• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Luxo em decadência? Mudança de comportamento na Geração Z pode levar à migração de investimentos em ações na Bolsa

Marcas de alto padrão perdem apelo entre jovens com poder aquisitivo, enquanto empresas ligadas a bem-estar e experiências ganham espaço no radar do mercado, observam especialistas

Por Murilo Melo

07/06/2025 | 6:30 Atualização: 06/06/2025 | 18:07

Jovens têm trocado símbolos tradicionais de status por experiências voltadas ao bem-estar físico e emocional (Foto: Adobe Stock)
Jovens têm trocado símbolos tradicionais de status por experiências voltadas ao bem-estar físico e emocional (Foto: Adobe Stock)

A elite da Geração Z está redesenhando as prioridades do consumo de luxo — e, com isso, abrindo novas frentes de atenção para os investidores. Ao trocar símbolos tradicionais de status por experiências voltadas ao bem-estar físico e emocional, como retiros de ioga, viagens com curadoria personalizada e academias premium, jovens com alto poder aquisitivo movimentam o varejo e o mercado financeiro ao mesmo tempo. Marcas ligadas ao estilo de vida saudável e à busca por propósito ganham espaço na preferência dessa turma, enquanto grifes de moda e artigos de alto luxo começam a enfrentar uma perda de relevância entre os mais jovens.

Leia mais:
  • Por que os mais ricos estão deixando de comprar mansões, carros e roupas de luxo
  • A armadilha do estilo de vida: por que até os ricos estão revendo suas escolhas
  • Como a saúde mental pode sabotar a sua vida financeira e o seu bolso
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Setores ligados ao varejo de moda premium, joalherias e bens duráveis de alto valor agregado tendem a sentir primeiro as mudanças no comportamento de consumo, especialmente quando a ostentação material deixa de ser prioridade, segundo especialistas. A demanda por produtos com forte apelo de status, observam eles, pode encolher diante de um público que prefere gastar com o que oferece vivência e conexão.

Isso pressiona segmentos como acessórios de luxo, relojoarias e calçados de alta gama, ainda que exista espaço para reinvenção. O relatório da Assembly já aponta esse movimento, e nomes como Vivara e Azzas 2154, antes associados ao consumo aspiracional, podem enfrentar um novo ciclo. Enquanto isso, empresas como SmartFit e CVC ganham visibilidade em um mercado que valoriza saúde, propósito e autenticidade.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A longo prazo, empresas que não se adaptarem às novas expectativas da Geração Z, marcada por valores como autenticidade, bem-estar e responsabilidade social, podem, sim, enfrentar desafios de crescimento. No entanto, marcas que conseguirem reposicionar sua proposta de valor, integrando experiência, propósito e inclusão, têm espaço para se reinventar e manter relevância”, diz o professor da Fia Business, George Sales.

Embora o comportamento dessa galera possa sugerir maior maturidade emocional em relação ao consumo, a psicóloga clínica e colunista do E-Investidor, Ana Paula Hornos, diz que, na prática, o status não desapareceu, apenas mudou de forma. Em vez de bens materiais, o prestígio social está cada vez mais ligado às experiências: os destinos das viagens, os eventos frequentados e as interações exibidas nas redes sociais têm ocupado o espaço que antes era reservado a marcas e produtos de alto valor.

“A diferença é que agora o símbolo é mais subjetivo. O fato é que a felicidade construída a partir de experiências tende a ser mais duradoura do que aquela comprada com objetos. E, quando há investimento em propósito, o retorno emocional é ainda mais perene. Em termos de custo-benefício entre dinheiro e retorno de felicidade olhando no longo prazo é : primeiro propósito, depois experiências — e só então o consumo material”, explica.

Quem pode ganhar e quem pode perder

A Vivara (VIVA3), por exemplo, é considerada mais vulnerável a uma eventual reconfiguração dos hábitos de consumo, principalmente pela natureza altamente nichada do seu produto: joias. A afirmação é de Lucas Fürst, operador de renda variável da Manchester Investimentos, que avalia que uma mudança profunda e disseminada na forma de consumo, que rebaixe o valor atribuído a itens de ostentação, colocaria a companhia em uma posição mais delicada. Ainda assim, a leitura predominante é de que o atual movimento da geração mais jovem não é suficiente, por enquanto, para provocar esse tipo de virada no padrão de compra da população em geral.

A Ambev (ABEV3), uma das maiores fabricantes de bebidas da América Latina, também pode enfrentar obstáculos com a ascensão da Geração Z, que demonstra hábitos de consumo menos alinhados ao perfil tradicional da companhia. Com menor adesão ao consumo de álcool, maior preocupação com saúde e preferência por experiências mais personalizadas, esse público tende a pressionar empresas que ainda concentram suas receitas em produtos como cervejas populares. Embora a Ambev tenha investido em portfólio diversificado, incluindo bebidas não alcoólicas e rótulos premium, a velocidade dessa mudança geracional pode exigir adaptações mais profundas em marketing, inovação e canais de distribuição.

Publicidade

Já o Grupo Azzas 2154 apresenta uma estrutura diversificada, com marcas que dialogam com diferentes faixas de renda e perfis de consumo. A fusão com o Grupo Soma trouxe nomes como Farm, Hering, Anacapri, Vans, entre outros. Isso, diz Fürst, permite à empresa amortecer os efeitos de mudanças no comportamento do consumidor de maneira mais ágil, sem depender de uma única fatia de mercado.

Da ordem do positivo, a revalorização da CVC (CVCB3) no mercado financeiro é um dos sinais dessa possível mudança de comportamento da Geração Z. Após um período de baixa histórica, a empresa de turismo registrou alta próxima de 100% desde janeiro. O movimento é atribuído, em parte, à expectativa de melhora no ambiente macroeconômico, com juros mais baixos e maior circulação de dinheiro na economia, o que favorece a procura por viagens e pacotes turísticos.

Ainda assim, o caminho não é livre de incertezas. Fürst avalia que a operadora de turismo precisa reconquistar a confiança do mercado com resultados fortes e modernização operacional. Apesar da recuperação recente no preço das ações, a empresa ainda enfrenta dúvidas quanto à sua capacidade de manter a performance positiva e retomar o prestígio que já teve no passado.

A Smart Fit, maior rede de academias do País, aparece como outro exemplo de empresa conectada aos novos hábitos de consumo da Geração Z. Com planos acessíveis, presença nas principais cidades e apelo direto à estética e ao estilo de vida saudável, a companhia tem mantido boa execução estratégica. A procura por academias cresceu nos últimos meses, e a expectativa, segundo o especialista, é de continuidade dessa tendência nos próximos trimestres.

Publicidade

“Tanto a CVC quanto a SmartFit atendem a uma demanda crescente por vivências que geram bem-estar emocional, físico e social. Do ponto de vista de investimento, podem representar oportunidades de longo prazo, especialmente em um cenário onde o consumo se torna mais intangível e conectado a valores pessoais”, afirma Sales.

Mudança estrutural ainda não está no preço das ações

Embora ainda seja cedo para observar mudanças claras nos balanços financeiros, indicadores como aumento no tráfego, crescimento no número de assinaturas e melhora nas margens, dizem os especialistas, já apontam movimento em setores voltados à oferta de experiências. As evidências mais consistentes, porém, vêm de levantamentos sobre comportamento de consumo, dados demográficos e relatórios de mercado. A expectativa é de que os efeitos nos resultados das empresas se tornem mais visíveis nos próximos trimestres, à medida que a Geração Z amplia seu poder de compra.

Apesar disso, analistas avaliam que o mercado ainda não precificou de forma definitiva uma mudança de comportamento da Geração Z. “Por enquanto, essas quedas nos papéis estão muito mais relacionadas ao ambiente macroeconômico, como juros elevados e aumento do risco País, do que a uma mudança estrutural no comportamento de consumo. Como essas empresas dependem fortemente do consumo cíclico, especialmente do varejo voltado ao público de maior poder de compra, acabam sofrendo mais quando há uma desaceleração na economia e menor circulação de dinheiro”, diz Fürst.

O mercado acionário, por sua natureza, costuma antecipar transformações, conforme Sales. Caso os dados confirmem uma mudança estrutural nos padrões de consumo, segmentos mais tradicionais podem ter suas projeções de crescimento revistas por analistas e investidores. Isso incluiria ajustes em estimativas de receita, margem e retorno sobre o capital investido, o que tende a influenciar diretamente a precificação das ações. “O mercado ainda tende a subestimar mudanças geracionais estruturais.

A Geração Z representa uma transformação profunda, não só no consumo, mas também na forma de investir, trabalhar e interagir com marcas. “Muitos modelos tradicionais de avaliação ainda não capturam totalmente essas transições culturais e comportamentais. Para o investidor atento, isso pode representar uma oportunidade de antecipação estratégica”, explica o professor.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ambev (ABEV3)
  • Azzas
  • Conteúdo E-Investidor
  • geração z
  • luxo
  • Smart Fit (SMFT3)
  • Vivara (VIVA3)
Cotações
09/09/2025 15h57 (delay 15min)
Câmbio
09/09/2025 15h57 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    EQI mira em FIDCs e quer atrair clientes para além da Faria Lima

  • 2

    Por que investidores brasileiros estão trocando CDBs por Treasuries?

  • 3

    Mercado imobiliário já não é motor de criação de riqueza, uma vez que os preços de casas seguem caindo

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Serasa promove ação para renegociar dívidas com descontos de até 99%; veja como participar
Logo E-Investidor
Serasa promove ação para renegociar dívidas com descontos de até 99%; veja como participar
Imagem principal sobre o Quem são os bilionários mais jovens do Brasil? Veja ranking
Logo E-Investidor
Quem são os bilionários mais jovens do Brasil? Veja ranking
Imagem principal sobre o Quanto custa se alimentar no Brasil? Veja o salário mínimo ideal para despesas
Logo E-Investidor
Quanto custa se alimentar no Brasil? Veja o salário mínimo ideal para despesas
Imagem principal sobre o Cesta básica fica mais barata em 24 capitais; veja onde a queda foi maior
Logo E-Investidor
Cesta básica fica mais barata em 24 capitais; veja onde a queda foi maior
Imagem principal sobre o Banco do Brasil (BBAS3) corta payout: o que isso significa para quem busca dividendos?
Logo E-Investidor
Banco do Brasil (BBAS3) corta payout: o que isso significa para quem busca dividendos?
Imagem principal sobre o Quanto custa manter um pet em 2025? Veja os gastos médios e onde economizar
Logo E-Investidor
Quanto custa manter um pet em 2025? Veja os gastos médios e onde economizar
Imagem principal sobre o 3 conselhos de Warren Buffett que todo investidor deveria conhecer em 2025
Logo E-Investidor
3 conselhos de Warren Buffett que todo investidor deveria conhecer em 2025
Imagem principal sobre o Investir é mais fácil do que parece? Campanha do Tesouro Direto mostra que sim
Logo E-Investidor
Investir é mais fácil do que parece? Campanha do Tesouro Direto mostra que sim
Últimas: Comportamento
Geração Z no trabalho: por que jovens estão vivendo a pior crise emocional em décadas
Comportamento
Geração Z no trabalho: por que jovens estão vivendo a pior crise emocional em décadas

Estudo do NBER aponta que saúde mental de jovens trabalhadores despencou, invertendo o padrão histórico: agora o desespero não atinge mais o auge na meia-idade

08/09/2025 | 18h00 | Por Nick Lichtenberg, da Fortune
Mercado imobiliário já não é motor de criação de riqueza, uma vez que os preços de casas seguem caindo
Comportamento
Mercado imobiliário já não é motor de criação de riqueza, uma vez que os preços de casas seguem caindo

Preços de imóveis nos EUA caem pelo quarto mês seguido e ficam atrás da inflação, pressionados por juros altos e tarifas que mantêm custos elevados

06/09/2025 | 07h30 | Por Jason Ma, da Fortune
Hollow Knight: Silksong é lançado após sete anos de espera; veja preços em todas as plataformas
Comportamento
Hollow Knight: Silksong é lançado após sete anos de espera; veja preços em todas as plataformas

Um dos jogos mais aguardados de 2025 chega hoje (4) com valores a partir de R$ 59,99 na Steam e no Switch

04/09/2025 | 18h14 | Por Igor Markevich
Final MasterChef 2025: veja quem ganhou a competição e se pagará IR sobre o prêmio
Comportamento
Final MasterChef 2025: veja quem ganhou a competição e se pagará IR sobre o prêmio

O valor de R$ 500 mil foi o maior já premiado em 12 temporadas de programa

03/09/2025 | 16h27 | Por Manuela Miniguini

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador