Publicidade

Comportamento

Quase 70% dos endividados pretendem comprar presentes de Dia dos Namorados

32% do total de consumidores pretendem comprar presentes mesmo com contas em atraso

Quase 70% dos endividados pretendem comprar presentes de Dia dos Namorados
Brasileiros podem contrair mais dívidas com os presentes de dia dos namorados. Imagem: Adobe Stock

A poucos dias do dia dos namorados, comemorado nesta quarta-feira (12), aproximadamente 12 milhões de brasileiros devem comprar os presentes em cima da hora, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise. No total, são esperados 96 milhões de consumidores para esse evento, com uma movimentação de R$ 22,81 bilhões no comércio.

No entanto, 32% do total de consumidores pretendem comprar presentes mesmo com contas em atraso, sendo que 68% estão com nome sujo. Em média, o consumidor deve desembolsar R$ 238 com os presentes da data comemorativa.

A especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, comenta, em nota, que não vale a pena colocar o orçamento em risco para impressionar o parceiro. “O país passa por um período de recorde no endividamento dos consumidores. É preciso, acima de tudo, ter disciplina para conter os gastos e usar a criatividade para comemorar a data”, orienta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Compras à vista serão priorizadas por 65% dos brasileiros, enquanto 33% comprarão parcelado. As principais modalidades de pagamento serão: cartão de crédito parcelado (31%), Pix (27%) e cartão de débito (13%). Além disso, os presentes mais procurados serão perfumes, cosméticos e maquiagem (39%), roupas (37%), calçados (24%), um jantar (20%) e bombons e chocolates (18%).

Como evitar dívidas com o dia dos namorados?

Para Aline Soaper, educadora financeira, realizar um planejamento financeiro é essencial para não gastar mais do que pode com os presentes. “Ele é um grande aliado nesse momento para evitar despesas excessivas com o cartão de crédito e fazer pesquisa de preços para economizar. Além disso, é preciso cautela para não exagerar e depois ficar endividado”, ressalta.

Muitos consumidores gastam sem limites para tentar impressionar o parceiro, às vezes até ignorando os compromissos financeiros já assumidos. Segundo a pesquisa, 29% dos brasileiros reconhecem gastar a mais do que podem no presente da pessoa amada. Para evitar a inadimplência e manter a saúde financeira, Soaper elenca algumas dicas para os casais:

  1. Defina um orçamento para gastar com presentes e um outro orçamento para a comemoração;
  2. Se for parcelar o presente, confira se as parcelas cabem no orçamento dos próximos meses;
  3. Em caso de compras de última hora, é necessário conferir se o valor está dentro do orçamento planejado ou se a parcela pode ser paga sem prejudicar o orçamento mensal pessoal;
  4. Use a criatividade e sensibilidade. Mais importante do que o preço é mostrar o quanto você se dedicou para dar algo significativo para outra pessoa.

Por fim, Soaper ainda faz um alerta para as promoções e descontos encontrados nessa época. A educadora financeira indica que, em compras online, o ideal é comparar preços, conferir as avaliações e, principalmente, ver se o site é confiável, pois “pior do que pagar sem desconto é comprar em sites falsos e não receber o produto”, alerta.

Já aqueles que preferem comprar em lojas físicas, podem conseguir desconto pagando à vista ou no Pix. Soaper indica que arriscar uma negociação com o vendedor pode ser o diferencial para pagar um preço menor.