Comportamento

Como funcionam os ‘robôs de investimentos’, alvos de operação da PF em SP

Polícia cumpriu mandados de busca e apreensão por suspeita de crimes financeiros. Investigação começou por perfil no Instagram

Como funcionam os ‘robôs de investimentos’, alvos de operação da PF em SP
(FOTO: Envato Elements - Rawpixel)
  • A Polícia Federal de Campinas (SP) deflagrou, na manhã de quarta-feira (17), uma operação contra crimes financeiros praticados através da venda de "robôs de investimentos"
  • O crime investigado é a falta de autorização dos fraudadores na operação. Isso ocorre porque, quando 100% automatizada, o uso do robô exige uma certificação da CVM ou do Banco Central, a qual o empresário não tinha
  • O empresário realizava a venda casada entre os robôs, com promessa de alto rendimento, e uma plataforma de aquisição de dólares, também gerenciada por ele

A Polícia Federal de Campinas (SP) deflagrou na manhã de quarta-feira (17) uma operação contra crimes financeiros praticados por meio da venda de “robôs de investimentos” e transações de câmbio não autorizadas. Foram realizados três mandados de busca e apreensão – dois em Paulínia (SP) e um em Campinas.

A operação recebeu o nome de “Rompot”, palavra grega usada para definir “robô”. A PF informou que a investigação começou a partir de denúncia, em fevereiro deste ano, com a análise de um perfil público em redes sociais que oferece sistemas automatizados de investimento.

Esses sistemas automatizados, os “robôs de investimento”, eram ligados à plataforma de uma corretora estrangeira e realizavam operações automáticas com opções binárias. Segundo a PF, o uso e comercialização dos robôs são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas não é o que acontecia com o perfil investigado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A opção binária de investimento é uma modalidade de alto risco utilizada fora do Brasil. O método usa um período muito curto de tempo, como por exemplo 10 e 15 segundos, para fazer operações de compra e venda. Tal atividade não está regulamentada pela CVM.

A Polícia Federal também informou que o autor das fraudes oferecia uma plataforma de câmbio, também sem autorização legal, para dar suporte às operações em corretora estrangeira.

O que são robôs de investimento?

Primeiramente, é necessário destacar que o método de utilizar o robô é autorizado. Consiste em um sistema que auxilia o investidor a aplicar o dinheiro e pode ser 100% automatizado, sem participação nenhuma de quem investe, ou apenas direcionar o investidor.

O crime investigado decorre da falta de autorização dos fraudadores na operação. Isso ocorre porque, quando 100% automatizada, a operação com o uso do robô exige uma certificação da CVM ou do Banco Central (BC).

Confira mais detalhes da operação nesta reportagem.

Web Stories

Ver tudo
<
Novo aumento da gasolina? Entenda porque Petrobras pode mexer de novo no preço dos combustíveis
Bancos digitais: confira 5 contas que melhor pagam seus clientes
O que é BPC? Por que governo quer fazer pente-fino neste benefício social?
Mega-Sena: como aumentar minhas chances de vencer?
Mega Millions: como os brasileiros podem apostar?
Como identificar as notas antigas do real que saíram de circulação?
Quanto tempo dura a pensão por morte na união estável?
Saque-aniversário do FGTS: até quando nascidos em julho podem sacar o benefício?
MEI: últimos dias para aderir ao DET e evitar multas; veja como fazer
Quer investir em IA? Conheça o novo ETF que segue Nvidia e AMD
Não deixe na gaveta: notas antigas de Real saem de circulação; o que fazer?
Quem tem união estável tem direito à pensão por morte?
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos