Publicidade

Comportamento

Como o fator emocional pode impactar seus investimentos

Mesmo com habilidade em finanças, suas emoções podem influenciar na tomada de decisão

Como o fator emocional pode impactar seus investimentos
(Foto: Envato Elements)
  • As emoções definem como as informações são interpretadas e como reagem às mudanças no seu entorno
  • No mundo dos investimentos, é crucial controlar o fator emocional e ser capaz de seguir sua estratégia, independente das oscilações do setor
  • Perguntas como “estou colocando todo o meu recurso em investimentos de risco? O recurso pode ser usado para este tipo de investimento? Tenho tempo suficiente para esperar o retorno, caso o cenário não apresente melhoras? Como lidarei com a situação em caso de uma perda financeira? ajudam a definir se o investidor tem segurança emocional para o investimento que escolheu

As emoções desempenham papel significativo no psicológico das pessoas. Para cada tipo de emoção, positiva ou negativa, o corpo e a mente tendem a dar uma resposta a este estímulo, muitas vezes inconscientemente, por instinto.

Na vida do investidor não é diferente. As emoções definem como as informações são interpretadas e como reagem às mudanças do mercado. Dessa forma, mesmo com habilidade em finanças, você pode lidar com circunstâncias nas quais suas emoções influenciam a tomada de decisão.

No mundo dos investimentos é crucial controlar o fator emocional e ser capaz de seguir sua estratégia, independentemente das oscilações do setor. Quando falamos em controlar o fator emocional, queremos dizer em como reagimos a determinadas situações. Segundo Sarai Molina, gerente da área Educacional da Ágora Investimentos, “muitos sonham em ganhar dinheiro em curto prazo. E quem não quer, não é mesmo? É importante lidar com desejos, sentimentos e expectativas, mas também se utilizar de boas doses de razão.  O conhecimento sobre si mesmo, sobre o funcionamento do mercado e de seus objetivos são de suma importância para um melhor entendimento sobre como agir em determinadas situações”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A influência do fator emocional nas decisões de investimento é um assunto tão relevante que estudos sobre o comportamento psicológico do ser humano no mercado financeiro renderam a Daniel Kahneman um Prêmio Nobel de Economia, ainda que tenha formação em psicologia.

Em seu artigo “Teoria da perspectiva: uma análise de decisões sob risco” (em tradução livre), parceria com o também psicólogo israelense Amos Tversky, Kahneman demonstra que as decisões humanas podem divergir muito das previsões da teoria econômica tradicional. Simples assim: as emoções humanas distorcem as regras de “causa e efeito”, especialmente no quesito investimento.

Richard Thaler, economista norte-americano e estudioso da economia comportamental realizou uma série de estudos e pesquisas sobre como as pessoas reagem a determinadas situações, que claro, impactam seu emocional. Uma de suas conclusões é que a dor da perda de, digamos R$100, é muito maior do que a felicidade de ganhar os mesmos R$ 100 de forma inesperada.

Sarai Molina reitera que a autoanálise e reflexão é muito importante: “estou colocando todo o meu recurso em investimentos de risco? O recurso pode ser usado para este tipo de investimento? Tenho tempo suficiente para esperar o retorno, caso o cenário não apresente melhoras? Como lidarei com a situação em caso de uma perda financeira? ”. Essas são algumas questões que ajudam a definir se o investidor tem segurança emocional para o investimento que escolheu.

No curso “A psicologia do investidor”, da Ágora Academy, mostra como você pode compreender as próprias emoções e controlá-las para ser mais assertivo nas decisões de investimento. Utilize o cupom INVESTIDOR30 e garanta 30% de desconto.

Publicidade

Este material é distribuído com o objetivo de prover informação e não configura oferta ou recomendação de produto. As informações contidas são consideradas confiáveis na data da sua publicação. Consulte os riscos das operações e a compatibilidade com seu perfil antes de investir, evitando operações inadequadas ou que estejam desenquadradas do seu perfil no momento da adesão. Para mais informações, acesse o site academy.agorainvestimentos.com.br.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos