Comportamento

Obsessão dos day traders por ações odiadas toma conta do mercado de opções

A caçada por venda a descoberto estã indo além das páginas do Reddit

Obsessão dos day traders por ações odiadas toma conta do mercado de opções
Loja da GameStop em Manhattan, Nova York (Foto: Carlo Allegri/Reuters)
  • Pelo menos no caso da GameStop – que já disparou mais de 685% em 2021 – a recente atividade de opções sugere que a moda pode esfriar em breve
  • A BlackBerry, que tem short interest de 7,9%, teve um recorde de compras na segunda-feira, com suas ações subindo 28%

(Katherine Greifeld/WP Bloomberg) – As ações mais odiadas arrasaram os pessimistas, com uma cesta do Goldman Sachs Group pronta para chegar a seu melhor mês desde pelo menos 2008. Isso se fez acompanhar por uma “mudança dramática” na atividade do mercado de opções para papéis sob venda a descoberto, como GameStop, BlackBerry e Palantir Technologies, de acordo com analistas do Barclays.

A compra frenética de contratos desse tipo exacerbou o sofrimento dos bears da tendência baixista. Normalmente, os corretores que vendem as opções de alta compram as ações subjacentes como hedge. Com volume suficiente – e houve bastante volume – isso pode elevar o preço das ações, gerando calls in-the-money. Embora os traders de varejo viessem preferindo as ações de tecnologia de grande capitalização, o giro para empresas menores ampliou seu peso, escreveram os analistas do Barclays.

“Os holofotes mudaram das grandes empresas de tecnologia e varejistas prediletos para o canto em grande medida ignorado das ações de menor capitalização pesadamente vendidas a descoberto”, escreveram analistas do Barclays, entre eles Maneesh Deshpande, em nota na terça-feira. “Em um período de um mês, as operações de varejo impactaram significativamente o preço e o sentimento desses títulos, cimentando o domínio dos investidores de opções de varejo”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os menores traders de opções – aqueles que compram ou vendem menos de dez contratos por vez – estão comprando em grande escala. Eles adicionaram quase 60 milhões de opções de compra nas últimas três semanas, de acordo com dados compilados pela Sundial Capital Research. O número está 20% acima do volume do final do verão.

Naquele que talvez o exemplo mais extremo, a GameStop – cujo short interest está em aproximadamente 139% de suas ações disponíveis, de acordo com dados da S3 Partners – mais do que dobrou nos últimos dois dias, em parte alimentada pelo volume recorde de calls. A BlackBerry, que tem short interest de 7,9%, teve um recorde de compras na segunda-feira, com suas ações subindo 28%. Recordes semelhantes aconteceram com a Palantir, cuja short interest é de 7,2%.

Pelo menos no caso da GameStop – que já disparou mais de 685% em 2021 – a recente atividade de opções sugere que a moda pode esfriar em breve. O volume de opções de venda foi maior do que o de compra pelo terceiro dia consecutivo, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

“Os volumes de compras recentes foram menores do que os volumes de vendas, o que pode ser um obstáculo para a recuperação das ações”, escreveram os analistas do Barclays. “Dada a dinâmica semanal das ações, o vencimento de sexta-feira provavelmente será fonte de uma nova volatilidade”.

(Tradução de Renato Prelorentzou)

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos