Publicidade

Comportamento

Após crise da covid-19, há um novo desafio para as companhias aéreas

Muitas companhias aéreas estão com dificuldade em recontratar pilotos, assim como tripulação de cabine

Após crise da covid-19, há um novo desafio para as companhias aéreas
(Foto: Envato Elements)
O que este conteúdo fez por você?
  • Após passar por crise devido à covid-19, à medida que o mundo sai da pior parte da pandemia, o setor da aviação enfrenta ainda mais problemas
  • Políticas governamentais, como vacinas obrigatórias para pilotos em treinamento e restrições de viagens, também mantiveram longe um novo grupo de aviadores em potencial
  • As carreiras no setor não parecem mais tão seguras quanto antes

(Anurag Kotoky e Cecilia Yap, Washington Post Bloomberg) – Após passar por crise devido à covid-19, à medida que o mundo sai da pior parte da pandemia, o setor da aviação enfrenta ainda mais problemas ao descobrir que atualmente é possível haver uma escassez de pilotos depois de centenas terem sido demitidos ou optado pela aposentadoria.

Políticas governamentais, como vacinas obrigatórias para pilotos em treinamento e restrições de viagens, também mantiveram longe um novo grupo de aviadores em potencial, de acordo com Bhanu Choudhrie, CEO do Alpha Aviation Group, que administra escolas de aviação nos Emirados Árabes Unidos e o maior centro de treinamento do sudeste asiático, nas Filipinas. Eles treinaram mais de 2.500 pilotos para companhias aéreas, entre elas a Philippine Airlines, AirAsia Group, Cebu Pacific e Air Arabia.

Aeronaves modernas com fuselagem estreita para longas distâncias como os jatos Airbus’A321 XLR – esperados para ser entregues em 2023 – exigirão mais pilotos do que os modelos anteriores, agravando a escassez, Choudhrie disse em uma entrevista de Londres.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“As companhias aéreas vão continuar a comprar, modernizar suas frotas e, conforme fazem isso, vão precisar de pilotos”, afirmou. “O mercado está ficando interessante outra vez e estamos começando a ver essa tendência de alta, estamos começando a ver as companhias aéreas virem até nós e dizerem – ‘olha, esse é o meu cronograma de entrega, vocês conseguem ter pilotos prontos para mim em dois anos?’ ”

Muitas companhias aéreas estão tentando agressivamente recontratar pilotos, assim como tripulação de cabine e profissionais para a equipe em terra, mas esse não tem sido um processo simples e alguns postos ainda não foram preenchidos. As carreiras no setor não parecem mais tão seguras quanto antes.

Leva de 18 a 24 meses para treinar um piloto, de acordo com Choudhrie, o que significa que as companhias devem trabalhar para prepará-los bem antes da entrega de novas aeronaves, entre elas os jatos de fuselagem estreita, como o A321 XLR, que podem voar por mais tempo. As companhias aéreas normalmente encomendam aeronaves com anos de antecedência, dada a capacidade de produção limitada dos fabricantes de aviões.

A proporção da tripulação – ou número de pilotos atribuídos para um avião – pode ser tão alta quanto 18 para o A321 XLR, enquanto os modelos mais antigos da mesma família pediam de 10 a 12, disse Choudhrie, que também chefia uma empresa de private equity com sede no Reino Unido, o C&C Alpha Group, e foi um dos primeiros investidores da Air Deccan, uma pioneira no boom de voos de baixo custo da Índia.

Publicidade

A Boeing calcula que o mundo precisará de mais de 600 mil novos pilotos nas próximas duas décadas, durante as quais as companhias aéreas receberão 43.600 novas aeronaves. A demanda por novos aviões disparará em mercados onde as companhias estão de olho na substituição da frota antiga e em países como a Índia, casa da IndiGo, o maior cliente dos jatos de fuselagem estreita mais vendidos da Airbus.

Essa é a razão pela qual a Alpha Aviation está criando um novo centro de treinamento de voo na Índia, com um investimento inicial de US$ 15 milhões, e tem planos de expandir e investir até US$ 100 milhões, disse Choudhrie. Ele não quis antecipar mais detalhes antes de um anúncio formal. /TRADUÇÃO DE ROMINA CÁCIA

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>