Comportamento

Obsessão dos day traders por ações odiadas toma conta do mercado de opções

A caçada por venda a descoberto estã indo além das páginas do Reddit

Loja da GameStop em Manhattan, Nova York (Foto: Carlo Allegri/Reuters)
  • Pelo menos no caso da GameStop – que já disparou mais de 685% em 2021 – a recente atividade de opções sugere que a moda pode esfriar em breve
  • A BlackBerry, que tem short interest de 7,9%, teve um recorde de compras na segunda-feira, com suas ações subindo 28%

(Katherine Greifeld/WP Bloomberg) – As ações mais odiadas arrasaram os pessimistas, com uma cesta do Goldman Sachs Group pronta para chegar a seu melhor mês desde pelo menos 2008. Isso se fez acompanhar por uma “mudança dramática” na atividade do mercado de opções para papéis sob venda a descoberto, como GameStop, BlackBerry e Palantir Technologies, de acordo com analistas do Barclays.

A compra frenética de contratos desse tipo exacerbou o sofrimento dos bears da tendência baixista. Normalmente, os corretores que vendem as opções de alta compram as ações subjacentes como hedge. Com volume suficiente – e houve bastante volume – isso pode elevar o preço das ações, gerando calls in-the-money. Embora os traders de varejo viessem preferindo as ações de tecnologia de grande capitalização, o giro para empresas menores ampliou seu peso, escreveram os analistas do Barclays.

“Os holofotes mudaram das grandes empresas de tecnologia e varejistas prediletos para o canto em grande medida ignorado das ações de menor capitalização pesadamente vendidas a descoberto”, escreveram analistas do Barclays, entre eles Maneesh Deshpande, em nota na terça-feira. “Em um período de um mês, as operações de varejo impactaram significativamente o preço e o sentimento desses títulos, cimentando o domínio dos investidores de opções de varejo”.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os menores traders de opções – aqueles que compram ou vendem menos de dez contratos por vez – estão comprando em grande escala. Eles adicionaram quase 60 milhões de opções de compra nas últimas três semanas, de acordo com dados compilados pela Sundial Capital Research. O número está 20% acima do volume do final do verão.

Naquele que talvez o exemplo mais extremo, a GameStop – cujo short interest está em aproximadamente 139% de suas ações disponíveis, de acordo com dados da S3 Partners – mais do que dobrou nos últimos dois dias, em parte alimentada pelo volume recorde de calls. A BlackBerry, que tem short interest de 7,9%, teve um recorde de compras na segunda-feira, com suas ações subindo 28%. Recordes semelhantes aconteceram com a Palantir, cuja short interest é de 7,2%.

Pelo menos no caso da GameStop – que já disparou mais de 685% em 2021 – a recente atividade de opções sugere que a moda pode esfriar em breve. O volume de opções de venda foi maior do que o de compra pelo terceiro dia consecutivo, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

“Os volumes de compras recentes foram menores do que os volumes de vendas, o que pode ser um obstáculo para a recuperação das ações”, escreveram os analistas do Barclays. “Dada a dinâmica semanal das ações, o vencimento de sexta-feira provavelmente será fonte de uma nova volatilidade”.

(Tradução de Renato Prelorentzou)