Publicidade

Comportamento

Dívidas acabam com a felicidade de 82% dos brasileiros, diz pesquisa

Perda de emprego, falta de planejamento e empréstimo para terceiros estão entre os motivos da inadimplência

Dívidas acabam com a felicidade de 82% dos brasileiros, diz pesquisa
Segundo pesquisa, 40% dos entrevistados pretendem contrair empréstimo para quitar dívidas | Foto: Envato Elements
O que este conteúdo fez por você?
  • Dívidas em atraso têm, literalmente, tirado o sono de 84% dos brasileiros, mostra a pesquisa realizada pela MFM e pelo Instituto Locomotiva
  • Boa parte dos endividados afirmaram que vão usar o Auxílio Brasil para pagar dívida
  • Segundo o levantamento, 40% dos entrevistados disseram que pretendem contrair um novo empréstimo para quitar as contas

Dívidas em atraso têm tirado, literalmente, o sono de 84% dos consumidores do País que se encontram inadimplentes, mostra a pesquisa Raio-X dos Brasileiros em Situação de Inadimplência, realizada numa parceria entre MFM Tecnologia e o Instituto Locomotiva. A situação é tal que 82% dos entrevistados com dívidas admitiram que elas têm afetado diretamente a felicidade.

As dívidas em atraso, segundo afirmou o diretor de Pesquisas do Instituto Locomotiva, João Paulo Cunha, têm prejudicado até as relações familiares do inadimplentes. De acordo com ele, 81% destas pessoas disseram que as dívidas têm sido motivos de brigas dentro de casa. Além disso, as dívidas em atraso afetam o apetite de 66% das pessoas ouvidas.

A MFM e o Instituto Locomotiva ouviram 1.020 mulheres e homens com idade acima de 18 anos em todo o Brasil entre os dias 19 e 28 de setembro. O levantamento constatou que 30% dos lares brasileiros têm dívida em atraso.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Quando perguntado para os devedores com contas atrasadas sobre os motivos que os levaram à inadimplência, a maioria disse que foi a perda de emprego, a falta de planejamento e empréstimo do nome para terceiros.

Ainda, de acordo com Cunha, 18% afirmaram que se tornaram inadimplentes porque ficaram doentes e tiveram que usar o dinheiro para o tratamento. “Neste contexto, boa parte dos endividados estão e vão usar o Auxílio Brasil para pagar dívida. Por isso o benefício não está afetando varejo”, disse o diretor do Instituto Locomotiva.

Ainda segundo a pesquisa, 25% dos inadimplentes disseram que vão conseguir quitar as dívidas em atraso. O que não deixa de ser mais um fator de preocupação, de acordo com Cunha, é que 40% dos entrevistados disseram que pretendem contrair um novo empréstimo para quitar as contas em atraso.

Mas a principal estratégia, de acordo com as respostas, passará pelo corte de consumo, o que se apresenta como mais um desafio para o comércio. “Outro aspecto interessante foi rodízio de contas: 60% já deixaram de pagar uma conta para pagar outra atrasada. Isso foi mais frequente entre as classes D e E e faz com que nem todas as pessoas consigam ficar adimplentes com todas as contas”, observou o diretor do Instituto Locomotiva.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Qual o score necessário para financiar uma moto? Entenda
Renda extra no Natal: 5 ideias para ganhar dinheiro neste fim do ano
Reduza suas despesas mensais com estas 5 dicas simples para gastar menos em casa
Como sobreviver ao calor sem gastar uma fortuna: 7 alternativas ao ar-condicionado
Esta conta simples vai te revelar quem é o grande vilão da sua conta de luz
O imposto sobre pets pode ser uma realidade no Brasil?
O motivo da sua conta de luz mais alta pode estar mais próximo do que você imagina; descubra
Pagar por usar barba? Conheça o curioso imposto para os barbados
Os 8 impostos mais absurdos já inventados
Ganho um salário mínimo: quanto vou receber de 13° salário?
7 dicas para pagar menos na viagem dos sonhos e aproveitar ao máximo
Qual o custo do imposto sobre pets?
>