Comportamento

Saiba como se prevenir contra o ‘golpe do delivery’

Veja como se proteger de armadilhas financeiras

Saiba como se prevenir contra o ‘golpe do delivery’
(Foto: JF Diorio/Estadão Conteúdo)
  • O E-Investidor conversou com o especialista Roberto Achar, head de Threat Inlelligence da ClearSale, para saber como o consumidor pode se prevenir contra golpes financeiros
  • Pague o seu pedido direto pelo aplicativo através de cartão de crédito. Ao optar por essa forma de pagamento, é mais fácil identificar um golpe
  • Caso receba uma ligação do suporte informando qualquer mudança no seu pedido, confirme as informações direto no aplicativo antes de tomar qualquer decisão

(Luiz Henrique Gomes, especial para o E-Investidor) – A modelo Yasmin Brunet foi vítima do chamado ‘golpe do delivery’. Em seu perfil oficial no Instagram, Yasmin relatou ter perdido R$ 7,9 mil depois de pedir uma refeição em um aplicativo de entregas no Rio de Janeiro.

Ela não é a única: de acordo com os dados do Procon-SP, 249 reclamações contra aplicativos de entrega, como iFood, Uber Eats e Rappi, foram registrados entre janeiro e maio deste ano.

Nas redes sociais, chovem relatos semelhantes ao de Yasmin. Após fazer o pedido, a modelo recebeu uma ligação comunicando que o motoboy havia sofrido um acidente. Na sequência, uma funcionária do restaurante informou que um novo pacote seria enviado, mas que a primeira solicitação deveria ser cancelada no aplicativo.

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Minutos depois, o suposto entregador chegou com a refeição e questionou sobre o valor que deveria passar na máquina. Sem retirar o capacete, o motoboy mostrou a máquina com o valor de R$ 77 na tela, mas informou que a transação não havia sido autorizada. A modelo pediu para que ele mostrasse a mensagem e ele deixou o local sem dar explicações.

Suspeita de que havia sido vítima de um golpe, Yasmin ligou para a operadora do cartão de crédito e descobriu que havia perdido R$ 7,9 mil. “Eu fiquei em choque quando a mulher falou que tinha passado R$ 7,9 mil”, disse Brunet em suas redes sociais.

Como se proteger

O E-Investidor conversou com o especialista Roberto Achar, head de Threat Inlelligence da ClearSale, para saber como o consumidor pode se prevenir contra golpes financeiros. Veja a seguir:

1) Pague o seu pedido direto pelo aplicativo através de cartão de crédito. Ao optar por essa forma de pagamento, é mais fácil identificar um golpe: não aceite se o entregador solicitar o pagamento via maquininha

2) Caso receba uma ligação do suporte informando qualquer mudança no seu pedido, confirme as informações direto no aplicativo antes de tomar qualquer decisão

3) Se tiver dúvidas em relação ao seu pedido, jamais retorne a ligação para o número que te ligou. Utilize o telefone fornecido pelo aplicativo ou qualquer outra forma de contato disponível na plataforma

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4) Se não puder pagar via aplicativo, opte sempre pelo pagamento via cartão de crédito na maquininha. Caso ocorra um golpe, é possível solicitar estorno do valor com a operadora do cartão

5) Caso tenha caído no golpe, abra imediatamente um boletim de ocorrência e informe o seu gerente do banco para tentar recuperar o valor que foi debitado

6) Se o aplicativo do seu banco possuir envio de notificações de transações, ative para acompanhar a movimentação da sua conta. Assim que seu pedido for pago, confira se o valor da notificação está correto.

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