• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Após crise da covid-19, há um novo desafio para as companhias aéreas

Muitas companhias aéreas estão com dificuldade em recontratar pilotos, assim como tripulação de cabine

Por E-Investidor

25/09/2021 | 7:00 Atualização: 24/09/2021 | 10:37

(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

(Anurag Kotoky e Cecilia Yap, Washington Post Bloomberg) – Após passar por crise devido à covid-19, à medida que o mundo sai da pior parte da pandemia, o setor da aviação enfrenta ainda mais problemas ao descobrir que atualmente é possível haver uma escassez de pilotos depois de centenas terem sido demitidos ou optado pela aposentadoria.

Leia mais:
  • Portugal e Espanha abrem as fronteiras. Como economizar para viajar
  • Grupo quer empresas do Brasil com 30% de mulheres no conselho até 2025
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Políticas governamentais, como vacinas obrigatórias para pilotos em treinamento e restrições de viagens, também mantiveram longe um novo grupo de aviadores em potencial, de acordo com Bhanu Choudhrie, CEO do Alpha Aviation Group, que administra escolas de aviação nos Emirados Árabes Unidos e o maior centro de treinamento do sudeste asiático, nas Filipinas. Eles treinaram mais de 2.500 pilotos para companhias aéreas, entre elas a Philippine Airlines, AirAsia Group, Cebu Pacific e Air Arabia.

Aeronaves modernas com fuselagem estreita para longas distâncias como os jatos Airbus’A321 XLR – esperados para ser entregues em 2023 – exigirão mais pilotos do que os modelos anteriores, agravando a escassez, Choudhrie disse em uma entrevista de Londres.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“As companhias aéreas vão continuar a comprar, modernizar suas frotas e, conforme fazem isso, vão precisar de pilotos”, afirmou. “O mercado está ficando interessante outra vez e estamos começando a ver essa tendência de alta, estamos começando a ver as companhias aéreas virem até nós e dizerem – ‘olha, esse é o meu cronograma de entrega, vocês conseguem ter pilotos prontos para mim em dois anos?’ ”

Muitas companhias aéreas estão tentando agressivamente recontratar pilotos, assim como tripulação de cabine e profissionais para a equipe em terra, mas esse não tem sido um processo simples e alguns postos ainda não foram preenchidos. As carreiras no setor não parecem mais tão seguras quanto antes.

Leva de 18 a 24 meses para treinar um piloto, de acordo com Choudhrie, o que significa que as companhias devem trabalhar para prepará-los bem antes da entrega de novas aeronaves, entre elas os jatos de fuselagem estreita, como o A321 XLR, que podem voar por mais tempo. As companhias aéreas normalmente encomendam aeronaves com anos de antecedência, dada a capacidade de produção limitada dos fabricantes de aviões.

A proporção da tripulação – ou número de pilotos atribuídos para um avião – pode ser tão alta quanto 18 para o A321 XLR, enquanto os modelos mais antigos da mesma família pediam de 10 a 12, disse Choudhrie, que também chefia uma empresa de private equity com sede no Reino Unido, o C&C Alpha Group, e foi um dos primeiros investidores da Air Deccan, uma pioneira no boom de voos de baixo custo da Índia.

Publicidade

A Boeing calcula que o mundo precisará de mais de 600 mil novos pilotos nas próximas duas décadas, durante as quais as companhias aéreas receberão 43.600 novas aeronaves. A demanda por novos aviões disparará em mercados onde as companhias estão de olho na substituição da frota antiga e em países como a Índia, casa da IndiGo, o maior cliente dos jatos de fuselagem estreita mais vendidos da Airbus.

Essa é a razão pela qual a Alpha Aviation está criando um novo centro de treinamento de voo na Índia, com um investimento inicial de US$ 15 milhões, e tem planos de expandir e investir até US$ 100 milhões, disse Choudhrie. Ele não quis antecipar mais detalhes antes de um anúncio formal. /TRADUÇÃO DE ROMINA CÁCIA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Aéreas
  • Conteúdo E-Investidor
  • Coronavírus
  • covid-19
  • Empresas
Cotações
06/07/2025 20h53 (delay 15min)
Câmbio
06/07/2025 20h53 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Esses fundos da elite financeira batem o mercado brasileiro com folga. Mas você aguenta o risco?

  • 2

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 3

    O que é IOF e como funciona?

  • 4

    Quem são os brasileiros que fazem renda extra com venda de itens usados na web?

  • 5

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quer economizar ainda em 2025? Veja como o desafio das 52 semanas pode te ajudar a começar agora
Logo E-Investidor
Quer economizar ainda em 2025? Veja como o desafio das 52 semanas pode te ajudar a começar agora
Imagem principal sobre o Surfe em São Paulo? Novo hobby pode custar até R$ 1 milhão
Logo E-Investidor
Surfe em São Paulo? Novo hobby pode custar até R$ 1 milhão
Imagem principal sobre o George Soros: 10 frases sobre investimentos do homem que "quebrou" o banco da Inglaterra
Logo E-Investidor
George Soros: 10 frases sobre investimentos do homem que "quebrou" o banco da Inglaterra
Imagem principal sobre o 5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Logo E-Investidor
5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Imagem principal sobre o Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Logo E-Investidor
Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Imagem principal sobre o Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Logo E-Investidor
Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Imagem principal sobre o Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Logo E-Investidor
Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Últimas: Comportamento
Um guia para investidores jovens e experientes protegerem seu dinheiro em momentos de crise
Comportamento
Um guia para investidores jovens e experientes protegerem seu dinheiro em momentos de crise

Recorde de candidaturas para estágio na Goldman Sachs destaca competitividade e oportunidades de crescimento na indústria financeira.

05/07/2025 | 08h00 | Por John Waggoner, da Fortune
Quem são os brasileiros que fazem renda extra com venda de itens usados na web?
Comportamento
Quem são os brasileiros que fazem renda extra com venda de itens usados na web?

Venda de produtos de ‘segunda mão’ na OLX vira alternativa de renda diante do endividamento e do custo de vida

05/07/2025 | 07h30 | Por Igor Markevich
Ricos continuam a enriquecer, mas ‘vergonha do luxo’ muda hábitos de consumo
Comportamento
Ricos continuam a enriquecer, mas ‘vergonha do luxo’ muda hábitos de consumo

Em tempos de volatilidade econômica, a riqueza se torna um tema cada vez mais politizado

29/06/2025 | 16h17 | Por Eleanor Pringle, da Fortune
Quanto custou o casamento luxuoso de Jeff Bezos em Veneza?
Comportamento
Quanto custou o casamento luxuoso de Jeff Bezos em Veneza?

Fundador da Amazon não economizou em festa de três dias na Itália

28/06/2025 | 11h02 | Por Jenne Andrade
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador