difícil.
- Fotos de animais de estimação são cruciais na infeliz circunstância de vocês serem separados durante uma evacuação.
- Chaves reservas de prédios e veículos facilitarão o acesso em vez de depender de um chaveiro.
- Um talão de cheques pode ser útil em emergências. Embora os cheques sejam meio obsoletos, ainda têm suas utilidades.
Naturalmente, isso é apenas o começo e há muitas outras coisas que você deve considerar ao se preparar para o inesperado.
Estadão Recomenda: Mala, bolsa ou mochila: qual a melhor opção para viajar?
Guarde sua bolsa de emergência em um lugar seguro
É uma boa ideia manter o máximo possível de sua documentação dentro de um cofre à prova de água e fogo que a protegerá dos elementos em uma emergência. Você pode até usar sacos à prova d’água dentro do cofre para uma camada extra de proteção.
Uma vez que você tenha tudo junto, encontre um lugar seguro dentro de sua casa para guardar sua bolsa de emergência, onde ela não será facilmente danificada ou roubada. Delaney recomenda evitar locais vulneráveis, como garagens ou arquivos, e Powell acrescenta que você deve guardá-la pelo menos a um metro acima do chão. “Isso ajudará a reduzir as chances de a bolsa ser danificada pela entrada de água em sua casa”, diz ele.
“Evite colocar sua bolsa de emergência em um local que fique desordenado com outros itens. Ela precisa estar prontamente acessível ao seu caminho mais fácil de saída”, diz Powell.
Caixas de segurança nem sempre são a melhor opção
Pessoalmente, tenho guardado muitos dos meus documentos sensíveis no banco local, trancados em um cofre. Mas Kelsey Simasko, advogada da Simasko Law, aponta que há desvantagens significativas em isso ser seu único plano.
“Se sua casa está enfrentando um desastre natural, então é provável que o banco local também esteja”, diz Simasko. “Além disso, se você precisar de algum desses documentos com urgência e o banco estiver fechado, você absolutamente não terá como acessá-los.”
Publicidade
Delaney concorda, adicionando um fator importante que pode ser especialmente importante para famílias com crianças considerarem em caso de emergência: “Caso algo aconteça com você, é difícil para outra pessoa acessar sua caixa de segurança.”
Considere manter um backup digital
Não importa o quanto você se prepare, sempre há a chance de que simplesmente não seja seguro o suficiente para reunir sua bolsa de emergência antes de uma evacuação e você será forçado a deixá-la para trás. É sábio criar cópias digitais de suas informações, mas certifique-se de não armazenar os arquivos apenas localmente (no seu próprio disco rígido).
“Usar um drive criptografado ou armazenamento baseado na nuvem com criptografia forte é ideal para armazenamento digital”, diz Delaney. “Mesmo que seu computador seja perdido ou danificado, você ainda pode acessar esses arquivos. Procure um serviço que ofereça criptografia de conhecimento zero, o que garante que apenas você pode acessar seus documentos. É uma maneira confiável de manter suas informações seguras e acessíveis quando você mais precisa.”
Mantenha sua bolsa de emergência atualizada
Configurar sua bolsa de emergência financeira não é um acordo único; você deve estar preparado para manter suas informações atualizadas ao longo do tempo. Se você mudar de contas bancárias, políticas de seguro ou tiver mudanças significativas em seu histórico médico, certifique-se de atualizar sua documentação de acordo. Você não quer ser confrontado com uma emergência, apenas para descobrir que tudo o que você reuniu está desatualizado.
E se o processo de manter tudo atualizado for frustrante, apenas lembre-se da frase “melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter”. Se o pior acontecer, você ficará grato por ter feito o esforço.
*Esta história foi originalmente publicada na Fortune.com (c.2024 Fortune Media IP Limited) e distribuída por The New York Times Licensing Group. O conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
Publicidade